Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Projetos levam a sétima arte a estudantes

É possível encontrar diversas pesquisas que apontam resultados positivos da prática da exibição de filmes e do exercício de múltiplas leituras sobre eles, bem como a associação de seus temas aos assuntos de disciplinas regulares em escolas de Ensino Médio e Superior. Dar significações ao cinema na prática pedagógica não é, portanto, um exercício novo.
"Adoro cinema"
Há 17 anos, o programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, em Vitória da Conquista, enfatiza esta preocupação e, regularmente, associa-se a escolas do ensino público e particular para levar turmas de estudantes para sessões de cinema ou ir ao encontro das mesmas. Foi assim, por exemplo, com a Mostra Cinema Conquista, evento também realizado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), através do Janela Indiscreta, e pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizado entre os dias 6 e 11 de outubro.
Em sessões vespertinas, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, e noturnas, em praças públicas de cinco bairros de Vitória da Conquista, crianças e adolescentes, muitos deles representando escolas do município e do estado, foram privilegiados com a sétima arte. "Eu adoro cinema. Dependendo do filme, eu fico encantada, me traz conhecimento e me faz ver coisas que nunca vi antes. Gosto de comédia e ação. Suspense não gosto porque me deixa ansiosa", disse a estudante da Escola Estadual Adelmário Pinheiro, Juliana Porto, que esteve presente numa das sessões do Centro de Cultura. Quem fez coro ao entendimento da estudante foi o morador do bairro Ibirapuera, Juliano Silva: "Eu gosto de assistir desenho animado. Na tela grande foi muito melhor do que na televisão", afirmou, do alto de seus nove anos.
Uma das professoras da Escola Estadual Adelmário Pinheiro, Soraya Sá, considera que "o processo de educação é feito também por este conjunto. Não é só passar o conteúdo, mas formar cidadãos conscientes, saber de onde ele vem, para onde ele quer ir, o que ele quer conhecer, despertar o entendimento de sua cultura e de suas raízes. Através do cinema, o aluno tem a oportunidade de conhecer tudo isso e criar um elo com o mundo".
Cinema: esta é a questão!
Outro projeto que tem ganhado cada vez mais adeptos da relação cinema-educação é o "Cinema: Eis a Questão - O Janela Indiscreta no Vestibular". Desde o segundo semestre de 2004, a Uesb iniciou o projeto, como uma das ações do programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo Uesb, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação e a Comissão Permanente de Vestibular. O projeto insere a obra cinematográfica como possibilidade de leituras e análises de textos no programa de provas do vestibular da Uesb.
A primeira parte da ação aconteceu em Itapetinga, entre os dias 22 e 24 de outubro, com as exibições e comentários dos filmes "Mutum", de Sandra Kogut, "Ensaio Sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, e "Encontro cCm Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá", de Sílvio Tendler, respectivamente. As exibições continuam nos dias 4, 5, e 6 de novembro, em Vitória da Conquista; e 4, 5, e 6 de dezembro, em Jequié.
(Com informações de Marco Antonio J. Melo, da Assessoria de Imprensa da Mostra Cinema Conquista - Ano 5 - Agência vOceve Multicomunicação)

Nenhum comentário: