Em 1917, o Governo da Bahia traçou o primeiro de uma série de planos para a construção de estradas de rodagem (para automóveis) que ligariam Salvador, a capital, a todas as regiões do Estado.
Em fevereiro de 1918, teve início a construção da estrada partindo de Salvador para Feira de Santana, de 144 quilômetros com seis metros de largura. No mês de abril do mesmo ano a estrada começou a ser aberta a partir de Feira para a capital. Em março de 1920, a estrada chegou ao distrito de Humildes, com 20 quilômetros.
Em janeiro de 1928, iniciou-se o tráfego regular de veículos de passageiros e cargas, na Salvador-Feira, inaugurada oficialmente em 25 de abril de 1929.
Na antiga estrada, hoje rua Olney São Paulo, existe um marco quilométrico (139 km), construído com cimento, fincado nas imediações do Conjunto Penal.
Em fevereiro de 1918, teve início a construção da estrada partindo de Salvador para Feira de Santana, de 144 quilômetros com seis metros de largura. No mês de abril do mesmo ano a estrada começou a ser aberta a partir de Feira para a capital. Em março de 1920, a estrada chegou ao distrito de Humildes, com 20 quilômetros.
Em janeiro de 1928, iniciou-se o tráfego regular de veículos de passageiros e cargas, na Salvador-Feira, inaugurada oficialmente em 25 de abril de 1929.
Na antiga estrada, hoje rua Olney São Paulo, existe um marco quilométrico (139 km), construído com cimento, fincado nas imediações do Conjunto Penal.
(Com informações de Adauto Franco)
Um comentário:
onde consigo o mapa dessa antiga estrada salvador - feira de santana? grato.
Postar um comentário