Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Congresso Internacional de Desastres em Massa volta a ser realizado em Feira de Santana

Cidem vai tratar do atendimento e identificação de vítimas de desastres envolvendo produtos perigosos
Reafirmando a intenção de integrar as forças de segurança, salvar um número maior de vidas, proteger patrimônios e garantir também uma prevenção mais satisfatória em casos de grandes acidentes, Feira de Santana volta a sediar o Congresso Internacional de Desastres em Massa (Cidem).
O evento, que ocorreu pela última vez na cidade em 2015, será realizado entre os dias 23 e 25 de agosto. A etapa teórica ocorrerá na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e na Faculdade Unef e o simulado de acidente em massa e treinamento das agências e instituições envolvidas no espaço da Fazenda do Menor.
Este ano, o tema será "Atendimento e Identificação de Vítimas de Desastres Envolvendo Produtos Perigosos (QBRN - Químicos, Biológicos, Radioativos Nucleares)" e contará com a participação de profissionais da saúde, peritos nacionais e internacionais, psicólogos forenses, membros das forças de segurança em geral e auxiliares.
Segundo o professor da Uefs e da FAN, Jeidson Marques, "teremos em 2018 a maior edição do Cidem, que contará com a participação de representantes de diversos países, como Japão, Argentina, Peru, Portugal e México, entre outros".
Diz mais que "estamos organizando o maior evento do mundo desta natureza. Será mais uma grande oportunidade para trocar experiências, ampliar conhecimentos e qualificar a capacidade de atendimento e de resposta aos acidentes em massa dos mais diversos tipos".
Jeidson ainda destacou que esta iniciativa serve para que as forças possam conhecer de maneira mais precisa as limitações existentes e quais são as estratégias e ações mais importantes para que haja um aperfeiçoamento.
"Treinamentos e intercâmbio sempre são cruciais para avançar na integração e atender às demandas com mais competência", enfatizou Jeidson Marques.
Os interessadas em participar da terceira edição do Congresso devem acessar a página do evento e escolher a opção de inscrição desejada: www.projetocidem.com.br.
Desastres em massa
Desastres em massa são fatos que extrapolam a capacidade de atendimento e perícia das autoridades de segurança e saúde de uma cidade ou região. São situações em que o número de vítimas é muito maior do que a estrutura dos hospitais, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Instituto Médico Legal (IML), empresas de resgate, entre outras.
Apoio
Sem fins lucrativos e voltado exclusivamente para formação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam nas áreas de segurança e saúde, em especial, e também para estudantes destes segmentos e para cidadãos e cidadãs que se interessem pelo tema central do projeto, o Cidem não ocorreu em 2017 por conta da falta de um apoio mais amplo e consistente dos poderes públicos, como também da iniciativa privada.
Para este ano o cenário ainda é bastante preocupante, segundo indicam os integrantes da Comissão Organizadora do Congresso. "Estamos mais uma vez unindo esforços para viabilizar o Cidem, pelo que ele representa para garantir principalmente um melhor atendimento às vítimas de acidentes, mas sem apoio, talvez tenhamos que encerrar por aqui este trabalho".
Informações:  www.projetocidem.com.br 

Nenhum comentário: