Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

sábado, 3 de dezembro de 2016

Lembrando a primeira Estação Ferroviária de Feira de Santana

1. Estação Ferroviária, já desativada

2. Estação Ferroviária de Feira de Santana, nos anos 30
3. Muita gente em frente da Estação
3. Dia de festa na Estação
5. Imagem mais antiga da Estação, atrás da Igreja Matriz, ainda sem as torres
Fotos: Reprodução


Onde atualmente está situado o Feiraguai, funcionou no passado a Estação Ferroviária de Feira de Santana, que foi inaugurada no século 19, em 1876, como ponta do ramal que partia de Cachoeira, pela Estrada de Ferro Central da Bahia.
Era operada pela Estrada de Ferro Central da Bahia (1876-1911), Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935), e Viação Férrea Federal Leste Brasileiro (1935-1958).
Foi a primeira Estação Ferroviária da cidade, que ficava atrás da então Igreja Matriz, que era basicamente o limite da zona urbana na época. Em 1958, essa estação foi desativada e uma nova estação foi construída em ponto mais afastado do centro - a Estação Nova -, que era isolado na época.
A velha estação passou a servir de depósito da Prefeitura e depois foi abandonada. Era uma construção com três prédios de duas águas fazendo os fundos da Igreja de Santana, no centro da cidade. Nos seus fundos, outros prédios saindo de suas extremidades completavam o pátio ferroviário, que ficava entre eles.
No final dos anos 60, a estação velha foi demolida e no seu lugar se construiu a praça Presidente Médici, hoje chamada de Feiraguai, onde fica boa parte do comércio popular da cidade.
HISTÓRICO DA LINHA
O trecho entre Cachoeira e Feira de Santana foi o primeiro trecho aberto pela Estrada de Ferro Central da Bahia, no ano de 1876. Em 1942, com a remodelação geral das linhas da região, o trecho entre Conceição de Feira e Feira de Santana passou a ser um ramal, que foi extinto oficialmente em 16 de maio de 1975, mas que não operava, pelo menos com passageiros, desde 1964. O resto do trecho original entre Cachoeira e Conceição passou a fazer parte da Linha Sul desde 1942. Os trilhos do ramal foram retirados.
TRENS
De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nessa estação de 1876 a 1958. Alguns horários registrados: (1948) 9h20 e 19h20 (em dias alternados) e 7h55 (todos os dias) chegava a Feira; 4h25 e 11h45 (dias alternados) partia para Conceição e 16h00 para Cachoeira (todos os dias).

Fonte:
"Estações Ferroviárias do Brasil (http://estacoesferroviarias.com.br/)
página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht

Um comentário:

Unknown disse...

Havia o "Motriz" que fazia Feira-Salvador e Salvador-Feira, diariamente.