Filme realizado há 50 anos, em 1958, "O Velho e o Mar" (The Old Man and the Sea), de John Sturges, é um clássico do cinema. Não o conhecia e assisti em DVN na noite desta quarta-feira, 24.
Baseado no livro homônimo de Ernest Hemingway, "O Velho e o Mar" tem na interpretação de Spencer Tracy (Foto: Reprodução) a sua razão de ser. O filme deu a ele a sexta de um total de nove indicações ao Oscar que teve ao longo de sua carreira. "O Velho e o Mar" conquistou o Oscar de Melhor Trilha Sonora (Dimitri Tiomkin) - além de ser indicado nas categorias de Melhor Ator (Spencer Tracy) e Melhor Fotografia (Colorida) - e os prêmios de Melhor Filme e Melhor Ator no National Board of Review de 1958. Recebeu ainda uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator - Drama (Spencer Tracy).
Sozinho em um pequeno barco, um velho pescador cubano captura um imenso marlin - e desafia o mar, luta contra tubarões e contra o clima para levar seu grande prêmio par casa. Assim, a busca obsessiva do indomável espírito humano é o principal tema do filme. Também o sentimento de amizade - um garoto o acompanha durante boa parte da narrativa, ajudando-o sempre que possível. Foi realizado parcialmente na ensolarada Cuba.
2 comentários:
O filme é muito bom e fiel ao livro!
Belíssimo de fato...
Postar um comentário