Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 26 de março de 2009

FTC leva ações socioambientais ao bairro Mangabeira


A professora Cadja Araújo Portugal, diretora acadêmica da FTC Feira assinou, na noite de quarta-feira, 25, protocolo de intenções com a Associação Comunitária São Braz, do bairro Mangabeira (Fotos: Divulgação), para execução do Projeto Integrado Sócio-Eco-Digital. A iniciativa vai viabilizar a realização de atividades acadêmicas integradas e interdisciplinares além de intervenções de responsabilidade social e ambiental na localidade, envolvendo todos os cursos mantidos pela instituição.
Cadja Portugal apresentou o projeto, explicando passo a passo as atividades propostas por cada colegiado, que serão desenvolvidas de forma contínua, estabelecendo uma relação de ganhos e trocas com a comunidade. “As atividades, eminentemente acadêmicas, estão atreladas ao semestre”, enfatizou a diretora, acrescentando que dentre os resultados esperados estão a oportunidade de exercitar a cidadania e a responsabilidade social, através de atividades interdisciplinares e práticas.”
Para Hamilton dos Santos, presidente da Associação São Braz, do bairro Mangabeira, o acordo assinado com a FTC representa uma grande conquista. É uma ação social e acadêmica da maior importância, com a participação ativa da comunidade, alunos e professores. “O projeto vai dar certo porque envolve profissionais capacitados e uma instituição como a FTC que é referência na Bahia”, ressaltou. O bairro Mangabeira, um dos mais populosos da cidade, é considerado o terceiro mais violento de Feira de Santana. Hamilton dos Santos acredita que, com certeza, bons frutos serão colhidos com o trabalho proposto pela FTC.
Benefícios
Marta Franklin Coutinho, tesoureira da Associação São Braz não escondia a emoção. Ela disse que entre os moradores do bairro a expectativa é tão grande, que custa acreditar nessa realidade “Eles agora serão beneficiados com muitos serviços que até então não tinham acesso”, frisou.
“A experiência se adquire com a prática”, afirmou Marloy Santana, aluno do primeiro semestre do curso de Administração. Ele entende que conhecer de perto os problemas da comunidade “oportuniza ao estudante não somente exercitar a prática profissional, como também enriquecer o currículo”. Já Hiran Freire, que cursa o terceiro semestre de Engenharia Civil, acha que “o projeto beneficia a Faculdade, que divulga suas ações, o aluno, que tem a oportunidade de praticar o aprendizado, e a comunidade, que recebe benefícios sem custo e com boa vontade“. O pleno funcionamento, segundo ele, depende apenas da condução das atividades por cada colegiado.
Ações variadas
O Projeto prevê ações nas mais variadas áreas do conhecimento, contemplando todos os cursos mantidos pela FTC Feira. Com essa perspectiva, os alunos e professores de Psicologia atuarão através de trabalhos em grupos de integração e socialização de idosos, debates sobre temas do cotidiano da comunidade, promoção de palestras voltadas para a família, realização de oficinas com temáticas variadas destinadas aos adolescentes, encontros nas escolas da comunidade para identificar e discutir as dificuldades de aprendizagem e ambiente escolar. Através do Núcleo de Estágio de Psicologia Clínica haverá atendimento a crianças, adolescentes e adultos.
Os cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental integram o projeto com a proposta de elaboração de um diagnóstico do entorno da área da Lagoa Chico Maia (Norte da Mangabeira), enquanto na área de Sistemas de Informação as atividades serão voltadas para a inclusão digital, com noções de informática. Os moradores do bairro contarão com uma escola de postura e os portadores de neuropatia diabética terão acompanhamento contínuo, ações previstas para alunos e professores de Fisioterapia. Já os integrantes do curso de Nutrição estarão voltados para a avaliação nutricional de crianças, adolescentes, adultos e idosos e a realização de oficinas de reaproveitamento alimentar.
Ainda na área de saúde, a comunidade da Mangabeira terá acesso a testes de glicose, exames preventivos, avaliação de pressão arterial e campanhas de vacinação, além de palestras sobre saúde coletiva, através do curso de Enfermagem. Em uma ação conjunta com todos os cursos da área, Medicina Veterinária também participa do projeto com a Bichoterapia, uma vasta programação de palestras e campanhas de vacinação de animais, inclusive cumprindo os calendários nacionais e regionais.
Como parte do projeto contínuo de Responsabilidade Social da FTC, o Colegiado de Administração e o Núcleo de Práticas Administrativas e Gerenciais (Nupage) oferecerão à comunidade do bairro Mangabeira as seguintes ações: treinamento empresarial para empreendedores formais e informais, realização de diagnóstico empresarial, palestras, orientação sobre como elaborar currículo e postura numa entrevista de emprego. Caberá ao curso de Ciências Contábeis orientar sobre finanças pessoais e orçamento familiar.
(Com informações de Socorro Pitombo e Madalena de Jesus, da Assessoria de Comunicação FTC/FSA)

Nenhum comentário: