Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

terça-feira, 29 de setembro de 2009

TSE lembra que emenda constitucional não retroage

O aviso do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, dado na segunda-feira, 28, (veja matéria TSE envia ofício com informação sobre data-limite para aplicar a emenda que altera o número de vereadores no Blog Demais) aos presidentes de Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de todos os estados de que, pelo entendimento da corte, propostas como a PEC dos Vereadores não podem valer para a atual legislatura, é um claro sinal de que há resistência na cúpula do Judiciário à posse imediata de suplentes de vereadores.
A Proposta de Emenda à Constituição, aprovada pela Câmara dos Deputados, cria 7.709 vagas de vereadores em todo o país. A emenda obteve 380 votos a favor, 29 contra e duas abstenções, após um ano de pressão dos suplentes. O Brasil tem atualmente um total de 51.748 vereadores.
O presidente do TSE relembrou que, em 2007, o Tribunal concluiu que emenda constitucional não retroage. Ou seja, não pode ser usada para justificar a posse de suplentes eleitos na eleição anterior.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, é da mesma opinião que Ayres Britto - os efeitos da mudança só devem valer para as eleições municipais de 2012. Até o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) avisou que questionará a PEC no Supremo assim que houver posses.

Nenhum comentário: