John Bromfield e Marian Carr em "A Morte Ronda o Espetáculo"
Fonte: IMDb
Com sete
anos de idade, comecei a assistir filmes. Como mantenho até hoje a
prática de fazer cadernos de filmes, posso lembrar que o 19º filme
visto, então com 10 anos de idade, em 1958, no Cine Íris, uma das quatro
salas de cinema existentes na época em Feira de Santana - as outras
eram Madrid, Plaza e Santanópólis - foi "A Morte Ronda o Espetáculo"
(Ring of Fear), de James Edward Grant, 1954.
Trata-se
de um drama de mistério passado em um circo (de Clyde Beatty, que faz
seu próprio papel de dono). Na ação, um maníaco homicida (Sean McClory)
se integra ao ambiente do circo e provoca uma série de acidentes para
arruinar o espetáculo. É quando é chamado um escritor policial (o autor
de romances policiais Mickey Spillane como um detetive) para solucionar o
caso, que tem como alvo uma bela trapezista (Marian Carr).
Tenho o
filme em minha coleção de DVD. Foi lançado pela Paramount, com o nome de
"O Circo do Medo". Com o exemplar em mão, a descoberta de que foi
produzido por John Wayne para a sua Batjac Production Company. Que além
de James Edward Grant, também roteirista, William A. Wellman foi
co-diretor. Que o ator Paul Fix foi um dos roteiristas. O escritor
Mickey Spillane (09.03.1918-17.07.2006) criou o personagem Mike Hammer
(de filmes como "A Morte Num Beijo" (Kiss Me Deadly), de Robert Aldrich,
1954, com Ralph Meeker).
Em
"Marty", de 1955, que ganhou o Oscar de Melhor Filme, Melhor Ator
(Ernest Borgnine), Melhor Diretor (Delbert Mann) e Melhor Roteiro (Paddy
Chayefsky, em uma cena de Marty (Borgnine) caminhando com Clara (Betsy
Blair) no Bronx, em Nova York, aparece o poster de "Ring of Fear" na
frente de um cinema.
Interessante
que na mesma época, antes de "A Morte Ronda o Espetáculo", a
assistência de outros dois filmes sobre a temática circense: "Trapézio"
(Trapeze), de Carol Reed, 1956, com Burt Lancaster, Tony Curtis e Gina
Lolobrigida, filme que inaugurou reforma com CinemaScope no Íris, em
1958; e "A Tragédia Conduz o Espetáculo", de C. Borghezio, 1955.
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