Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 10 de maio de 2018

Feira de Santana recebe projeto com instruções para hortas urbanas na sexta-feira


"A Tenda o Verde" além das informações para implantação de uma horta, distribue sementes e mudas como incentivo ao plantio
Fotos: Marcelo Gandra

Com o objetivo de incentivar a comunidade a transformar espaços urbanos em hortas, a próxima parada do projeto "A Tenda o Verde" será em Feira de Santana, na praça Tiradentes, no centro, nesta sexta-feira, 11, às 9 horas. Em meio ao concreto da cidade grande, muros e prédios, um terreno ocioso ou baldio pode trazer, por meio das hortas urbanas, uma vida mais saudável e sustentável. E são os primeiros passos para a implantação do cultivo que serão compartilhados durante o evento.
A equipe técnica vai apresentar orientações de como implantar uma horta desde o primeiro passo, até dar dicas de procedimentos referentes à produção das hortaliças, a escolha do local, do substrato, das espécies a serem cultivadas, assim como a determinação da época de plantio e dos cuidados a serem tomados com o solo. Na ocasião serão distribuídas sementes de tomate cereja, quiabo, abóbora, coentro e alface como incentivo à implantação da horta. Além disso, mudas de espécies nativas do bioma da mata atlântica, como cássia rosa, sibipiruna, pindaíba, aroeira e ipê rosa serão doadas.
Pensado pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) e coordenado pela professora mestre especialista em Educação Ambiental Vânia Almeida, o projeto já passou por Salvador e Simões Filho e, após a visita à Princesa do Sertão, a tenda pretende ir para mais nove cidades baianas, como Vitória da Conquista, Jequié, Ilhéus, Itabuna, Candeias, Camaçari, Irecê, Jacobina e Juazeiro. "As hortas facilitam o convívio social, promove um ambiente saudável pela transformação dos espaços ociosos e melhora a qualidade dos hábitos alimentares", explica Ivanilson Gomes, presidente da FVHD.
O desenvolvimento de uma horta urbana traz diversos benefícios pessoais e para a coletividade. Permite a economia financeira, fornece alimentos muito mais saudáveis do que os colhidos em plantações convencionais, já que geralmente não levam agrotóxicos nem são organismos geneticamente modificados (OGMs), proporciona o contato direto com a natureza e diminui a sensação de viver numa cidade concretada e poluída.
A diversidade de alimentos que uma horta pode oferecer para uma alimentação mais saudável e orgânica para a comunidade é grande. Alface, hortelã, couve, cebolinha, frutas, como maracujá, mamão e melancia; legumes, como abóbora, beterraba e quiabo. Além das plantas medicinais, como boldo, capim-santo e erva-cidreira são algumas das possibilidades.
Enviado por "A Tenda o Verde"

Nenhum comentário: