Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quarta-feira, 29 de abril de 2009

TV Câmara debate relação do Legislativo com imprensa

Na próxima terça-feira, 5 de maio, a TV Câmara promove debate, ao vivo, sobre a relação da imprensa com o Poder Legislativo. O programa "Expressão Nacional" contará com as participações do procurador da Câmara Federal, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT) e do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo, diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) Antônio Augusto de Queiroz e do jornalista Cláudio Abramo, diretor executivo da ong Transparência Brasil.
A edição do "Expressão Nacional" terá como tema “Congresso e Imprensa”, com o objetivo de debater a relação entre o Parlamento e os meios de comunicação. Alguns parlamentares acreditam que há uma onda de “denuncismo”, com destaque apenas para problemas e desvios políticos, enquanto os aspectos positivos são deixados de lado. Além disso, consideram que há uma generalização de erros: os deputados e senadores que têm comportamento correto são tratados da mesma forma que aqueles denunciados pela imprensa. Por seu lado, os jornalistas acreditam que estão cumprindo a função de fiscalizar e exigir comportamento ético dos políticos, já que eles assumem cargos públicos e usam verbas públicas, pagas com impostos do cidadão. É senso comum que os poderes precisam e devem ser mais “transparentes”.
No programa, pretende-se debater o papel da imprensa; se há incorreções quanto aos aspectos positivos não são citados pelos veículos de comunicação; e o que a Câmara pode fazer neste momento para dar uma resposta à população. Também será abordado o papel da Procuradoria Parlamentar, que tem como função defender os deputados em sua imagem. Segundo o regimento interno da Câmara, "a Procuradoria Parlamentar tem como finalidade defender a Câmara dos Deputados, seus órgãos e seus integrantes no exercício do mandato ou de suas funções institucionais, quando atingidos em sua honra ou imagem perante a sociedade”. A maioria dos processos em andamento envolve parlamentares e imprensa.
Tendo em vista a repercussão que tais fatos geram, o procurador Sérgio Carneiro defende um relacionamento maduro e respeitoso entre as partes, para evitar animosidade, com respeito à atividade parlamentar e ao trabalho da imprensa. O programa também irá debater se há necessidade de mudança na Lei de Imprensa.
O programa promove o debate, ao vivo, com participação popular, sobre os principais temas em discussão na agenda do Congresso Nacional. É uma oportunidade para que os deputados, a sociedade civil organizada e o Poder Executivo debatam soluções para problemas enfrentados pelo país. A população pode participar com perguntas pelo telefone 0800-619619 (ligação gratuita) ou ainda pelo e-mail expressaonacional@camara.gov.br
Como sintonizar
A TV Câmara pode ser sintonizada via UHF, por parabólica (digital, canal 01AE ou analógica, canal 01A2), ou ainda por canal fechado (cabo). Em caso de dúvida, os interessados podem contatar a TV Câmara pelo telefone (61) 3216-1626 ou pelo site http://www2.camara.gov.br/tv.
(Com informações da Assessoria de Imprensa do deputado federal Sérgio Carneiro)

Nenhum comentário: