Atividades serão reabertas em março, com celebração de 50 anos e com a Biblioteca Outran Borges fortalecida
A Academia Feirense de Letras (AFL) retoma oficialmente suas atividades em março com um calendário marcado por celebração, memória e fortalecimento cultural. A entidade, atualmente presidida pelo médico e escritor João Batista de Cerqueira, terá em 2026 um ano especial dedicado aos 50 anos de sua Instituição.
A Sessão Solene de abertura do Ano Acadêmico foi marcada para 26 de março, uma quinta-feira, no histórico Casarão Fróes da Motta. Na programação, constam o lançamento da Antologia com textos selecionados no Concurso de Crônicas, Contos e Poesia e a assinatura do convênio com a Fundação Senhor dos Passos. O acordo consolida o apoio institucional à Biblioteca Digital Outran Borges, consolidando a agenda de cooperação cultural entre as entidades.
Realizações em curso
A Biblioteca Digital, que já está em funcionamento, reúne acervo voltado à produção literária e historiográfica feirense, permitindo acesso remoto a obras, pesquisas e documentos que antes estavam dispersos. O projeto homenageia o saudoso médico, escritor e jornalista Outran Borges, um dos mais importantes intelectuais de Feira de Santana na segunda metade do século passado
Além de promover a preservação da memória escrita, a AFL se prepara para ampliar suas ações de incentivo à leitura e à produção literária local. O concurso literário, agora transformado em Antologia, tem atraído novos autores e impulsionado a circulação de textos, fortalecendo o cenário cultural feirense e aproximando diferentes gerações.
Cinco décadas
Ao completar 50 anos, a Academia entra em seu ano jubilar com o propósito de reafirmar o papel das instituições culturais na formação da identidade urbana. Em tempos de memória digital, a presença de acervos públicos acessíveis e iniciativas de estímulo à criação literária contribuem para atualizar o lugar da AFL na vida intelectual da cidade.
Fonte: Feira Hoje


Nenhum comentário:
Postar um comentário