1. Detalhe
na quilometragem (139) no marco
2. Marco (142) na área do Cecreman
Em 1917, o Governo da Bahia traçou o primeiro de uma série de planos para a construção de estradas de rodagem (para automóveis) que ligariam Salvador, a capital, a todas as regiões do Estado.
Em fevereiro de 1918, teve início a construção da estrada partindo de Salvador para Feira de Santana, de 144 quilômetros com seis metros de largura. No mês de abril do mesmo ano a estrada começou a ser aberta a partir de Feira para a capital. Em março de 1920, a estrada chegou ao distrito de Humildes, com 20 quilômetros.
Em janeiro de 1928, iniciou-se o tráfego regular de veículos de passageiros e cargas, na Salvador-Feira, inaugurada oficialmente em 25 de abril de 1929.
Na antiga
estrada, hoje rua Olney São Paulo, existe um marco quilométrico (139 km),
construído com cimento, fincado nas imediações do Conjunto Penal, em frente de
uma chácara, depois da área do 35º Batalhão de Infantaria.
Outro marco
quilométrico (142 km) está preservado na área (jardim) do Cecreman, centro
cultural dirigido pelo poeta e escritor Ramos Feirense, na rua Senador
Quintino, 1.906, Eucaliptos.
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