Venda antecipada de ingresso no Orient Cineplace Boulevard

Venda antecipada de ingresso no Orient Cineplace Boulevard

Lançamento nacional dia 31

Lançamento nacional dia 31
No Orient Cineplace Boulevard

No Orient Cineplace Boulevard

No Orient Cineplace Boulevard

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Gastronomia e jazz: Festival Sabores de Itacaré em sua quarta edição


Vista panorâmica de Itacaré 
Foto: Elton Andrade
Açaí na Coroa de Chocolate do Café Cacau 
Foto: Mário Nogueira

Laurent Rivemales na Programação Musical 
Foto: Divulgação

Apontado como um dos melhores festivais gastronômicos da Bahia, a quarta edição Festival Gastronômico Sabores de Itacaré ocorre entre 13 a 23 de julho, em 30 restaurantes da cidade com uma programação cultural cheia de atrações. 
Quem estiver na cidade, localizada no litoral Sul da Bahia, poderá degustar pratos diversos feitos à base de produtos cultivados na região. E o melhor, com preços promocionais, que variam de R$ 7,00 a R$ 55,00 e estão divididos em cinco categorias: prato principal, petisco, lanche, sobremesa e drinque.
"A proposta é a gente inovar, diversificar a oferta turística, integrar a economia e potencializar a gastronomia local transformando-a num produto e roteiro turístico", afirma Júlio Oliveira, secretário de Turismo, organizador do evento.
Este ano o evento ganha um time de peso, que vai abrilhantar a programação da Cozinha Show. Entre alguns nomes estão os chefs Leonardo Roncon, paulista de Santo André, especializado em alta gastronomia e apresentador do programa "Chefs em Ação", do Canal Sony; Marcos Oliveira, mais conhecido como Chef Meia Noite, natural de Itacaré e que atualmente comanda o Restaurante Capim Santo, em São Paulo; Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, do restaurante Origem em Salvador e Caco Marinho do restaurante Doc, um dos mais bem-sucedidos chefs de Salvador. Além do chef Ricardo Brito do restaurante Al Mare e Cristiano Ribeiro do Senac Salvador.
A Cozinha Show vai ocorrer todas as noites, sempre às 18 horas. O espaço é preparado para a interação entre profissionais da gastronomia e o público. Os chefs convidados mostram suas habilidades, preparam receitas ao vivo e ensinam alguns truques da cozinha.  
Quem também passa por lá são os chefs da terra, Júnior França, consultor em Gastronomia; Paulo Pinto, da Sorveteria Show de Bola; Marly Katarina, do Café Cacau Restaurante e Lanchonete, Clécio Campos, do Restaurante Itacarezinho; Chef Leleco, Restaurante Espaço Brasil; Jô da Villa Ecoporan e Aurelien Roche, do Txai Resort.
"Vamos misturar os chefes locais com os convidados, mas tendo sempre à mesa, produtos da nossa agricultura. Nós temos em Itacaré uma agricultura forte e diversificada e uma das propostas do Festival, com o tema Gastronomia de Raiz, é o fortalecimento da nossa identidade gastronômica através do uso dos produtos da agricultura familiar local. Com isso estamos proporcionando uma maior integração econômica do turismo e inclusão social", revela o prefeito Antônio de Anízio.
Festa do Chef
Pelo segundo ano consecutivo o Festival realiza as "Festas do Chef", na semana do dia 17 ao 21. As festas contarão com uma apresentação ao vivo das receitas dos estabelecimentos. Após cada preparo o público é convidado a degustar o prato. Como toda boa festa, a programação se encerra com música ao vivo de artistas locais.
Boa Gastronomia e Boa Música 
Em 2017, o encanto da cidade, o charme das belezas naturais e o sabor da gastronomia local, unem-se as harmonias do jazz, ritmo que vai embalar as noites do evento. Com uma programação cultural diferenciada, o Festival também dá oportunidade aos artistas da terra, manifestações culturais apresentam a raiz do município. A programação segue com eventos gratuitos.
Segundo Júlio Oliveira, secretário de Turismo, o evento contará com uma novidade: a requintada gastronomia da cidade faz uma homenagem ao Jazz, trazendo nomes consagrados do ritmo na Bahia como Laurent Rivemales Trio, Beatles 'N' Jazz e Vanessa Melo. 
"Estaremos proporcionando uma programação especial de abertura unindo a boa gastronomia ao Jazz, um gênero musical que conquistou Itacaré. A nossa ideia é unir a cultura afro americana com os artistas locais, como Ronara Criola, Zalela e Rômulo Mocotó", explica o secretário.
Programação Cultural
Além de estrutura de palco para as apresentações musicais, sempre após a Cozinha Show, artistas e músicos locais vão mostrar seu trabalho, como a MPB de Ronara Criola, o pop rock de Bruta Raça, Os Três da Bahia traz o seu forró estilizado.
A programação segue com eventos gratuitos. Manifestações culturais quilombolas ganham destaque, como a Bicho Caçador, Capoeira, Quadrilha Villa Madalena, Grupo Le Dum, Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados, entre outros.
O francês Laurent Rivemales, dá início aos shows, na quinta-feira, 13. Ele sobe ao palco, às 22h30 e apresenta clássicos do jazz. Na sexta-feira, 14,, o grupo Beatles 'N' Jazz, se apresenta às 22h30 e leva releituras de canções da consagrada banda Inglesa The Beatles. Sucessos como "Yellow Submarine" e "She Loves You" ganharam versões surpreendentes na interpretação dos músicos.
Quem encerra a primeira semana do Festival é a cantora Vanessa Melo & Quarteto, no sábado, 15. Dona de uma voz melódica, Vanessa leva no repertório música brasileira na levada de samba-jazz, passando por clássicos internacionais, sempre trazendo na raiz musical a base jazzística.
Feira do Agricultor
A feirinha com produtos da Agricultura Familiar será montada nos dias 13, 14 e 15 de julho, na Orla de Itacaré. Serão comercializados produtos como grãos e farináceos, arroz agulhinha polido, centeio em grão, soja grão granel, óleos, temperos, geleia, entre outros. A feirinha da agricultura familiar funcionará a partir das 14 horas. 
Feira de Artesanato
Os artesãos locais vão expor produtos como acessórios, roupas com estilo datado, telas, quadros, luminárias, velas, cosméticos e perfumaria artesanal e local. Além disso, os restaurantes que participam do Festival também poderão participar das feiras, comercializando seus pratos, em porções pequenas a preços promocionais.
O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, é uma realização da Prefeitura Municipal, com apoio do Governo do Estado, Bahiatursa, Sebrae, Senac, SDR/Car, Miolo, Todeschini, Faculdade Madre Thais, CDL Itacaré, Ertour, Fertour, Villa Ecoporan, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato de Hospedagem e Alimentação (Spha).
PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL
13 DE JULHO (QUINTA-FEIRA) - ORLA DE ITACARÉ
14 horas - Feira da Agricultura Familiar
17 horas - Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
18 horas - Abertura e Apresentação Cultural (Bicho Caçador)
COZINHA SHOW
18h30 - Chef Meia Noite (Restaurante Capim Santo - SP). Apresentação: Peixe em Crosta de Pão Capim Santo e Licuri com Ratatouille Brasileiro. Tema: Cozinhando para os cinco sentidos.
19h30 - Chef Cristiano Ribeiro (Senac |Salvador)
20h30 - Chef Fabrício Lemos (Restaurante Origem - Salvador). Apresentação: Galinha Caipira com Licuri e Gnocchi de Milho. Tema: A Bahia Além do Dendê.
21h30 - Chef Lisiane Arouca (Restaurante Origem - Salvador). Apresentação: Maracujá Especial. Tema: Chocolates de Origem
SHOWS NO PALCO
22h30 - Laurent Rivamales (Jazz)
00h30 - Ronara Criola (MPB)
14 DE JULHO (SEXTA-FEIRA) – ORLA DE ITACARÉ
9 às 12 horas – Oficina Senac: Boas Práticas para Pescados Mais Saudáveis
14 horas - Feira da Agricultura Familiar
17 horas - Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h – Apresentação Cultural (Capoeira)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Marly Katarina – Cozinha Kids (Café com Cacau | Itacaré). Apresentação: Açaí na Coroa de Chocolate. Tema: Cacau, a Força da Natureza.
18h30 – Chef Paulo Pinto (Consultor Gastronômico | Itacaré). Apresentação: Peixe Assado de Beira de Praia. Tema: Valorizando o que a Nossa Terra Tem de Melhor.
19h30 - Chef Rafael Bravo (Bravo Burguer Beer | Salvador). Apresentação: Hambúrguer da Terra e Milkshake da Fazenda. Tema: Processo Criativo e Operacional Hambúrguer e Milkshake Gourmet.
20h30 – Chef Júnior França (Consultor Gastronômico | Curados do Festival). Apresentação: Pescado aos sabores da terra e chips de caroço de jaca. Tema: Cozinhando com Sabores e Lembranças de Itacaré.
21h30 – Chef Leonardo Roccon (Cozinha em Ação | São Paulo). Apresentação: Tartar de Tomate com Melancia e Paella Caipira com Feijão de Corda. Tema: Comfort Food Contemporâneo.
SHOW NO PALCO
22h30 – Beatles ‘N’ Jazz (Jazz)
00h30 – Os três da Bahia (Forró)
15 DE JULHO (SÁBADO) – ORLA DE ITACARÉ
8h30 às 12h30 – Workshop SENAC: Petiscos à Base de Mandioca
14h – Feira da Agricultura Familiar
17h – Feira da Praça Especial com Artesões Locais
17h – Apresentação Cultural (Quadrilha Vila Madalena)
COZINHA SHOW
17h30 – Chef Paulo Pinto – Cozinha Kids (Sorveteria Show de Bola | Itacaré). Apresentação: Sorvete Kids. Tema: Brincando com Cores e Sabores.
18h30 – Chef Aurélien Roche (Txai Resort). Apresentação: Robalo dos Companheiros do Txai. Tema: Cozinhando com os Companheiros.
19h30 – Chef Caco Marinho (Restaurante DOC | Salvador). Apresentação: Vermelho e Ouriço com Purê e Vinagrete de Mangalô. Tema: Qualidades da Pequena Produção. Terra e Mar de Itacaré.
20h30 – Chef Clécio (Restaurante Itacarezinho). Apresentação: Robalo com Garú. Tema: Sustentabilidade vs Consumo consciente.
21h30 – Chef Ricardo Brito (Restaurante Al Mare | Salvador). Apresentação: Peixe com Vegetais Orgânicos e Emulsão de Limão Rosa. Tema: Da Horta para a Mesa.
SHOWS NO PALCO
22h30 – Vanessa Melo & Quarteto (Jazz)
00h30 – Bruta Raça (Pop Rock)
16 DE JULHO (DOMINGO) – ORLA DE ITACARÉ
17h – Feira da Praça Especial com Artesãos Locais
17h30 – Chef Turco – Cozinha Kids (Pizza do Turco | Itacaré). Apresentação: Mini Pizza. Tema: Mini Pizza e suas Aventuras.
18h30 – Apresentação Cultural (Grupo Le Dum | Percussão Mirim com Instrumentos Reciclados)
COZINHA SHOW
19h – Chef Jô (Villa Ecoporan | Itacaré). Apresentação: Bobó de Coco Verde com Camarão. Tema: Bahia Gourmet.
20h – Chef Leleco (Espaço Brasil). Apresentação: Paella Arretada. Tema: Do Mar ao Pomar.
21h – Chef Marly Katarina (Café Cacau | Itacaré). Apresentação: Carne do Sol na Pedra. Tema: Tradição da Nossa Terra.
21 a 23 DE JULHO – ORLA DE ITACARÉ
19h – Festa do Chef (Nos estabelecimentos participantes)
FESTAS DOS CHEFS
20/07 – 19h - Pé de Amêndoa Café Bar
21/07 – 19h - Restaurante Alamaim
22/07 – 12h - Cabana Corais
(Com informações de LK Comunicação

Nenhum comentário: