Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Redes empresariais baianas destacam-se nacionalmente


Sebrae listou 12 casos de sucesso, sendo que três estão na Bahia
O que a Labforte, a Rede Mix e a Rede Erguer têm em comum vai além da atuação em conjunto de empresários que decidiram se unir para alcançar melhores resultados. Os três grupos baianos estão na lista dos 12 casos de sucesso listados pelo Sebrae, que serão apresentados durante o IV Encontro de Redes e Centrais de Negócios. O evento acontece em Fortaleza, nos dias 11 e 12 de setembro.
O levantamento dos casos das redes empresariais levou em conta uma série de fatores, como tempo de formação, número de associados, objetivos que determinaram a formação da rede, a forma como os empresários encaram a disseminação da cultura da cooperação, entre outros. Quando se pergunta aos associados de qualquer uma das redes sobre os benefícios dessa união, a resposta é a mesma, independente do setor.
"Passamos a enxergar os outros empresários, não como concorrentes, mas como parceiros". É o que afirma Clóvis Souza, associado da Labforte há cinco anos. Ele ressalta que os benefícios são inúmeros e impactam, principalmente, na gestão e no faturamento das empresas. "Através da rede, realizamos compras conjuntas, o que reduz os nossos custos. Além disso, temos a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos", afirma.
A Labforte foi oficialmente formalizada em 2007, mas, como lembra o presidente do grupo, Eduardo Borges, desde 2001, já havia uma intenção de empresários do segmento de laboratórios e análises clínicas se unirem. "A união fez com que formássemos uma marca forte, com mais confiança do mercado", destaca. A rede integra 36 empresas de 88 municípios baianos.
Com o apoio do Sebrae, os grupos têm a oportunidade de participar de capacitações na área de gestão e empreendedorismo e de receber consultorias para a aprimorar a qualidade dos serviços prestados. No caso específico da Labforte, recentemente foram realizadas consultorias para que as empresas pudessem se adequar à norma da ISO 9000.
A Rede Mix reúne micro e pequenas empresas do segmento de supermercados. Formada em 2004, também com o apoio do Sebrae, o grupo reúne, hoje, oito lojas em Salvador e Região Metropolitana. Já a Rede Erguer atua no segmento de comércio varejista de material de construção. São mais de 20 empresas de diversos municípios baianos.
Mais competitividade
Muitas empresas da Labforte e da Rede Erguer estão localizadas em Feira de Santana e entorno. De acordo com o coordenador da Unidade do Sebrae no município, Wagner Sade, a região tem uma forte vocação para esse formato de negócio. "Estamos articulando a formação de mais três redes, com perspectivas bastante positivas", revela.
Wagner esteve presente na reunião mensal da Labforte para avaliação de resultados, realizada na sexta-feira, 6, na sede do Sebrae Bahia, em Salvador. Ele aproveitou para destacar as vantagens da formação de redes empresariais, que trazem benefícios a todos os participantes. "Os resultados impactam na competitividade dos negócios, que ganham mais força no mercado".
(Com informações de Cristhiane Castro, da Agência de Notícias Sebrae Bahia)

Nenhum comentário: