Após a data limite, não será possível emitir o título de eleitor, votar nas eleições 2026 e transferir o domicílio eleitoral, entre outros serviços
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia alerta: para votar nas Eleições Gerais de 2026, o eleitor baiano deve estar apto até o dia 6 de maio. Depois desta data, o cadastro eleitoral estará fechado para a Justiça Eleitoral se dedicar à organização do pleito, que ocorre no dia 4 de outubro.
A menos de quatro meses para o término do prazo, a população baiana pode procurar as unidades da Justiça Eleitoral, de forma antecipada, para emitir o primeiro título de eleitor, solicitar transferência de domicílio eleitoral, atualizar informações cadastrais, regularizar a situação eleitoral, ou acessar os demais serviços.
A secretária geral da Presidência do TRE-BA, Maria do Socorro Carvalho, reforça a importância de se atentar ao tempo limite e não deixar para comparecer no último momento aos postos eleitorais para resolver as pendências. "Não tendo o título e estando com a situação irregular, o eleitor não poderá votar nas Eleições de 2026, portanto, é preciso ficar atento ao prazo final para não perder o direito de exercer a cidadania. É fundamental procurar o atendimento da Justiça Eleitoral o quanto antes, evitando filas e o risco de perder o prazo", esclareceu.
O encerramento cadastral é previsto em todos os anos eleitorais e ocorre 150 dias antes da eleição, conforme estabelece a Lei das Eleições.
Onde buscar atendimento?
São diversos pontos de atendimento do TRE-BA na capital e no interior do estado oferecendo os serviços eleitorais. Além da Central de Atendimento ao Público (CAP) na sede, em Salvador, há a disponibilização de apoio em unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).
Cartórios eleitorais, instalados em 180 municípios do interior baiano, disponibilizam os Postos de Atendimento ao Publico, além de contar com a rede SAC em algumas cidades.
Os eleitores também podem realizar os procedimentos de forma on-line, sem sair de casa, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal TRE-BA.
Para ser atendido, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto (original) e comprovante de residência atualizado, emitido há, no máximo, três meses. Homens que completam 19 anos em 2026 também devem apresentar o certificado de quitação militar.
Primeiro voto
Jovens que terão 16 anos completos na data da Eleição Geral podem procurar a Justiça Eleitoral para se alistarem e garantirem a participação na votação. A partir dos 15 anos, é facultativo emitir a primeira via do título de eleitor e, dos 16 aos 17 anos, o exercício do voto também não tem caráter obrigatório.
Impedimentos para quem permanecer irregular
Além de não poder votar na eleição deste ano, aqueles eleitores que permanecerem em situação irregular com a Justiça Eleitoral estarão sujeitos a outros impedimentos, como a restrição em tirar passaporte, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino, entre outros. Consulte sua situação eleitoral de qualquer lugar nas opções abaixo:
Site do TRE-BA: no menu lateral do site, clique diretamente na opção "situação eleitoral", em seguida, realize a autenticação e a consulta.
Autoatendimento Eleitoral: também na página inicial do TRE-BA, acesse o menu lateral Serviços > Autoatendimento do Eleitor. Clique em "Título Eleitoral" e depois em "Consultar situação eleitoral".
e-Título: o aplicativo pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após o download, basta inserir os dados pessoais e realizar a consulta no menu "mais opções".
NAVE: utilizando a inteligência artificial Maia, o Núcleo de Atendimento oferece diversos serviços da Justiça Eleitoral. É possível realizar a consulta em um chat pelos aplicativos de mensagem: Telegram (@maiatrebot) e WhatsApp, por meio do número (71) 3373-7000, que é a Central Telefônica. Além dessas opções, disponibiliza o correio eletrônico nave@tre-ba.jus.br para atendimento por e mail.Eleitorado apto atualmente - O Brasil fechou o ano de 2025 com um total de 155..155.385.134 eleitores aptos ao voto, já na Bahia esse número é de 11.094.303 eleitores (as) regulares. Os números são do dia 1 de janeiro, consultados no Portal de Estatísticas do TSE. Enviado por Caroline Garrido dos Santos Amaral - Ascom TRE-BA

Nenhum comentário:
Postar um comentário