Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

Vem aí!

Vem aí!

Pré-venda para pré-estreia e lançamento de "Minions & Monstros"

Pré-venda para pré-estreia e lançamento de "Minions & Monstros"
Orient Cinemas Boulevard - Quarta-feira, 01.08: 13 - 15 - 17 -19 -21 (Dublado)

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Chico Pinto está de volta!

Cinema no Casarão homenageia os 90 anos de nascimento de Olney São Paulo com exibição dos filmes "Pinto Vem Aí" e "Manhã Cinzenta" e palestra de Yves São Paulo







Na noite desta sexta-feira, dia 26 de junho de 2026, o projeto Cinema no Casarão realiza uma edição especial em homenagem aos 90 anos de nascimento do cineasta Olney São Paulo (7 de agosto de 1936), um dos mais importantes nomes da história do cinema brasileiro e referência da realização audiovisual baiana.

A programação da Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino, na Sala Dimas Oliveira, no Casarão Fróes da Motta, celebra o legado do diretor com a exibição de dois filmes marcantes de sua trajetória: "Pinto Vem Aí" (1976) e "Manhã Cinzenta" (1969). As obras revelam a força criativa, o olhar crítico e o compromisso artístico que fizeram de Olney São Paulo uma figura fundamental do cinema nacional.

Além da sessão dupla, com início às 19h30, o público participa de uma palestra especial com Yves São Paulo, sobrinho do cineasta - pós-doutorando (Uefs), doutor e mestre em Filosofia (Ufba), graduado em Filosofia (Uefs), que publicou a coletânea "Olney São Paulo Por Ele Mesmo", com os artigos, crônicas e entrevistas publicadas em jornais e revistas por Olney São Paulo ao longo da carreira -, que vai compartilhar memórias, reflexões e informações sobre a vida, a obra e a contribuição de Olney para a cultura brasileira.

Reconhecido por sua atuação inovadora e por abordar temas sociais e políticos em suas produções, Olney São Paulo deixou um legado que continua inspirando cineastas, pesquisadores e amantes do cinema em todo o país. A homenagem promovida pelo Cinema no Casarão busca preservar essa memória e aproximar novas gerações de sua obra.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral, proporcionando uma oportunidade de encontro com a história do cinema brasileiro e de valorização de um dos mais relevantes artistas baianos do século XX.

Mais do que uma celebração, a edição especial do Cinema no Casarão será um momento de reconhecimento da trajetória de Olney São Paulo e de sua contribuição permanente para a cultura e o cinema brasileiro.

Prédio da Vitória tem desapropiação

Com restauração será denominado Palácio das Academias





Na manhã desta sexta-feira, 26 de junho, em evento no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo anunciou a desapropriação do prédio da Sociedade Filarmônica Vitória, situado na Rua Conselheiro Franco, centro. 

Reformado, preservando a arquitetura, o histórico prédio mais que sesquicentenário, edificado em 1873, será denominado Palácio das Academias. A partir de então, servirá como sede para a Academia Feirense  de Letras, Academia de Educação de Feira de Santana, Academia de Letras e Artes, e Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.  

"Uma notícia maravilhosa para a história da Cidade Princesa e o movimento acadêmico feirense", considerou João Batista de Cerqueira, presidente da Academia Feirense  de Letras

A necessidade de liderar


Por Paulo Cesar Bastos

O Brasil necessita construir pontes de união e grandeza, em lugar de atalhos que geram conflito e incerteza. O modelo de gestão baseado na figura do "chefe" está superado. O momento atual exige liderança. A liderança consciente é responsável por motivar equipes com o objetivo de fidelizar e encantar clientes. Sustenta-se na visão inovadora de que as organizações, além de buscarem lucratividade, devem ser criativas e gerar valor social para garantir sua perenidade. Liderar com excelência, praticar a escuta ativa e, consequentemente, promover avanços contínuos. Uma liderança eficaz transcende o discurso e torna possível o que anteriormente parecia inviável. É fundamental adotar uma postura proativa: ser parte da solução, não do problema. O foco deve estar no desenvolvimento do próprio potencial, e não na comparação com terceiros. A crença na capacidade de realização, aliada à resiliência, constitui base para resultados consistentes. Dessa forma, acreditar, confiar, cooperar e avançar com propósito são atitudes essenciais para a construção de uma sociedade mais próspera. A vida pode ser compreendida como um teorema, que depende de condições necessárias e suficientes. Cabe reconhecer e valorizar as condições necessárias já presentes, e trabalhar de forma diligente para alcançar as suficientes. Os pilares do sucesso profissional incluem: propósito, motivação, entusiasmo, disciplina, ética, bom relacionamento interpessoal, conhecimento técnico e pensamento estratégico. Tais elementos, quando combinados, permitem a superação de obstáculos e o progresso contínuo. Além da comunicação eficaz, são indispensáveis a forte atitude e a decisiva ação. O país demanda aprimoramento da produtividade e o fortalecimento de uma cultura de negócios que estimule os Cinco Caracteres da Competitividade, 5C: capacitação, cooperação, comunicação, compromisso e confiança. Gestão eficaz e eficiente, associada ao uso competente de tecnologia, são fatores determinantes para o desenvolvimento de soluções coerentes e consistentes. É imperativo mobilizar esforços em prol de um progresso inteligente. Paulo Cesar Bastos é engenheiro civil e produtor rural. Publicado no jornal "A Tarde" em 23 de junho de 2026.

Copa do Mundo 2026: Anfitriões passam de fase

México, no Grupo A, Canadá, no Grupo B, e Estados Unidos, no Grupo D, os anfitriões da Copa do Mundo 2026. Todos os três passaram da fase de grupos.

A melhor campanha é a do México, com três vitórias, seis gols prós e nenhum contra. Os Estados Unidos com duas vitórias e uma derrota, oito gols prós e quatro contra, com saldo de quatro. O Canadá teve uma vitória, um empate e uma derrota, marcou oito gols e sofreu dois, com seis de saldo.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Contagem regressiva para o Brasil 2027: falta um ano para o início da Copa do Mundo Feminina da FIFA™

● Brasil celebra a marca de 365 dias para o início da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ com comemorações por todo o território nacional

● A expectativa cresce no país com murais de arte de rua e iluminação especial nos monumentos - imagens

● Catorze países já se classificaram para o torneio de 32 seleções, cujo sorteio final está previsto para o fim deste ano


Crédito: Rafaela Uchoa / Divulgação

Faltando um ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027™ começar, as comemorações tomaram conta do país-sede, marcando o início da contagem regressiva para o aguardado torneio, que será disputado de 24 de junho a 25 de julho de 2027.

Na véspera desse dia simbólico, o Cristo Redentor do Rio de Janeiro foi iluminado com a logomarca da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™ e uma mensagem lembrando que falta apenas um ano para o jogo de abertura. Murais de rua com ilustrações de artistas regionais foram inaugurados nas oito cidades-sede (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo) e outros pontos turísticos foram iluminados durante a noite.

Atividades pensadas para os torcedores e a população local foram realizadas em todo o país. Entre elas, destaque para a exibição em Brasília de um documentário para crianças sobre as pioneiras do futebol feminino no Brasil.

A ocasião também foi celebrada fora do país, já que a equipe executiva da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 (FIFA27), que atualmente está nos EUA para conhecer de perto as operações da Copa do Mundo da FIFA 2026™, como parte do Programa de Observadores da FIFA, se reuniu com a imprensa em um evento no FIFA Museum de Miami.

"O dia de hoje marca um ano para o início da primeira Copa do Mundo Feminina da FIFA na América do Sul", disse Jill Ellis, diretora executiva de futebol da FIFA. "Daqui a apenas 12 meses, todos os olhares estarão voltados para o Brasil, quando realizarmos a melhor Copa do Mundo Feminina da história."

"Serão 64 partidas em oito cidades-sede e oito estádios que mostrarão o que existe de melhor no futebol feminino", acrescentou Aline Pellegrino, diretora executiva de legado e relações institucionais da FIFA27.

"Promete ser um evento de qualidade excepcional, com a missão de impulsionar ainda mais o futebol feminino no país e deixar um verdadeiro legado em todo o continente. O futebol feminino não é mais um nicho - ele se tornou um movimento mundial."

Ídolo do futebol brasileiro e maior artilheira da história do principal torneio feminino da FIFA, Marta compartilhou seu entusiasmo em uma mensagem em vídeo, destacando o que disputar a Copa do Mundo Feminina em casa pode representar, tanto para a próxima geração de jogadoras quanto para a torcida. "Quando você entra no estádio e o hino começa a tocar, é o momento mais emocionante", disse a craque.

"É o que sempre sonhamos: ver o futebol feminino no Brasil e os estádios lotados. Espero que continuemos a contar com esse apoio e que o povo brasileiro nos acompanhe nessa

caminhada."


São palavras que refletem a expectativa em geral entre as jogadoras, atuais e já aposentadas, que aguardam ansiosamente um torneio que tem tudo para servir de inspiração para novas gerações em todo o Brasil e no resto do mundo. Durante o evento de contato com imprensa em Miami, Formiga e Cristiane, ex-jogadoras da seleção brasileira, também mostraram seu entusiasmo com o que está por vir. "Vai ser um momento especial para o Brasil e para o futebol feminino", afirmou Formiga.


"Sabemos que isso significa muito para a próxima geração."


"Assistir à Copa do Mundo Feminina da FIFA no Brasil é uma coisa com que as jogadoras sonham há muitos anos", observou Cristiane.


"É uma chance de servir de inspiração e ajudar nosso esporte a crescer e a se consolidar no nosso país."


O ministro do Esporte, Paulo Henrique Cordeiro, destacou o impacto geral que o torneio terá. "Este é um momento de orgulho para o Brasil e uma oportunidade única de fortalecer o futebol feminino em todo o país", disse.


"Estamos comprometidos em fazer com que este torneio deixe um legado duradouro."


A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 será a primeira edição do torneio a ser realizada na América do Sul. A um ano do início da competição, 14 seleções, incluindo a anfitriã, já têm vaga garantida no torneio. As vagas restantes serão decididas em competições que estão em andamento, e o sorteio final, previsto para o fim deste ano, definirá os jogos da fase de grupos.


Em breve, informações sobre os ingressos estarão disponíveis em FIFA.com/tickets.


A um ano do grande torneio mundial, a expectativa cresce à medida que o Brasil se prepara para receber o mundo em um torneio que será um divisor de águas para o futebol feminino, tanto para o país quanto para o resto do planeta.


Enviado por ComunicAtiva Associados

Trump oferece ajuda à Venezuela e alerta para cenário devastador

Presidente dos Estados Unidos afirma que os primeiros relatórios apontam ampla destruição, enquanto equipes de resgaste contabilizam mortos e feridos

Os Estados Unidos anunciaram a mobilização de ajuda humanitária para a Venezuela após os fortes terremotos que atingiram o país e provocaram destruição em diversas regiões.

O presidente Donald Trump afirmou que os primeiros relatos recebidos pelas autoridades americanas indicam um cenário grave e mencionou a possibilidade de um número elevado de mortos em decorrência da tragédia. 

Os tremores, que alcançaram magnitudes de 7,2 e 7,5, ocorreram com poucos segundos de intervalo e foram sentidos em grande parte do território venezuelano.

Edifícios desabaram, estruturas públicas sofreram danos e equipes de emergência foram acionadas para atuar em áreas atingidas, especialmente na região próxima a Caracas e em localidades do litoral norte do país.

Em mensagem divulgada após o desastre, Trump declarou que os Estados Unidos estão preparados para auxiliar os venezuelanos e determinou que órgãos federais se organizem para responder rapidamente à crise.

O governo americano informou que mantém contato direto com as autoridades venezuelanas para coordenar o envio de recursos emergenciais.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/

Morre atriz americana Ann Blyth


Faleceu na quarta-feira, 25, a atriz americana Ann Blyth, aos 98 anos. Em 1945, foi 
indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação em "Alma em Suplício". Ela foi premiada com uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood no 6733 Hollywood Boulevard em Hollywood, Califórnia, em 8 de fevereiro de 1960.

Filmografia: "As Três Glórias", "Tradição Artística", "Mocidade Divertida" e "Saudades do Passado", em 1944, "Alma em Suplício" (1945), "Egoísta" (1946), "Brutalidade" e "Punho de Ouro", em 1947, "Vingança Pérfida", "No Caminho da Vida" e "Ele e a Sereia", em 1948, "Escrava do Ódio", "O Bom Velhinho" e "Nascida Para Amar", em 1949, "Inventor das Arábias", "Vida de Minha Vida" e "A Ninfa Nua", em 1950, "O Grande Caruso", "Agonia de uma Vida", "Jamais Te Esquecerei" e "A Princesa e os Bárbaros", em 1951, "O Mundo em Seus Braços", "O Céu Está em Toda Parte" e "Muralhas de Sangue", em 1952, "Todos Irmãos Eram Valentes" (1953), "Rose Marie" e "O Príncipe Estudante", em 1954, "O Ladrão do Rei" e "Um Estranho no Paraíso", em 1955, "Calúnia Sangrenta" (1956), "O Palhaço Que Não Ri" e "Com Lágrimas na Voz", em 1957.

Academia Feirense de Letras empossa novos membros


No próximo dia 10 de julho, às 19 horas, no Casarão Fróes da Motta, será realizada a posse dos novos membros da Academia Feirense de Letras (AFL). 

"Para permitir a participação, especialmente dos membros residentes no exterior, o evento será também realizado por videoconferência", informa o presidente do sodalício João Batista de Cerqueira, acrescentando que "presencialmente, já estão confirmadas as posses de 14 membros: um honorário, seis correspondentes e sete efetivos". 

- Portanto, será mais um momento de festa e congratulações, e a presença de cada um dos atuais membros da AFL será motivo de júbilo - encerra o presidente. 

Obras audiovisuais brasileiras na plataforma Tela Brasil

 

A plataforma Tela Brasil é um serviço público digital que permite ao cidadão assistir gratuitamente a obras audiovisuais brasileiras pela internet. 

O serviço funciona no formato de vídeo sob demanda (streaming público), sem cobrança de assinatura, e integrado à conta gov.br, facilitando e tornando mais seguro o acesso do usuário.

O acervo reúne obras audiovisuais brasileiras, abrangendo diferentes gêneros, como ficção, documentário, animação e experimental, contribuindo para a difusão cultural em todo o território nacional.

Na plataforma, a maior parte do catálogo dos filmes conta com recursos de acessibilidade, como legendas descritivas, audiodescrição e tradução em Libras, promovendo inclusão e garantindo que mais pessoas possam acessar e usufruir dos conteúdos disponíveis. 

O objetivo é ampliar e democratizar o acesso da população ao audiovisual brasileiro, valorizando a produção nacional e promovendo a diversidade cultural do país. Ao disponibilizar gratuitamente conteúdos audiovisuais pela internet, o serviço contribui para reduzir barreiras de acesso - geográficas, econômicas e sociais -, permitindo que mais pessoas tenham contato com obras brasileiras.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro residente no país, com contagov.br ativa . 

Observação: Além do público em geral, a Tela Brasil também pode ser utilizada pela Rede Exibidora para difusão coletiva não comercial em pontos de exibição, cineclubes, pontos de cultura etc., contribuindo para a formação do olhar e da valorização da cultura brasileira nas comunidades.

Fazer login com sua conta gov.br;

Escolher o conteúdo e começar a assistir.

Biblioteca Digital Outran Borges recebe primeira obra em língua francesa

Ensaio do acadêmico correspondente Abdelaziz Amraoui sobre o escritor argelino Mohammed Dib amplia a presença internacional e multicultural da Academia Feirense de Letras



A Biblioteca Digital Outran Borges, da Academia Feirense de Letras, recebeu a obra "Mohammed Dib Le Simorgh", ensaio de autoria do acadêmico correspondente Abdelaziz Amraoui, professor de Literatura Francesa da Universidade Cadi Ayyad, no Marrocos. A publicação representa a primeira obra em língua francesa incorporada ao acervo digital da AFL.
Com prefácio de Georges A. Bertrand, o livro se dedica à produção literária de Mohammed Dib, escritor nascido na Argélia e reconhecido como uma das vozes mais expressivas da literatura magrebina de expressão francesa. A obra do autor dialoga com temas como memória, identidade, deslocamentos culturais e a condição humana.
A chegada do ensaio à Biblioteca Outran Borges reforça a dimensão internacional do Sodalício Mater das Letras Feirense e amplia o alcance da biblioteca, criada para preservar, organizar e difundir produções intelectuais ligadas à Academia Feirense de Letras e à cultura.
Ponte entre Feira de Santana e o mundo
Acadêmico correspondente da AFL, Abdelaziz Amraoui mantém vínculos acadêmicos e afetivos com o Brasil, especialmente com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Professor, pesquisador, poeta e estudioso do cinema, ele também participa de grupos e laboratórios internacionais de pesquisa, além de coordenar uma coleção na editora francesa L'Harmattan.
A incorporação de "Mohammed Dib Le Simorgh" à Biblioteca Digital Outran Borges simboliza mais que a chegada de um novo título ao acervo. O gesto fortalece o diálogo entre Feira de Santana, o Brasil, o Marrocos, a Argélia e o universo francófono, reafirmando a literatura como espaço permanente de encontro entre povos e culturas.



.

Acesse a Biblioteca Digital Outran Borges no site da Academia Feirense de Letras 

Siga @academiafeirensedeletras

Fonte: Academia Feirense de Letras 

Roteiro do Orient Cinemas Boulevard

 Por Dimas Oliveira e Milena Batista

LANÇAMENTO NACIONAL

SUPERGIRL (Supergirl), de Craig Gillespie, 2026. Com Milly Alcook. Ação e aventura. Kara Zor-El, também conhecida como Supergirl, une forças com uma companheira improvável em uma jornada interestelar de vingança e justiça quando um adversário inesperado se aproxima demais de casa. Cópia dublada. Duração: 107 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horários: 13h10, 15h30, 16h50, 17h50, 18h30 e 20h10.

PRÉ-ESTREIA

MINIONS & MONSTROS (Minions & Monsters), de Pierre Coffin e Patrick Delage, 2026. Animação. Na Hollywood dos anos 1920, enquanto os Minions procuram criaturas assustadoras para seu filme de monstros, fazem parceria com uma criatura verde e precisam salvar o planeta depois de libertar monstros.Cópia dublada. Duração: 90 minutos. Não recomendado para menores de 6 anos.  Horários. 13, 15, 17, 19 e 21 horas. Na quarta-feira, 01 de julho.

CONTINUAÇÕES

TOY STORY 5
(Toy Story 5), de McKenna Harris e Andrew Stanton, 2026. Animação. Buzz, Woody, Jessie e os demais brinquedos tradicionais ficam em risco e são desafiados pela nova obsessão das crianças do século XXI: os dispositivos eletrônicos, uma nova ameaça à hora de brincar. Segunda semana. Cópia dublada.  Duração: 102 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13,15 e 17 horas, 19h10 e 21h20.
MESTRES DO UNIVERSO
(Masters of the Universe), de Travis Knight, 2026. Com Nicholas Galitzine, Camila Mendes, Idris Elba, Jared Leto e Morena Baccarin. Ação e aventura. Nas regiões mais distantes do espaço, o reino de Eternia é ameaçado pelo vilão Skeletor e seus maléficos exércitos das trevas. Para salvar o reino de seu pai e proteger a vida daqueles que ele ama, o jovem Príncipe Adam precisa recuperar uma espada mítica e se tornar o lendário guerreiro conhecido apenas como "He-Man". Quarta semana. Cópia Dublada. Duração: 133 minutos. Não recomendado para menores de 12 anos. Horário: 13h50. 
TODO MUNDO EM PÂNICO
(Scary Movie), de Michael Tiddes, 2026. Com Anna Faris, Regina Hall e Marlon Wayans. Comédia de terror. Mais de 25 anos depois de escaparem de um assassino mascarado muito familiar, o quarteto formado por Shorty, Ray, Cindy e Brenda está novamente na mira do criminoso e nenhuma franquia de terror está a salvo. Os quatro se envolvem em uma confusão com assassinos, monstros e criaturas sobrenaturais. Quarta semana. Cópia dublada.  Duração: 90 minutos. Não recomendado para menores de 11 anos. Horário: 20h50.
Programação - sujeita a alteração - até  quarta-feira, 01 de julho. 

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Reencontro

 


Reencontro após quase 60 anos. Dimas Oliveira com Aureliano Martins, colegas no Primeiro Grupamento da Turma Olavo Bilac no Tiro de Guerra 17, em 1967. E também no curso ginasial no Ginásio São Francisco. Foi no salão do barbeiro Mario Leal de Cerqueira.

Falta 1 ano para a Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027™️e o Brasil começa a contagem regressiva para o mundial

Sede da edição masculina em 2014, o Brasil receberá a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027™️, a primeira realizada na América do Sul



Em Salvador, a obra foi assinada pela artista baiana Aju Paraguassu (Crédito: Divulgação)


O maior evento de futebol feminino do mundo contará com oito cidades-sede que já estão se preparando para receber de braços abertos as 32 Seleções que farão história no torneio.

Oito cidades-sede serão o epicentro da paixão pelo futebol: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Porto Alegre.  

As ruas decoradas para a Copa do Mundo masculina ganham, nesta quarta-feira, 24, uma obra em homenagem ao futebol feminino. 

Em cada cidade, a contagem regressiva começa com a inauguração de murais criados por artistas mulheres locais convidadas a traduzir em arte a relação vibrante das brasileiras com o futebol.

Em Salvador, a obra assinada pela artista baiana Aju Paraguassu foi exposta em um muro na Avenida Amaralina, na Orla da cidade.  

Enviada por ComunicAtiva Associados

Vantagem de Fujimori no Peru supera número de votos a serem apurados


Em mais uma vitória da direita na América Latina, Keiko Fujimori atingiu nesta quarta-feira, 24 de junho, uma vantagem insuperável sobre Roberto Sánches na apuração dos votos no segundo turno das eleições presidenciais do Peru.

A margem entre os dois candidatos ficou maior que o número de votos ainda a serem apurados.

Na atualização desta manhã, Fujimori tinha 9.206.241 votos, frente a 9.162.855 de Sánchez.

Com uma diferença de 43.386 e 99,859% das urnas apuradas, faltando cerca de 40 mil votos a serem contabilizados, Sánchez não alcança mais Fujimori, que já pode ser declarada a nova presidente do Peru.

O resultado oficial com 100% dos votos apurados ainda pode levar semanas para ser divulgado.

Fonte: https://vespeiro.com/

O "laranja" da vez


O objetivo do PT é livrar a cara de Lula, exatamente como aconteceu há 22 anos, quando José Dirceu assumiu a 'bronca' do mensalão. Desta feita, o 'laranja' da vez terá que ser Jaques Wagner. Essa é a pressão.

Nesse sentido, Igor Gadelha disse o seguinte no site Metrópoles:

"Dias após ser alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) no âmbito do caso Master, Jaques Wagner (PT-BA) tenta ajustar a narrativa para decidir se deixa ou não o posto de líder do governo Lula no Senado.

Segundo aliados de Wagner, o objetivo é ajustar o discurso para que a eventual saída do senador da liderança do governo não seja vinculada apenas ao contexto da operação da PF no caso Master.

Em outras palavras, Wagner não quer que sua saída da liderança do governo seja vista apenas como um pré-julgamento por ter sido alvo da PF em um inquérito no qual o parlamentar nem sequer é réu.

Em entrevista à BandNews na quinta-feira (18/6), mesmo dia em que foi alvo da PF, Wagner rejeitou deixar a liderança. Segundo ele, o presidente Lula não teria feito qualquer pedido nesse sentido.

No Palácio do Planalto, contudo, ministros e assessores esperam que Wagner tome a iniciativa e deixe o posto de líder do governo, para não contaminar a campanha de Lula à reeleição."

Fonte: Paulo Figueiredo

terça-feira, 23 de junho de 2026

Oito seleções eliminadas da Copa do Mundo

Com o final da segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026, nesta terça-feira, 23 de junho, oito seleções não têm mais chances de classificação e estão eliminadas da competição.

São Haiti (Grupo C), Turquia (Grupo D), Tunísia (Grupo F), Senegal e Iraque (Grupo I), Jordânia (Grupo J), Uzbequistão (Grupo K) e Panamá (Grupo L). Todos com duas derrotas e na lanterna de cada grupo.

Exxon quer de volta ativos confiscados por Fidel Castro


A Suprema Corte dos Estados Unidos autorizou a Exxon Mobil a seguir com um processo contra empresas petrolíferas estatais de Cuba por propriedades confiscadas após a tomada de poder por Fidel Castro há quase sete décadas.

A decisão foi tomada por 6 votos a 3 e representa uma vitória jurídica para a empresa e para a pressão do governo Trump sobre Havana.

O caso envolve ativos da antiga Standard Oil em Cuba, como refinaria, terminais e postos de combustível, que foram estatizados pelo regime cubano em 1960.

A Exxon afirma que uma lei de 1996 permite processar esse tipo de confisco nos tribunais americanos, enquanto as empresas cubanas diziam que estavam protegidas contra a ação.

Com juros e pedido de indenização tripla, o valor em disputa pode chegar a centenas de milhões de dólares.

A decisão ocorre no mesmo momento em que Washington endurece as pressões econômicas em relação a Cuba, inclusive com novas acusações do governo Trump contra Raúl Castro.

Paralelamente, Cuba acaba de aprovar medidas inéditas de abertura econômica para evitar um colapso econômico.

Fonte: https://vespeiro.com/

Dia Internacional das Mulheres na Engenharia destaca trajetória de liderança feminina na Cetrel

Gerente operacional da Cetrel, Pollyanna Lopes compartilha desafios, conquistas e reflexões sobre a presença das mulheres em um setor historicamente masculino



Pollyanna Lopes, gerente operacional de Economia Circular da Cetrel (Crédito: Divulgação)

A presença feminina na engenharia vem crescendo e transformando um setor que, por décadas, foi predominantemente masculino. Dados do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) mostram que, dos cerca de 1,2 milhão de profissionais registrados nas áreas de Engenharia no Brasil, 242 mil são mulheres, o equivalente a 20,2% do total. Embora a participação feminina ainda seja minoritária, os avanços são evidentes: em 2025, elas responderam por 26% dos novos registros profissionais. Neste contexto, o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, reforça a importância de reconhecer trajetórias que ajudam a ampliar a representatividade feminina e inspiram novas gerações a ingressarem na profissão.

Na Cetrel, uma das profissionais que representa esse movimento é Pollyanna Lopes, gerente operacional de Economia Circular. Formada em Engenharia Ambiental, ela atua na gestão de operações voltadas à valorização de resíduos industriais e ao desenvolvimento de soluções que permitem o retorno de materiais à cadeia produtiva. À frente de equipes multidisciplinares, seu trabalho envolve conciliar segurança operacional, eficiência dos processos, conformidade legal e sustentabilidade dos resultados.

Segundo Pollyanna, a engenharia surgiu como uma forma de transformar desafios em soluções concretas. "Sempre fui movida pela curiosidade de entender como as coisas funcionam e, principalmente, como poderiam funcionar melhor. Ao longo da minha formação, percebi que era possível unir desenvolvimento econômico, responsabilidade ambiental e impacto positivo para a sociedade. Isso fez muito sentido para os meus valores e continua me motivando todos os dias."

Ao longo da trajetória profissional, a engenheira também enfrentou desafios relacionados à presença feminina em um setor historicamente ocupado por homens. Para ela, a construção de uma carreira sólida passa pela combinação entre conhecimento técnico, resultados consistentes e confiança. "Em alguns momentos, percebi que precisava demonstrar minha capacidade mais vezes para conquistar o mesmo nível de credibilidade. Aprendi que a melhor resposta é a consistência. Resultados sustentados ao longo do tempo, posicionamento claro e coerência entre discurso e prática acabam falando mais alto do que qualquer preconceito."

Segundo a profissional, embora os avanços na participação feminina na engenharia sejam evidentes, ainda há espaço para ampliar a representatividade em cargos estratégicos e incentivar meninas a se interessarem por áreas ligadas à ciência, tecnologia e engenharia desde cedo. "A engenharia existe para resolver problemas complexos. E problemas complexos exigem diferentes formas de pensar. Quando reunimos pessoas com experiências e perspectivas diversas, ampliamos nossa capacidade de inovar e construir soluções mais completas. Quando ampliamos as oportunidades para mais pessoas, ampliamos também a capacidade da engenharia de transformar o mundo", finaliza a profissional.

Sobre a Cetrel 

A Cetrel iniciou suas operações em 1978, junto ao Polo Industrial de Camaçari (PIC), na Bahia.

Atualmente, atua em diversos estados brasileiros, oferecendo soluções em água e efluentes, economia circular, resposta a emergências, monitoramento ambiental e gerenciamento de fontes de contaminação e de áreas contaminadas, sempre utilizando a inovação e a tecnologia em prol da gestão ambiental.

O portfólio completo, a experiência, a qualidade técnica, o atendimento e a abrangência nacional tornam a Cetrel uma das maiores e mais completas provedoras nacionais de soluções ambientais e de emergências, nos consolidando como o parceiro ideal no atendimento às demandas de meio ambiente da agenda ESG do setor industrial.

Saiba mais sobre a Cetrel em: https://www.cetrel.com.br

Enviado por ComunicAtiva Associados


Distrito de Maria Quitéria celebra a Independência da Bahia com desfile cívico-militar em homenagem à heroína feirense


O Distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, volta a ser palco de uma das mais importantes celebrações cívicas do município. No próximo 2 de julho, a partir das 8 horas, será realizada mais uma edição dos festejos da Independência da Bahia, evento que, desde sua criação em 2015, vem se consolidando e crescendo a cada ano, reunindo autoridades civis e militares, estudantes, instituições e a comunidade local em homenagem à heroína feirense Maria Quitéria de Jesus. 

A programação terá início com a Santa Missa na Igreja de São José das Itapororocas, seguida pelo hasteamento das bandeiras, marcando oficialmente as comemorações. Na sequência, acontece desfile cívico-militar, com a participação de tropas militares, estudantes, entidades e representantes da comunidade, celebrando a memória da Independência da Bahia e o legado de coragem e patriotismo deixado por Maria Quitéria. 

A realização do evento conta com a participação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, do 35º Batalhão de Infantaria, da Marinha do Brasil - 2º Distrito Naval, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar da Bahia, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e da Comunidade de São José das Itapororocas. 

As instituições organizadoras convidam toda a população feirense para prestigiar este importante momento de valorização da história, da cidadania e da identidade baiana. Além de reverenciar a participação decisiva de Maria Quitéria nas lutas pela Independência do Brasil na Bahia, a celebração reafirma o compromisso com a preservação da memória histórica e o fortalecimento dos valores cívicos junto às novas gerações.

Enviado por Angelo Pinto

Roteiro do Orient Cinemas Boulevard nesta véspera de São João

 Por Dimas Oliveira e Milena Batista

PRÉ-ESTREIA


SUPERGIRL
(Supergirl), de Craig Gillespie, 2026. Com Milly Alcook. Ação e aventura.
Kara Zor-El, também conhecida como Supergirl, une forças com uma companheira improvável em uma jornada interestelar de vingança e justiça quando um adversário inesperado se aproxima demais de casa. Cópia dublada. Duração: 107 minutos. Não recomendado para menores de 14 anos. Horário: 14 horas.

LANÇAMENTO NACIONAL

TOY STORY 5
(Toy Story 5), de McKenna Harris e Andrew Stanton, 2026. Animação. Buzz, Woody, Jessie e os demais brinquedos tradicionais ficam em risco e são desafiados pela nova obsessão das crianças do século XXI: os dispositivos eletrônicos, uma nova ameaça à hora de brincar. Cópia dublada.  Duração: 102 minutos. Classificação: Livre. Horários: 13 horas e 13h30.
CONTINUAÇÕES
TODO MUNDO EM PÂNICO
(Scary Movie), de Michael Tiddes, 2026. Com Anna Faris, Regina Hall e Marlon Wayans. Comédia de terror. Mais de 25 anos depois de escaparem de um assassino mascarado muito familiar, o quarteto formado por Shorty, Ray, Cindy e Brenda está novamente na mira do criminoso e nenhuma franquia de terror está a salvo. Os quatro se envolvem em uma confusão com assassinos, monstros e criaturas sobrenaturais. Terceira semana. Cópia dublada.  Duração: 90 minutos. Não recomendado para menores de 11 anos. Horário:13h30.

Programação desta terça-feira, 23 de junho. Na quarta-feira, 24 de junho, a unidade não estará em funcionamento.