Foto: Divulgação
A frase final de "Bastardos Inglórios" (Inglourious Basterds) - que assisti pela segunda vez, neste domingo, 24, no Orient Cinelace -, dita por Aldo Raine (personagem de Brad Pitt) é esclarecedora (pode até parecer cabotinismo): “Eu acho que essa é minha obra-prima”.
O personagem comenta sobre a suástica feita a faca na testa do alemão inimigo para marcar sua condição de nazista para sempre. Fica a metáfora para a qualidade do filme. Esta é a obra-prima de Quentin Tarantino
Em “Bastardos Inglórios” estão reunidos quase todos os gêneros do cinema: ação, comédia, drama, guerra, romance, suspense e western.
O filme é dividido por capítulos - cinco. Começa com "Era uma Vez... Numa França Ocupada Pelos Nazistas", que faz referência ao cineasta italiano Sergio Leone (se "Era uma Vez no Oeste" e "Era uma Vez na América").
Em “Bastardos Inglórios” estão reunidos quase todos os gêneros do cinema: ação, comédia, drama, guerra, romance, suspense e western.
O filme é dividido por capítulos - cinco. Começa com "Era uma Vez... Numa França Ocupada Pelos Nazistas", que faz referência ao cineasta italiano Sergio Leone (se "Era uma Vez no Oeste" e "Era uma Vez na América").
Os demais capítulos são: 2. "Bastardos Inglórios", 3. "Noite Alemã em Paris", 4. "Operação Kino", e 5. "A Vingança da Face Gigante".
Já comentei em postagens anteriores sobre as citações e referências ao cinema, a filmes, atores, diretores. A Operação Kino da narrativa é comandada por um oficial que era crítico de cinema.
Tem citações a personagens do cinema como Cinderela, Mata Hari, Sherlock Holmes, a Edgard Wallace, que escreveu parte do argumento de "King Kong" (versão de 1932).
Disse que além da homenagem ao diretor italiano Enzo G. Castellari, do filme "O Expresso Blindado da SS Nazista" (Quel Maledetto Treno Blindato), que nos Estados Unidos teve o título de "The Inglorious Bastards", "Bastardos Inglórios" remete aos filmes "Os Canhões de Navarone" (Guns of Navarone), de J. Lee Thompson, 1961, com Gregory Peck e David Niven; "Os Doze Condenados" (The Dirty Dozen), de Robert Aldrich, 1967, com Lee Marvin e Charles Bronson; "Desafio das Águias" (Where Eagles Dare), de Brian G. Hutton, 1968, com Richard Burton e Clint Eastwood; "Cinco Para o Inferno" (Five For Hell), de Gianfranco Parolini, com Gianni Garko e Klaus Kinski; e "Sob o Signo da Vingança" (White Lightining), de Jospeh Sargent, 1973, com Burt Reynolds e Bo Svenson (que também atuou no filme de Castellari e que aparece no filme de Tarantino como um coronel americano).
São citados em "Bastardos Inglórios", os filmes "King Kong" (1933) e "Sargento York" (1941), com Gary Cooper.
Também referências aos filmes "Cinco Covas no Egito" (Five Graves To Cairo), de Billy Wilder, 1943, com Franchot Tone e Anne Baxter, de onde Tarantino diz ter se inspirado para criar o soldado herói nazista Fredrick Zoller; "Esta Noite Bombardearemos Calais" (Tonight We Raid Calais) de John Brahm, 1943, com John Sutton e Annabella; e Fugindo do Inferno (The Great Escape) de John Sturges, 1963, com Steve McQueeen e Charles Bronson.
Já comentei em postagens anteriores sobre as citações e referências ao cinema, a filmes, atores, diretores. A Operação Kino da narrativa é comandada por um oficial que era crítico de cinema.
Tem citações a personagens do cinema como Cinderela, Mata Hari, Sherlock Holmes, a Edgard Wallace, que escreveu parte do argumento de "King Kong" (versão de 1932).
Disse que além da homenagem ao diretor italiano Enzo G. Castellari, do filme "O Expresso Blindado da SS Nazista" (Quel Maledetto Treno Blindato), que nos Estados Unidos teve o título de "The Inglorious Bastards", "Bastardos Inglórios" remete aos filmes "Os Canhões de Navarone" (Guns of Navarone), de J. Lee Thompson, 1961, com Gregory Peck e David Niven; "Os Doze Condenados" (The Dirty Dozen), de Robert Aldrich, 1967, com Lee Marvin e Charles Bronson; "Desafio das Águias" (Where Eagles Dare), de Brian G. Hutton, 1968, com Richard Burton e Clint Eastwood; "Cinco Para o Inferno" (Five For Hell), de Gianfranco Parolini, com Gianni Garko e Klaus Kinski; e "Sob o Signo da Vingança" (White Lightining), de Jospeh Sargent, 1973, com Burt Reynolds e Bo Svenson (que também atuou no filme de Castellari e que aparece no filme de Tarantino como um coronel americano).
São citados em "Bastardos Inglórios", os filmes "King Kong" (1933) e "Sargento York" (1941), com Gary Cooper.
Também referências aos filmes "Cinco Covas no Egito" (Five Graves To Cairo), de Billy Wilder, 1943, com Franchot Tone e Anne Baxter, de onde Tarantino diz ter se inspirado para criar o soldado herói nazista Fredrick Zoller; "Esta Noite Bombardearemos Calais" (Tonight We Raid Calais) de John Brahm, 1943, com John Sutton e Annabella; e Fugindo do Inferno (The Great Escape) de John Sturges, 1963, com Steve McQueeen e Charles Bronson.
Mais detalhes: o leitor Thomas mandou mensagem informando que "andei pesquisando e descobri que Tarantino faz duas pontas no filme: o primeiro soldado nazista que aparece sendo escalpelado no filme. E, no filme dentro do filme "Orgulho da Nação", ele faz um soldado americano que diz a frase: "Eu imploro, nos temos que destruir aquela torre!".
3 comentários:
Que atenção privilegiada, Thomas!
Amei o filme e segui as indicações desse blog maravilhoso! Dimas Oliveira, vc é primoroso na sétima arte. Congratulações colega.
Boa semana.
Dimas, corrigindo, as duas pontas sao: o primeiro soldado nazista que aparece sendo morto no filme. E, no filme dentro do filme "Orgulho da Nacao", ele faz um soldado americano que diz a frase: "Eu imploro, nos temos que destruir aquela torre!".
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