Por Dimas Oliveira
O trailer de "Revoada" (ASSISTA), de José Umberto, publicado pela Abará Filmes, alcançou mais de 54 mil visualizações no YouTube. No Instagram, chegou a mais de 2,2 milhões de visualizações na semana da estreia. No entanto, a bilheteria do filme baiano está fraca nos cinemas, bem aquém do esperado. Em Feira de Santana, no Orient CinePlace Boulevard, o filme saiu de cartaz antes do período programado.
O que explica a falta de público?
O tema cangaço ainda interessa ao público. Sempre conta com problemática social, política, violência e apelo sexual. Mais, o filme remete ao melhor filme brasileiro de todos os tempos, "Deus e o Diabo na Terra do Sol", de Glauber Rocha.
No caso de Feira de Santana não se pode falar de altos preços dos ingressos - no complexo do Boulevard Shopping, custam R$ 22,00 inteira e R$ 11,00 meia.
No geral, pode ser a concorrência de arrasas-quarteirões e dos serviços de streaming.
Tem que se comparar. "Revoada" é como uma uma pérola no meio da porcariada, da ruindade geral do cinema brasileiro. Falta de qualidade que acaba influenciando na retração de público.
O grande público está vacinado e foge de cada título que surge. Quando aparece um filme de qualidade, o estrago já está feito e o público não arrisca. Mesmo com a intensa campanha nas redes sociais. Com tanta visualização poderia influenciar melhor.
A indiferença do público também pode ser creditada à uma alienação cultural.
"Mamonas Assassinas: O Filme", "Turma da Mônica Jovem: Reflexos do Medo", "Nosso Lar 2: Os Mensageiros", "Farofeiros 2", "Dois É Demais em Orlando", "Domingo à Noite", "Uma Família Feliz", "Licença Para Enlouquecer", "Meu Sangue Ferve Por Você", "Lucas e Gi em: Dinossauros" foram os títulos brasileiros que foram exibidos este ano na cidade. Nenhum de qualidade, o que demonstra que continua o momento muito ruim.
Um comentário:
merecedora de reflexão
Postar um comentário