Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"O cheirador também é responsável - uma capa histórica"

Deu no "Blog Reinaldo Azevedo":

A capa da VEJA desta semana merece entrar para a galeria das sínteses de que só o jornalismo é capaz e que acabam fazendo história. Há ali uma inversão genial do senso comum. E, ao se inverter a formulação, toca-se no centro nervoso da questão da droga: o consumo.
Sim, todos sabemos que, em regra, “quem cheira morre” - ou, ao menos, tem aumentadas as chances de uma morte precoce. E o mesmo se pode dizer do consumidor de quaisquer drogas, lícitas ou ilícitas - umas mais letais, outras menos.
Ocorre que, em relação às drogas ilícitas, é preciso ter claro que QUEM AS CONSOME TAMBÉM MATA.
Há uma certa indulgência, no Brasil e no mundo, com o consumidor de drogas ilícitas. Curiosamente, transfere-se para a lei a responsabilidade pelos desastres sociais por elas provocados. “Ah, se fossem legais, tudo seria diferente. A culpa é da lei”. Trata-se de um raciocínio obviamente torto.
A ser assim, a melhor maneira de se acabar com os crimes é, se me perdoam a tautologia, descriminá-los. Se vale para as drogas, por que não valeria para outros tipos de transgressão? No Brasil, diga-se, o consumo, na prática, já é descriminado. Agora, o Ministério da Justiça tem um estudo indicando que também o “pequeno (?) traficante” tem de sair da cadeia.
O narcotráfico já demonstrou sua incrível capacidade de se reinventar. Se o “pequeno traficante” não tiver problemas maiores com a Justiça, é evidente que a saída para o grande traficante será fragmentar ainda mais a rede de distribuição. Até parece que um “pequeno” não está a serviço de um “grande”. Afinal, quem é o seu fornecedor?
“Então, Reinaldo, para você, também o consumidor comete um crime?” Ora, é evidente que sim. E é preciso ser um cretino ou um vigarista moral para ignorar que o dinheiro que ele dispensou na compra da “mercadoria” se transforma em dinheiro sujo e vai meter um revólver ou um fuzil na mão de um adolescente.
Quem cheira mata!

Um comentário:

Unknown disse...

Concordo em absolutamente tuudo, com o que disse Reinaldo Azevêdo...onde já se viu, continuar a passar a mão na cabeça dos usuários?? Acho que esta atitude chega a ser um incentivo a que continuem fazendo o uso da droga. E é claro que quem consome, patrocina essa desgraceira.