Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 13 de março de 2009

"Cubana usa blog para denunciar injustiças do regime de Fidel"

Transcrito do "Blog do Programa Rádio Repórter":
A esquerda sonhadora, nos seus devaneios pode até dizer, através de fiéis simpatizantes, que a Revolução trouxe a liberdade para o povo cubano, que a nação de Fidel ficou livre do imperialismo norte-americano. Na prática só quem já viveu em Cuba ou tem algum amigo que morou em Havana sabe das limitações e restrições sociais as quais os moradores deste importante país passam todos os dias.
A Internet que no Brasil está acessível em banda larga para a população carente em lan-houses, nos grandes centros e também na maioria das residências de classe média e alta. Já em Cuba, a Internet ainda é discada e disponível apenas em horários determinados, é de uso público e passa por uma vigilância implacável.
Mesmo com todas essas barreiras, quem é sábio sempre encontra alternativas para manisfestar seu livre pensamento. Este é o caso da jornalista e professora licenciada em Filosofia Yoani Sánchez (Fotos), que mora em Havana, e possui o seu blog http://www.desdecuba.com/generaciony/, espaço criado para fazer denúncias contra o regime repressor de Fidel, que agora está sob o comando do irmão Raúl Castro.
O blog Generación Y, da cubana Yoani Sánchez ganhou o prêmio na seção de Jornalismo Digital, do jornal El Pais, tendo assim sido reconhecida a inteligência e a fina habilidade com que a jornalista vem contornado as limitações à liberdade de expressão em Cuba. O que chama a atenção do mundo no trabalho da cubana Yoani Sánchez é a distinção da valentia do jornalismo de investigação, a luta em favor da liberdade de expressão e a denúncia aos horrores da guerra.
Em recente matéria concedida ao jornal O Globo, a jornalista cubana fala dos desafios postar matérias nos cybercafés, a dificuldade de acesso a rede". Só turistas e alguns privilegiados ligados ao governo podiam ler o que eu escrevia. Eles se incomodam porque falo para pessoas que precisam ouvir coisas diferentes e não apenas a versão oficial. Coisas que mais se parecem com as suas vidas e não aquela mensagem artificialmente otimista que o governo tenta passar".
Vale destacar que a jornalista cubana, mesmo com todas as restrições impostas pelo regime de Fidel, conseguiu a marca extraordinária de mais de 1,2 milhão de visitas e acessos na rede mundial de computadores, Yoani Sánchez usou de astúcia e inteligência, hoje é respeitada no mundo inteiro, não precisou xingar Fidel ou Raúl Castro, apenas expõem suas idéias de forma crítica e responsável, denunciando as mazelas do sistema sem perder a elegância e a postura. Para se fazer jornalismo investigativo, contra o sistema que está no poder, não é necessário utilizar de baixaria. Quem apela para a agressão é porque não tem argumentos consistentes para debater em alto nível, por ignorância, desonestidade ou pura maldade.
A cubana Yoani Sánchez, nos seus 32 anos bem vividos, dá exemplo de que se pode estabelecer na internet uma linguagem dinâmica, com contéudo, independente de idioma, aonde as idéias de libertação e democracia são verdadeiramente transmitidas neste mundo globalizado.

10 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado companheiro Dimas Oliveira por valorizar esta matéria que eu produzi, abraços, Renato Ribeiro

Unknown disse...

Parabens pelo blog!

Marcos Galinari
Blá Filmes - Brasil

www.youtube.com/blafilmes

Anônimo disse...

Infelizmente, quando fui para Cuba, perdi meus ídolos e não tinha mais nada para por no lugar. Sou educadora e, quando vi o castigo dos meninos de lá que eram obrigados a escrever 500 vezes - o que Marti prometeu, Fidel cumpriu, percebi o enorme engodo daquela revoluçãoEla não criou e nem nunca criará, assim como em outros países que tentaram isto, - o homem novo, o ser pensante e reflexivo.

Braga e Poesia disse...

Acordei em um lugar muito barulhento. As pessoas com cara de fome tentavam se mostrarem alegres, e eu não entendia. Eu estava em uma casa velha e com aspectos de abandono, ao lado esquerdo um carro velho e inutil impedia a minha visão do campo, um rapaz de vinte anos ao meu lado insistia em querer saber o que eu fazia ali, e só depois de muita conversa ele me disse:
- Aqui temos que parecer fellizes, o senhor das mentes que se autodenomina de pai do sociaIismo, impõe a nossa felicidade, se não somos acusados de filhos de tio sam.
Eu então entendia aquela falsa felicidade exibido nos rostos de cansados e escravos hoems e mulheres e crianças, Eles famintos seriam acusadois de filhos de tio sam o rico. Mas como acusa-los sem a prova, perguntei ao rapaz
-Prova, vc é louco a prova aqui é a acusação quando ocorre, na verdade eles prendem e nada dizem. O preso quando não some, é solto trinta quarenta anos deppois.
- Mas até onde vocês vão suportar?
- Até o dia que não mais suportar.
Antes desses imperadores Cuba era um brega americano, hoje somos bregas de turistas do mundo todo, meninos e meninas de 9, 10 anos são prostitutuidos sexualmente para viverem e sustentarem suas familias. O brega continua, antes era por causa de Batista, hoje é por causa do embargo americano. Mas na verdade o embargo trabalha para os imperadores irmãos castros.
Anotei assustado os dados daquela ditadura e pensei que o brasil não poderia e não se tornará um covil para facistas vermelhos. sempre fomos atrasados em tudo e quando o mundo diz adeus ao cruel sistema mentiroso comunista que foi na russia um desastre iqual ao desastre nazista, alguns pensadores menores querem impor a nação um vergonhoso sistema que se baseia no puxa saquismo, na mentira e na escravidão.
Afinal a direita precisa de minha semiliberdade e enquanto a esquerda precisa de minha servidão, sem a escravidão a esquerda não resiste um minuto.
Olhei em volta da casa e soldados guevaristas se preparavam para mais um assassinato.

ronaldo braga

ADONIRAN disse...

Saiba que me a distância,apoio a sua luta,contra esses velhos facistas,que um dia pagaram caro,por quererem dominar a nós na força....SIGA SUA LUTA...E TOMARA QUE O LULA POSSA TE AJUDAR!!

joao tomate disse...

PARABÉNS PELO BLOG DE FATO A LIBERDADE É FUNDAMENTAL PARA FELICIDADE DE UM POVO.
MAS ACHO QUE VC NÃO DEVERIA CRITICAR TODA A REVOLUÇÃO QAUNDO ESTIVE POR AI VI SITUAÇÕES QUE PRECISAM SER PRESERVADAS.
LUIZ AUGUSTO

PCB disse...

voce e uma falsa tem a cara de pal de falar do regime de cuba

Anônimo disse...

Não conscigo acreditar na ingenuidade/ignorância de "Anônimos e Braga e Poesia, acho mesmo é que são facistas tentando se disfarsarem de bestinhas. Será que o povo cubano é obrigado, a força, a estudar para estarem entre os mais inteligentes do mundo? Será que as é pessoas são obrigadas a irem ao médico para serem uns dos mais saudáveis do mundo? Será que os médicos e cientistas cubanos são obrigados a se destacarem entre os melhores do mundo? Será que são .... Não meus caros, esses cubanos são "homens novos" mesmo. E nós, homens velhos, não conseguimos entendê-los. Não conseguimos entender como é que profissionais gabaritados entre os melhores do mundo, não têm, e não sonham com um "confortável" carro novo estacionado na garagem da sua "confortável" casa com piscina.

Anônimo disse...

querido anônimo(21:22)
Os profissionais gabaritados de Cuba, não têm, mas não quer dizer que não sonham em ter um carro confortável ou outros confortos (o que que há de mal nisso se a FAMÍLIA CASTRO os têm?????).Eles não têm por que a DITADURA, não os deixa sequer sonhar...Toda ditadura é odiosa, venha ela de onde vier, e sob que pretexto for...A LIBERDADE É O MAIOR BEM DO HOMEM!!!!

Anônimo disse...

Muita bem garota, é isto aí. Tem que reclamar mesmo. Agora faz o seguinte, diz para a quadrilha dos castros que esta terra é dos indios.