Nesta sexta-feira, 16, visão do excelente film noir "Passos na Noite" (Where the Sidewalk Ends), de Otto Preminger, 1950. "Onde o Caminho Termina" é a tradução do título original. "Somente o coração de uma mulher poderia alcançar um homem assim", era o slogan anunciando o filme no lançamento.
Este filme foi preservado, em 2004, pela Academy Film Archive no Pickford Center For Motion Picture Study.
Na trama do drama criminal, o detetive sargento Mark Dixon (Dana Andrews) sempre quis ser algo que seu pai não era: um cara do lado certo da lei. Mas, ele é terrivelmente cruel. Será que sua natureza levará a melhor sobre ele? Após várias reclamações sobre a violência contra os criminosos, seu chefe, o inspetor Nicholas Foley (Robert F. Simon), o rebaixa. Foley diz que ele é um bom homem, mas precisa colocar a cabeça no lugar e ser mais parecido com o tenente Thomas (Karl Malden), que acaba de ser promovido. Enquanto isso, o gângster Tommy Scalise (Gary Merrill) tem um jogo ilegal e quer fazer do rico Ted Morrison um idiota, que foi trazido por Ken Paine (Craig Stevens) e sua acompanhante, Morgan (Gene Tierney), que descobre tarde demais que ele a está usando como isca. Paine ataca Morgan quando ela se recusa a participar. Morrison intervém, mas Paine o nocauteia. Isso parece ser o pior de tudo, mas depois descobre-se que o cara está morto; e Paine parece culpado. Logo, Dixon se apaixona por Morgan, mas não antes de perder a paciência mais uma vez e cometer um ato terrível, que tenta encobrir. O pai de Morgan, o motorista de táxi Jiggs Taylor (Tom Tully), pode levar a culpa e cabe a Dixon tentar atribuir a culpa a Scalise.
Curiosidades: Este é o último de uma série de filmes que Otto Preminger dirigiu para a 20th Century Fox, incluindo o clássico "Laura" (1944), que também é estrelado por Gene Tierney e Dana Andrews.
Conta com a única aparição em um filme do estilista e figurinista Oleg Cassini, que na época era casado com a atriz Gene Tierney. Os créditos iniciais do filme começam com inscrição na calçada com pessoas passando por cima. A música "Street Scene", de Alfred Newman, é assobiada. Peças de Beethoven e Mozart também estão na trilha sonora.
Ainda no elenco: Bert Freed, Ruth Donnely, Neville Brand, Kathleen Hughes, Louise Lane, Grace Mills, Snub Pollard e Wanda Smith.
Nenhum comentário:
Postar um comentário