Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

"O negócio é montar a Caravana Rolidei"

Deu no "Blog Reinaldo Azevedo":

Leram a entrevista de Barretão?
Pois é… Ele está em busca de motivos para o fato de o filme ter naufragado. Acho curioso que ele não pense numa hipótese simples, corriqueira: a ruindade da obra. Um produtor experiente como ele sabe que, no cinema, nada substitui o diz-que-diz-que… E, máxima vênia, “diz que” o filme é ruim pra caramba! Aí o telespectador foge mesmo.
Um amigo que viu - ainda não paguei essa penitência - jura que a fita está indo é bem demais. E atribui esse fato à militância petista. Segundo ele, sem uma certa caridade ideológica ou a obrigação profissional (caso dele), é duro segurar a peteca até o fim.
Barretão sabe que não tem essa de lançamento errado, Avatar etc. Foram dois os erros principais:
a) O primeiro foi mesmo de expectativa. O filme mais caro da história do cinema brasileiro ambicionou ser o de maior bilheteria;
b) se a expectativa era essa, já expliquei em outro texto que a personagem teria de ser outra.
Tudo me faz crer - quando eu vir, digo se concordo com isso - que a personagem das telas não corresponde à personagem de verdade. O Lula que está lá, mesmo romanceado e já filtrado pela estética das novelas, é o intelectual orgânico da classe trabalhadora, o herói sem máculas, o predestinado, o que antevê o futuro, sempre muito sério, muito grave…
O Lula de verdade é bem mais macunaímico, né? É o cara que gosta de enchente porque não precisa trabalhar; é o sujeito que inaugura uma unidade popular de saúde e diz que até dá vontade de ficar doente só pra ser atendido ali; é o sujeito que se orgulha de não estudar…
Leram "Memórias de um Sargento de Milícias"? Não? Então leiam. É uma delícia! Lula é o Leonardo Pataca que deu certo. O chamado “povo” aprecia nele mais os aspectos picarescos de sua personalidade do que esse misto de realismo socialista com Glória Perez, que, parece, foi levado às telas.
E agora? O filme foi imaginado para seduzir platéias fora da órbita da militância petista. Está claro que ninguém está disposto em gastar alguns tostões a mais. O que fazer? Sugiro que Barretão se inspire em Cacá Diegues - ou em de seus filmes: "Bye Bye Brasil". O negócio é montar a Caravana Rolidei e sair por aí, oferecendo o filme de graça. Ou quase. Ao fim da apresentação, Salomé e Lorde Cigano passam o chapéu.

Um comentário:

Unknown disse...

Não creio que eles precisem passar o chapéu, até porque o filme não foi feito com a intenção de dar lucro mesmo. Eu soube que o Lula do filme, não tem nada de original, nada a ver com Lula verdadeiro e seus modos mal educados. Já começam a enganar por aí, querendo passar pro povão uma imagem totalmente errada e melhorada do CARA. E não querem que desconfiemos das intenções do filme! Mas essa da Caravana Rolidei pode parecer piada, mas lá, onde o vento faz a curva, no interiorzão, pode render bons frutos prá êles, conhecendo o povo generoso e despreparado prá entender tanta esperteza. Tomara eu esteja enganada!