Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Telefones: (71) 3634-6194/ 6197/ 6060 - (71) 99965-4537 * E-mails: cpl@construtorapereiralima.com.br - construtoraplima@terra.com.br * Site: https://construtorapereiralima.com.br/

No Orient CinePlace Boulevard

No Orient CinePlace Boulevard
19 (Legendado)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Quase um périplo por Salvador





O artista visual Leonel Mattos é uma das mais singulares expressões das artes plásticas da Bahia, com contundente repercussão fora do Estado e além das fronteiras do país.
São inúmeras exposições em galerias, salões de arte, bienais e mostras diversas em seu currículo. Um artista premiado e reconhecido pelos bons nomes de peso da crítica especializada, que já analisaram, com entusiasmo, a sua obra.
Artista antenado com o seu tempo, ele não se contenta apenas com o pincel e o cavalete. Embrenha-se no aprendizado das diversas técnicas que a sua arte permite: Intervenções urbanas, instalações, esculturas etc.
O certo é que conhecia a sua obra - inclusive através ,do documentário curta-metragem "Leonel Mattos a 24 Quadros Por Segundo", realizado em 2009 pelo cineasta Tuna Espinheira, premiado na Jornada Internacional de Cinema da Bahia como Melhor Produção -, mas não conhecia pessoalmente o artista.
Na tarde desta quarta-feira, 21, andando em Salvador, pelo Santo Antônio Além do Carmo, deparei com o Ateliê/ Residência de Leonel Mattos e da também artista visual Paulla Bomfim, na Rua do Carmo, 30. Naturalmente, não perdi a oportunidade de um encontro agradável com o casal. Foram cerca de 30 minutos de conversa sobre interesses recíprocos: artes plásticas e arte cinematográfica. E ainda saí da Casa Verde com um mimo presenteado, com dedicatória, por Leonel. Uma tela com cores suaves e alegres, que enriquece minha sala com artes plásticas.
Quase périplo
Em Salvador, com Doralice, as filhas Thaís e Tamara e a neta Maria Clara, um dia como turista, visitando o Centro Histórico: Mercado Modelo, Elevador Lacerda, Terreiro de Jesus (com direito a acarajé) Pelourinho, museus como o MAM, Cidade da Música da Bahia, Cine Glauber Rocha, Praça Castro Alves, Sala de Arte no MAM, além da escadaria da Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, a igreja do filme "O Pagador de Promessas", conhecida como Igreja de Santa Bárbara - na história do filme de Anselmo Duarte, um dos melhores do cinema brasileiro, o protagonista Zé do Burro (Leonardo Vilar) faz promessa à santa para salvar seu animal. Para finalizar o quase périplo, uma moqueca de camarão em boteco do Solar do Unhão.

Nenhum comentário: