Projeto Brasil Municípios visa a modernização da gestão publica
O vice-prefeito de Feira de Santana, Paulo Aquino, participou na manhã desta terça-feira, 8, no Otton Hotel, em Salvador, de um encontro coordenado por técnicos do Ministério do Planejamento e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), cujos objetivos constantes do Projeto Brasil Municípios, se entrelaçam à filosofia do Grupo Especial de Capacitação e Atração de Recursos da Prefeitura Municipal, voltado à absorção de projetos nas instâncias federais e emendas parlamentares ao Orçamento da União, destinadas à Feira de Santana.
Acompanhado do secretário de Planejamento Carlos Brito, com quem ao final do mês passado esteve em Brasília tratando do acompanhamento de emendas e projetos nas áreas sociais do Governo Federal, a exemplo dos ministérios das Cidades, Desenvolvimento Social e do Fundo Nacional de Educação, Paulo Aquino considerou o encontro promovido pelo Ministério do Planejamento como “estratégico para as ações que já começam a ser articuladas pelo Grupo Especial de Capacitação”.
O Projeto Brasil Municípios é uma parceria entre a União Européia, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Juntos, estes organismos firmaram um pacto nacional pela melhoria da gestão pública com focos de atuação na formação e aperfeiçoamento de instrutores e instituições e entidades regionais de captação para atuar como multiplicadores em matérias relevantes à melhoria da gestão municipal, dotando-a de transparência, modernização e capacitando-a a promover parcerias intergovenamentais.
De acordo com Mara Biasi, consultora do BID para o Projeto Brasil Municípios, um dos pontos estratégicos desta iniciativa é a erradicação da pobreza, através de programas que estão sendo executados nas cidades brasileiras, fortalecendo as capacidades e as potencialidades locais e a gestão pública.
O BID disponibilizou 7,5 milhões de euros que serão aplicados até 2010 em projetos que serão levantados de acordo com as necessidades das gestões municipais, que receberão a orientação técnica do Ministério do Planejamento, sem que haja uma contrapartida financeira das prefeituras envolvidas no projeto.
Além de técnicos do BID e do Ministério do Planejamento, a reunião contou com a participação de técnicos e consultores da Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia, representantes das cidades de Candeias, Salvador e Simões Filho.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Vice-Prefeito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário