Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Recortes de periódicos de Feira de Santana - 1877-1888

"Attenção - Nesta Typographia se dirá quem compra uma preta de bons costumes, pagando bem se agradar".
"Companhia dramatica - Chegou ante-hontem da capital a companhia dramatica que é dirigida pelo actor Vieira Villas, a qual, com certeza, vem nos dar noites agradabilissimas.
No theatro da nossa capaital, onde exhibiu uma serie de espetaculos, foi sempre coroada de felix exito.
Conhecida como é em outras provincias a Feira de Sant'Anna, não quiz a companhia retirar-se sem que lhe fizesse uma visita.
É de se esperar que o nosso publico, que tranto estremece pelo adiantamento d'esta cidade, aquilatando devidamente o merito, presta o concurso indispensavel a essa empreza.
Si non é vero, para que termos um theatro com o qual foram não pequenos os nossos esforços?
Com A Virgem do Mosteiro, que tanta aceitação ha tido no mundo civilisado, estréa hoje a companhia Vieira Villas".
***
"Escandalo - É descomedido o que se dá n'uma casa à rua do Conde d'Eu, onde se reune uma porçao de capadocios.
Alli tem logar consecutivamente nos dias de domingo, sambas, os quaes são acompanhados de cantigas e palavras immoraes que ferem à chatos ouvidos, além de perturbar o silencio publico.
Chamamos para isto a atenção do digno sr. delegado de polícia".
***
"Com razão - Pedimos encarecidamente aos senhores que não nos quizerem honrar com a sua assignatura, o obsequio de nos devolver logo no mesmo dia para não ficarmos na espectativa".
***
"Vantagem - Os nossos assignantes terão direito a publicação gratuita de cada annuncio quando ella exceder de tres vezes".
***
"... cumpre as autoridades tomarem serio conhecimento d'isto, pois não estamos em os bellos tempos de Lucas".
***
"Precisa-se de uma pessoas que saiba ler e escrever, e de muita probidade, afim de ser empregada em diversos pequenos serviços com ordenado modico e cada para moradia.
Quem estiver nestas circunstâncias procure informações nesta typographia".
***
"Clinica medica - O Dr. Silva Ramos recentemente chegado da Bahia, offerece seus serviços medicos ao publico d'esta cidade. Chamados a qualquer hora em casa de sua residencia, à rua do Senhor dos Passos, nº 42. Consultas e visitas gratis aos pobres".
***
"Está concluida a estatua da liberdade que sobre a forma de pharol, deve ser colocada em New York, conforme refere um jornal portuguez.
Deve seguir brevemente de Pariz para America, dividida em 300 peças.
É a obra mais considerável que se tem feito até hoje neste genero.
Os collossos de Memnon, estatua de Jupter, de Olimpo, de Phidias, collosso de Rhodes e outras obras de escultura, são de proporções inferiores às da estatua da liberdade, de Bartoldi.
Esta estatua mede 46m08 da base à extremidade do facho, que o braço direito sustenta, erguido a cima da cabeça (...) A cabeça, onde cabe 20 pessoas, tem 4 metros de altura, os olhos 0,65 de diametro. Sóbe-se interiormente por uma escada de 180 degraus. O peso total da estatua é de 209.000 kilos".
***
"Na Praça da Victoria, de Buenos Ayres, foram corridos a pau alguns vendedores de bilhetes de loterias do Brazil.
Um delles ficou gravemente ferido na cabeça, sendo levado ao hospital".
Notas, avisos, anúncios e até notícias internacionais como esses citados acima estão em jornais editados em Feira de Santana entre 1877 e 1888. Também informação como a existência de loja maçônica, Caridade Segredo Feirense, com convite para posse em 21 de novembro de 1888, publicado três dias antes, bem como do jornal "Diário Mercantil", que só durou sete números, por não conseguir cobrir a despesa mensal de 221$000 (réis). Tem jornal que transcrevia capítulos de romances e que anunciavam empresas da capital. Outro que trata do comércio, com preços de gêneros da feira livre e sobre o campo do gado, "onde talharam-se para o consumo do dia 25 (de julho de 1881) 55 rezes".
Os jornais são: "O Motor" (diário) "Correio da Feira", "Cidade da Feira", "O Progresso", "Jornal da Feira", "Correio de Noticias", "Eccho Feirense", "O Capítulo" e "O Vigilante", na coleção "Memórias - Periódicos Feirenses 1877-1888", editada pela Fundação Senhor dos Passos, através do Núcleo de Preservação da Memória Feirense.

Nenhum comentário: