1.
Estação Ferroviária, já desativada
2.
Estação Ferroviária de Feira de Santana, nos anos 30
3. Muita
gente em frente da Estação
4. Dia de
festa na Estação
5. Imagem
mais antiga da Estação, atrás da Igreja Matriz, ainda sem as torres
Fotos: Reprodução
Fotos: Reprodução
Onde
atualmente está situado o Feiraguai, funcionou no
passado a Estação Ferroviária de Feira de Santana, que foi inaugurada no século
19, em 1876, como ponta do ramal que partia de Cachoeira, pela Estrada de Ferro
Central da Bahia. Durou 83 anos.
Era
operada pela Estrada de Ferro Central da Bahia (1876-1911), Cia. Chemins de Fer
Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935), e Viação Férrea Federal Leste
Brasileiro (1935-1958).
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época – durou seis anos, até 1964.
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época – durou seis anos, até 1964.
A velha
estação passou a servir de depósito da Prefeitura e depois foi abandonada. Era
uma construção com três prédios de duas águas fazendo os fundos da Igreja de
Santana, no centro da cidade. Nos seus fundos, outros prédios saindo de suas
extremidades completavam o pátio ferroviário, que ficava entre eles.
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
O trecho
entre Cachoeira e Feira de Santana foi o primeiro trecho aberto pela Estrada de
Ferro Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das
linhas da região, o trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a
ser um ramal, que foi extinto oficialmente em 16 de maio de 1975, mas que não
operava, pelo menos com passageiros, desde 1964. O resto do trecho original
entre Cachoeira e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os
trilhos do ramal foram retirados.
TRENS
TRENS
De acordo
com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nessa estação de 1876
a 1958. Alguns horários registrados: (1948) 9h20 e 19h20 (em dias alternados) e
7h55 (todos os dias) chegava a Feira; 4h25 e 11h45 (dias alternados) partia
para Conceição e 16h00 para Cachoeira (todos os dias).
Fonte:
"Estações Ferroviárias do Brasil (http://estacoesferroviarias.com.br/),
página elaborada por Ralph Mennucci
Nenhum comentário:
Postar um comentário