Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Sobre João Pedreira

No dia 19 de agosto de 1839, há 180 anos, "Filho legítimo do capitalista coronel Joaquim Pedreira de Cerqueira e de d. Antonia Ignacia Pedreira de Cerqueira, nasce João Pedreira de Cerqueira."
Como fonte dessa informação, Crônica Feirense, de Arnold Silva, no livro "Memórias: Arnold Ferreira da Silva", de Carlos Mello e Carlos Brito, editado pelo Núcleo de Preservação da Memória Feirense Rollie E. Poppino.
Ele dá nome do logradouro mais central de Feira de Santana, a praça João Pedreira, que em 12 de dezembro de 1897 teve seu calçamento concluído - também segundo a publicação citada acima.
Em 1878, o então coronel foi presidente da Câmara.
"Falla da Presidencia
O coronel reformado Joaquim Pedreira de Cerqueira, morador da Villa da Feira, animado de sentimentos patrióticos concebeu o projecto de melhorar a importante estrada d'aquella villa para a cidade de Cachoeira, uma das mais frequentadas da Provincia.
A distancia entre esses dous pontos pela via actual é de oito leguas, o transporte é feito ás costas de animais e também por carros á razão de 60 rs, por arroba em légua. Aquelle prestante cidadão entendeu, que a distancia podia ficar reduzida a seis léguas por optimos lugares. Á sua própria custa deu começo á exploração, partindo do largo da Matriz de Feira em direção à povoação da Conceição da Feira e d'ahi a Cachoeira, cortando a estrada de Amarella e Jacuipe.
Ainda não me comunicou o coronel o resultado de seus trabalhos; mas em officio de 22 do passado, diz-me o cidadão Leonardo José Pereira Borges, subdelegado da Feira, o seguinte acerca d'essa obra: - Aproveito a ocasião de falar na exploração, que, me consta, está fazendo o coronel Joaquim Pedreira de Cerqueira d'esta villa para a cidade de Cachoeira: este trilho tem seguido até hoje sem obstáculo. Sempre em bom terreno, e pela marcha, que leva, mostra que dará uma excelente estrada, diminuindo duas léguas da que actualmente existe.
Se os esforços do coronel Cerqueira corresponderem á sua previsão, a Presidencia irá em seu auxilio, dando esse importante melhoramento á cidade de Cachoeira."

Nenhum comentário: