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9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Seminário Sobre Qualide da Educação Básica pela sétima vez



Nesta quarta-feira, 15,  Dia do Professor, a Academia de Educação de Feira de Santana realizou o VII Seminário sobre Qualidade da Educação Básica, tendo como tema "O Novo PNE - Plano Nacional de Educação".
O evento foi realizado no Teatro do Cuca e reuniu mais de cem participantes, dentre eles alunos e professores dos mais diversos estabelecimentos de ensino, que tiveram a oportunidade de ouvir reflexões ricas e pertinentes sobre  as perspectivas para a educação brasileira nos próximos dez anos, à luz das metas definidas pelo PNE.
O professor Fernando Alcoforado, portador de uma vasta experiência como professor de cursos de Pós-Graduação e consultor de organismos públicos e privados nacionais e internacionais, iniciou sua explanação mostrando como elaborar um Plano Nacional de Educação Consistente, descrevendo os passos e as estratégias, e em seguida direcionou sua apresentação para as 20 metas estabelecidas no novo Plano Nacional de Educação, avaliando cada uma delas. Em sua avaliação, fica evidenciada a fragilidade do PNE que, a seu ver, é decorrente de ter sido elaborado sem um referencial maior que seria a existência de um Plano Nacional de Desenvolvimento que o Brasil não possui.  Destacou a necessidade de universalização da educação com o sistema de educação à distância, considerando um dos grandes desafios da educação brasileira neste momento, lamentando o fato de que o PNE não prevê o uso da Educação á Distância para universalizar o ensino no país.   Apresentou também um gráfico contendo a evolução do orçamento geral da união  onde se verifica que 43,98% dos recursos são destinados ao pagamento de juros e amortizações da divida, restando fatias muito insignificantes para as ações que deveriam ser prioridade como a educação, que detém apenas 3,34%. Citou  algumas estratégias que considera essencial para que o governo possa dispor de recursos para investimentos em infra-estrutura econômica e social e disse não concordar com o critério de se estabelecer o percentual para investimentos na educação pública tomando como parâmetro o Produto Interno Bruto (PIB) porque quando acontece uma queda do  PIB  a educação fica ainda mais prejudicada. E concluiu dizendo que "para avançar, teremos que ver quanto custa uma educação de qualidade em reais, não em percentual."
 A seguir, aconteceu a exposição da professora Amali Mussi, que analisou as implicações das formulações do PNE na formação dos professores. Coordenadora do Colegiado de Pedagogia da Uefs, ela possui uma vasta experiência na Educação Infantil e Ensino Fundamental, na docência do Ensino Superior e na Gestão Acadêmica, em cursos de graduação e pós-graduação.
Iniciou sua fala referendando o que disse o professor Alcoforado quando enfatiza que a falta de planejamento é o principal motivo para que os projetos e ações não sejam bem sucedidos. Disse que quando o PNE busca a universalização do acesso ele não está priorizando a qualidade e acentuou:  é imperativo que o gestor enfrente os dados reais da educação, principalmente no que se refere à qualificação do professor para que se obtenha resultados satisfatórios no processo ensino-aprendizagem. Refletiu o alto índice da evasão escolar, a dificuldade no aprendizado, observando  que menos de 5% das crianças da 4ª. série estão plenamente alfabetizadas e abordou vários outros aspectos, à exemplo da atual situação das Licenciaturas, cujos dados comprovam uma acentuada redução no ingresso, assim como na conclusão dos cursos, a questão da avaliação do desempenho docente, a meritocracia que incentiva não só o docente mas também o aluno no processo ensino-aprendizagem, dentre outros.
O Seminário foi considerado proveitoso. "A Academia de Educação, pelo sétimo ano consecutivo, convida o professor para a reflexão de temas de extrema importância no cenário educacional, além de ser uma oportunidade para homenageá-los no dia a ele dedicado", considera a professora Anaci Paim, presidente da Academia.
(Com informações da Academia de Educação de Feira de Santana)

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