Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 13 de agosto de 2019

"Baseado em fatos raciais?"


Por Miguel Lucena
O filme Baseado em fatos raciais, em exibição na Netflix, sustenta que o combate à maconha e à heroína, nos Estados Unidos, tem um viés racista. Dessa forma, o Estado conteria os negros, aprisionando-os por longos períodos.
Argumenta que a maconha é histórica e culturalmente ligada aos negros, tendo a droga contribuído para alargar a mente de grandes artistas do jazz, como Miles Davis, John Coltrane e Billy Holliday, e propiciar-lhes inspiração.
Ao centrar fogo no combate à venda e ao porte de maconha, o governo impediria que moças brancas se misturassem aos jovens negros e mexicanos para fazer dos EUA uma nação mestiça.
É muita viagem, viu?
Resta saber quem foi que o governo quis atingir combatendo drogas como a cocaína, que em certa época era de uso restrito a determinados segmentos endinheirados.
O mesmo argumento é usado para condenar as prisões por crimes contra o patrimônio, incluindo o latrocínio, sob a justificativa de que são delitos praticados por negros e pobres.
Como o Estado é ineficiente para combater a corrupção, o delito típico dos poderosos ficaria impune, o que começou a ser desmentido no Brasil após a bem-sucedida Operação Lava Jato.
É evidente que é mais fácil prender quem está cometendo delitos à vista de todos, como o vendedor de drogas que fica na esquina e o ladrão que assalta passageiros em um ônibus ou num estabelecimento comercial. Não faltam gente para reconhecer e vestígios para levarem até o autor do fato.
Não é pelo fato de o delinquente ser negro ou pobre, mas porque os mais necessitados que enveredam pelo mundo do crime não têm acesso aos métodos sofisticados de afanar os recursos públicos e ficam expostos à ação do aparelho repressor do Estado.
Os confrontos bélicos com a Polícia também se dão nesse contexto e, por isso, os bandidos comuns acabam, mais uma vez, ficando na mira direta das forças de segurança, o que não acontece com quem pratica crimes por baixo dos panos.
Essas são as razões, o resto é discurso ideológico ou viagens enfumaçadas.
Miguel Lucena é delegado de Polícia do Distrito Federal, jornalista e escritor
Fonte: "Diário do Poder"

Nenhum comentário: