Votação, com participação de 88,5% dos associados,
consagra diretoria marcada por ampla representatividade regional
O Sindicombustíveis Bahia elegeu, na quarta-feira, 28, a nova diretoria que estará à frente da entidade no mandato 2026–2030. A votação foi encerrada às 17 horas e confirmou a vitória da chapa única, encabeçada por Glauco Alves Mendes (Foto 1), atual diretor jurídico, com significativa participação de 88,5% dos associados, mostrando o engajamento da revenda com a entidade em função do trabalho desenvolvido em prol da categoria.O processo eleitoral ocorreu de forma híbrida, com votação presencial na sede do sindicato e também via Correios. A diretoria eleita (Foto 2) se destaca pela ampla representatividade regional, reunindo dirigentes de todas as regiões da Bahia.
Ao todo, a nova composição conta com 25 nomes, sendo seis mulheres, o que representa um quarto de participação feminina, além de 12 diretores exclusivamente do interior, equivalentes a 48% da diretoria. Considerando os diretores que atuam na capital e interior, essa ramificação para todo o Estado é ainda maior.
Para o associado Fernando Passos, do Posto Independência, em Salvador, a participação no processo eleitoral reforça a importância do vínculo com a entidade. "O sindicato me ensinou a trabalhar na atividade quando iniciei há dez anos, orientando a gestão da minha empresa. Dei as mãos e nunca mais larguei. Faço questão de manter essa proximidade, votando e fazendo parte da entidade que me apoia e me representa."
O presidente que encerra o mandato, Walter Tannus Freitas, destacou o fortalecimento institucional do Sindicombustíveis Bahia ao longo dos últimos anos. "A principal marca da nossa gestão foi a construção de relações. Hoje, o sindicato é respeitado pelos órgãos públicos e de fiscalização, e construímos um canal direto com o revendedor que se refletiu no crescimento expressivo do número de associados."
Ele também ressaltou o caráter coletivo da gestão sindical. "Ninguém conduz um sindicato sozinho. Sempre tive o apoio da diretoria, dos colaboradores, dos parceiros, da revenda e, principalmente, dos associados. Tenho certeza de que a nova gestão dará continuidade a esse trabalho e avançará ainda mais."
Eleito presidente, Glauco Alves Mendes assume com a proposta de manter a linha institucional da entidade, aprofundar o diálogo com associados e órgãos de controle, combater desvios e estar atento às práticas que fortalecem o segmento.
"Construímos uma diretoria representativa das diferentes regiões da Bahia, inclusive com presença feminina significativa. Nosso compromisso é fortalecer a relação de confiança com o associado, atuar de forma responsável junto aos órgãos de fiscalização, combater práticas ilegais e a concorrência desleal, além de acompanhar os avanços em modernização e tecnologia que impactam o setor."
A nova diretoria assume no dia 15 de março. A posse solene está marcada para o dia 17 de março na sede do sindicato, em Salvador.
Perfil do presidente eleito
Glauco Alves Mendes é advogado, com 28 anos de experiência nas áreas jurídica empresarial e pública, com atuação em órgãos do poder municipal. Possui mestrado e é doutorando em Direito pela Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal), além de pós-doutorado pela Universidade de Messina (Itália). Atua no setor de revenda de combustíveis desde 2008, em postos localizados na capital e no interior da Bahia, e, atualmente, exerce o cargo de diretor jurídico do Sindicombustíveis Bahia.DIRETORIA ELEITA (2026–2030)
Diretores
Presidente: GLAUCO ALVES MENDES
1º Vice-presidente: LEANDRO VIDIGAL GUIMARÃES CAMELYER
2º Vice-presidente: BALDOMERO GONÇALVES FILHO
Diretor Jurídico: DAYANE DE ALMEIDA ARAÚJO SOBRAL
Diretor Financeiro: WALTER TANNUS FREITAS
Diretor Administrativo: ERICO GOUVEIA DE OLIVEIRA
Diretor Social e de Comunicação: CARLOS TEIXEIRA DE FREITAS NETO
Diretor de Patrimônio: ROBERTO PAULO BATISTA DE ALMEIDA
Diretor de Relações Comerciais: RODRIGO SILVA DE SOUZA
Diretora de Lojas de Conveniência: LEILANE VASCONCELLOS LOUREIRO
Vice-presidentes regionais
Vale do São Francisco: PLÁCIDO ALEXANDRE MELO DO NASCIMENTO
Extremo Sul: BRUNO SOARES MENDES
Sul: VERÔNICA NOGUEIRA PASSOS TAVARES
Agreste: ANTÔNIO CARLOS OLIVEIRA GONÇALVES JÚNIOR
Recôncavo: JOSÉ NUNES SOBRINHO NETO
Sudoeste: MARIA CAROLINA CARDOSO COSTA
Diretores suplentes
LUCIANO DOS SANTOS RAMOS
ANTÔNIO SIMÕES DE MELO FILHO
DALILA CAROLINE DE SÁ NEVES
Conselho fiscal
UMBERTO COSTA SANTOS
SANDOVAL JESUS DA SILVA
LUIZA VILLAS BOAS LOMANTO CORREIA DE MELO
Conselho fiscal suplente
EDNEI LEAL RIBEIRO
GERALDO BULHÕES DE SOUZA
CLÁUDIO OLIVEIRA BOAVENTURA
Delegados representantes junto ao conselho da Fecombustíveis
WALTER TANNUS FREITAS
GLAUCO ALVES MENDES
Enviado por Elis Ramos, da AC Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário