Gary Cooper em "Matar ou Morrer" (High Noon)
Foto: Reprodução
Na noite desta segunda-feira, 19, mais uma revisão do clássico western psicológico "Matar ou Morrer" (High Noon), de Fred Zinnemann, 1952, com Gary Cooper e Grace Kelly. Trata sobre a solidão humana e o comportamento de uma pequena cidade paralisada pelo medo. Um filme presente em todas as listas dos maiores westerns já realizados.
O filme contém uma metáfora sobre a "caça às bruxas" de Hollywood. É também uma alegoria política. Os americanos consideram muito relevante este filme, tanto que uma cópia foi guardada numa cápsula do tempo para ser aberta em 2213.
A duração do filme é o tempo da ação narrada - entre às 10h40 e o meio dia de um domingo em Hadleyville, em 1870. No relógio, o passar dos minutos. Nesse período de tempo, o xerife Will Kane (Gary Cooper), recém-casado com Amy Fowler (Grace Kelly), tenta obter ajuda para enfrentar o pistoleiro Frank Miller (Ian MacDonald) - que está chegando de trem - e seus comparsas (Lee Van Cleef, Robert J. Wilke e Sheb Wooley). No passado, Kane mandou o criminoso para a cadeia. Todos dão conselho para que ele saia da cidade, até sua mulher. Mas o sentimento de dever, apesar do medo, fala mais alto.
Ganhador de quatro Oscar das sete indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood: Melhor Ator - Gary Cooper, Melhor Montagem - Elmo Williams, e Melhor Música e Melhor Trilha Sonora - Dimitri Tiomkin, com "Don't Forsake Me" (Não Me Abandone) - Assista: http://www.youtube.com/watch?v=1eCMEsv44ho
Nenhum comentário:
Postar um comentário