Segundo tenente João Carlos Oliveira recebe Delegacia do capitão Adagilmário Brito Santos
A 9ª Delegacia de Serviço Militar de Feira de Santana passa a ter um novo delegado a partir desta quarta-feira, 12, quando acontece a solenidade de posse do segundo tenente João Carlos Oliveira, às 15h30, no Foyer Museu Parque do Saber. A Delegacia é jurisdicionada à 17ª Circunscrição de Serviço Militar. Ele receberá o cargo delegado do capitão Adagilmário Brito Santos, que exerceu o papel de delegado durante três anos.
O prefeito Tarcízio Pimenta, como presidente da Junta do Serviço Militar do Município, que é supervisionada pela 9ª Delegacia, participará da cerimônia de transmissão de cargo.
Segundo o capitão Adalgimário, “a Junta é o lugar onde o jovem cidadão dá o pequeno passo do alistamento militar que, na verdade, é um grande passo para a cidadania. Com isso, se o jovem residir no município tributário, com unidade militar, como é o caso de Feira de Santana, passa por uma seleção em que se define o contingente de incorporados ao Exército, no 35º Batalhão de Infantaria, , média de190 anualmente”.
Ao sair da 9ª Delegacia de Serviço Militar, o capitão Adalgimário Brito Santos, será transferido para a reserva remunerada, de acordo com os dispositivos regulares dentro da força, que prevê um rodízio de funções entre os militares.
De acordo com ele, Feira foi a sua primeira unidade militar, onde trabalhou como monitor de instrução ao ser classificado no 35º BI, após concluir o curso de sargento em Garanhuns (PE), em 1976. O capitão exerceu também a função de delegado do Serviço Militar por seis anos em Sergipe.
Já o segundo tenente João Carlos Oliveira, está em atividade militar desde 1981, quando foi incorporado no 2º Batalhão de Infantaria Leve, em São Vicente, (SP). “Fiquei até 1999 na cidade e passei a maior parte da carreira na área combatente. Fui soldado, cabo, sargento corporário, depois terceiro sargento na Escola de Sargentos de Armas (ESA) e, durante todo esse período, fui monitor de tropa”, conta.
Na seqüência de atividades, o sargento foi promovido ao cargo de primeiro sargento e transferido de São Vicente para Imperatriz (MA), onde permaneceu de 2000 a 2002. De 2003 a 2009 exerceu as funções de sub-tenente e tenente em Porto Velho (RO), e ao ser nomeado delegado do Serviço Militar, veio para Feira de Santana há duas semanas.
O oficial afirma está bastante agradecido por ter sido confiada a ele cargo de tamanha importância. “É uma função de dupla responsabilidade, pela importância do Serviço Militar no país e por tentar substituir a pessoa do capitão Adalgimário, que é bastante querido na cidade, dando prosseguimento ao seu bom trabalho e, na medida do possível, aprimorando”, relata.
Para o capitão Adalgimário os seus três anos de serviços foram bastante positivos, porque, dentre outros motivos, durante o período a cota de alistamento anual - 1% da população, que em Feira de Santana representa cerca de 6 mil jovens alistados - foi atingida.
“Também porque os presidentes de juntas militares têm apoiado e, o que é mais importante, o cidadão que procura exercer suas obrigações militar, pode, através disso, exercer também a sua cidadania”, conclui.
São 25 municípios na jurisdição da 9ª Delegacia de Serviço Militar. Além de Feira de Santana, estão Anguera, Antônio Cardoso, Água Fria, Baixa Grande, Boa Vista do Tupim, Coração de Maria, Iaçu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Itaberaba, Itatim, Macajuba, Mairi, Marcionílio Souza, Pintadas, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, Serra Preta, Tanquinho, e Várzea da Roça.
(Com informações da Secretaria de Comunicação Social)
Nenhum comentário:
Postar um comentário