Reprodução
Os dois principais livros do escritor feirense Fernando Ramos, falecido no dia 23 de março de 2008, são os romances "Os Enforcados" e "O Lobisomem de Feira de Santana", edições de 1970 e 2002. As duas publicações têm capa do artista plástico Juraci Dórea.
Em "O Lobisomem de Feira de
Santana", o escritor Fernando Ramos coloca o povo de Feira de Santana como
protagonista do romance, que se passa em 1945, sendo ele próprio um dos
personagens, Fernando Espírio, assim como sua irmã, Hortênsia Ramos, a
Hortencinha das Tranças.
No round (capítulo) 14, está contido:
"Dizem que Fernando Espírito tem
esse apelido dado pelo inquieto estudante João Macedo (botador de apelido),
porque o pai era espírita, acomodando pessoas numa sala, incluindo o coletor
Maneca Ferreira, em sessões noturnas. O filho, com 13 anos, nem queria saber de
sessões, mediunidades, tempestuosos perturbados. (...). Fernando recebeu o
apelido de Raimundo Cordeiro, na Escola João Florêncio, do curso primário, que
dizia ser ele "o Espírito de Will Eisner, espetacular desenho americano
das histórias em quadrinhos".
Prêmio literário da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, Prêmio Jorge Amado, ano 1968, "Os Enforcados", foi editado em 1970. O escritor baiano (de Itajuípe) Adonias Filho (1915-1990), um dos participantes da comissão julgadora, considerou (como está na contra-capa do livro): "Este romance é de alta qualidade literária, e há muito tempo não vejo obra de tão grande valor".
Prêmio literário da Secretaria de Educação e Cultura do Estado da Bahia, Prêmio Jorge Amado, ano 1968, "Os Enforcados", foi editado em 1970. O escritor baiano (de Itajuípe) Adonias Filho (1915-1990), um dos participantes da comissão julgadora, considerou (como está na contra-capa do livro): "Este romance é de alta qualidade literária, e há muito tempo não vejo obra de tão grande valor".
Na apresentação de "Os
Enforcados", o autor Fernando Ramos diz: "Este romance com
protagonistas fictícios se passa em Santa Brígida e localidades circunvizinhas
ao Nordeste da Bahia, onde cavalgaram Lampião e seus cangaceiros. A ação
decorre de 2 de setembro a 7 de outubro de 1966 (Santa Brígida não tinha ainda
luz elétrica), obedecendo a um tempo cronológico e a uma coincidência de fatos,
na caatinga".
Ele finaliza a apresentação, afirmando: "Antes de tudo, é um romance dramático e irreal num ambiente real".
Ele finaliza a apresentação, afirmando: "Antes de tudo, é um romance dramático e irreal num ambiente real".
Tem verbetes inclusos no Dicionário Aurélio. Está registrado na
"História Crítica da Literatura Brasileira: A Nova Literatura”, do
romancista piauiense Assis Brasil, Companhia Editora Americana do Rio de
Janeiro, 1970.
Em 1969, seu romance "O Demônio" recebeu o Prêmio Jorge Amado,
do Governo da Bahia. Em 1996, lançou o romance "Uauá, Glória, Tramas e
Pistoleiros", pela Editora BDA Bahia. Na revista "Sertão", em
1955, com seleção de Olney São Paulo, teve o conto "O Clunâmbulo de Monte Santo" publicado.
Em 1969, participou da antologia "Doze Contistas da Bahia", com seleção e introdução de Antônio Olinto, pela Editora Record. Em 1978, participou da antologia "Dezoito Contistas Baianos", edição da Prefeitura da Cidade do Salvador.
Em 1969, participou da antologia "Doze Contistas da Bahia", com seleção e introdução de Antônio Olinto, pela Editora Record. Em 1978, participou da antologia "Dezoito Contistas Baianos", edição da Prefeitura da Cidade do Salvador.
Fernando Ramos também foi ator - fez um
"homem sinistro" - no primeiro filme feirense e do interior da Bahia,
o curta-metragem "Um Crime na Rua", realizado em 1955, por Olney São
Paulo. Também atuou como assistente de direção deste filme e de "Grito da
Terra", em 1964, primeiro longa-metragem de Olney São Paulo.
Fernando Ramos foi ainda um dos
fundadores da Associação Cultural Filinto Bastos, em 1956, junto com Olney, que
contava que ele "saía se escondendo (das reuniões) para comer 'passarinha'
com pimenta". Nessa época, ele chamava Olney para contar uma idéia de um
romance, "O Chamado das Longínquas Caatingas", que mais tarde virou
conto e que ele esperava virar filme. Tempo também em que se reuniam em noites
de prosas, contando sonhos e projetos, em um bar em frente do prédio da
Prefeitura.
Quando o jornalista Dimas Oliveira editava o jornal "Feira Hoje", entre 1992 e 1993, publicou capítulos do livro (ainda inédito) "Meu Nome É Vargas", escrito em 1982 em folhetim.
No capítulo 177 (publicado no "Feira Hoje" em 7 de fevereiro de 1993), o romancista trata sobre o Cine Santana e faz referência aos "cinéfilos Dimas Oliveira e José Elmano Portugal":
"(...) Relampeou que dávamos atenção a filme de segunda, ele (José Elmano) precipitava a visão para os de primeira, para a magia do claro-escuro: Otelo, O Gabinete do Dr. Caligari. Nada de Charlie Chan. Gostava do filmaço moderno 2001: Uma Odisséia no Espaço, e da atmosfera irreal da imagem conjugada com o monólogo interior: Hamlet. No entanto, Dimas Oliveira, grande entendido, se internava no Cidadão Kane de Welles, o maior filme, com que a montagem galopou bem".No capítulo 224 (publicado em 4 de abril de 1993) , outra referência a Dimas Oliveira:
Quando o jornalista Dimas Oliveira editava o jornal "Feira Hoje", entre 1992 e 1993, publicou capítulos do livro (ainda inédito) "Meu Nome É Vargas", escrito em 1982 em folhetim.
No capítulo 177 (publicado no "Feira Hoje" em 7 de fevereiro de 1993), o romancista trata sobre o Cine Santana e faz referência aos "cinéfilos Dimas Oliveira e José Elmano Portugal":
"(...) Relampeou que dávamos atenção a filme de segunda, ele (José Elmano) precipitava a visão para os de primeira, para a magia do claro-escuro: Otelo, O Gabinete do Dr. Caligari. Nada de Charlie Chan. Gostava do filmaço moderno 2001: Uma Odisséia no Espaço, e da atmosfera irreal da imagem conjugada com o monólogo interior: Hamlet. No entanto, Dimas Oliveira, grande entendido, se internava no Cidadão Kane de Welles, o maior filme, com que a montagem galopou bem".No capítulo 224 (publicado em 4 de abril de 1993) , outra referência a Dimas Oliveira:
"A luz cega-me os olhos, me magnetiza, quando tento decifrar palimpsesto da Idade Média, pertencente ao metteur-en-scène Dimas Oliveira, o maior conhecedor da sintaxe do filme de arte desta cidade. Execro luz forte, que atrai mariposas. Prefiro o abajur de luz fraca ao escrever, como este aqui. (...)".
Quando Fernando Lysesfrank Sousa Ramos ainda morava em Feira de Santana - estava residindo em Salvador -, tinha muito contato com ele, em encontros no casarão da família, na então praça da Matriz, hoje praça Monsenhor Renato de Andrade Galvão, para falar de Feira de Santana, literatura e cinema - gostava muito ("Não sei o que seria de minha infância se não fosse o Cine Santana. Ele foi tudo para mim. Eu não tinha para onde ir").
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