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sábado, 25 de abril de 2009

Shakespeare e o cinema

Laurence Olivier em "Hamlet", 1948
Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 23, data de nascimento (1564) e morte (1616) de William Shakespeare Shakespeare, que é considerado um dos mais importantes dramaturgos e escritores de todos os tempos. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e permaneceram vivas até hoje, onde são retratadas freqüentemente pelo teatro, televisão, literatura e cinema, o que interessa nesta postagem. As principais obras do bardo inglês foram transpostas para o cinema - segundo o "Guinness Book" é o autor com maior número de adpatações para a tela (para o cinema e tv são 736 adpatações) -, principalmente "Hamlet" e "Romeu e Julieta". Até o cinema brasileiro já se inspirou nele, justamente com a tragédia "Romeu e Julieta", que serviu de paródia na chanchada "Um Candango na Belacap", de Roberto Farias, 1961; na comédia "O Casamento de Romeu e Julieta", de Bruno Barreto, 2005, com Luana Piovani e Marco Ricca; e no drama "A Herança", 1970, de Ozualdo Candeias.
Baseados na tragédia "Romeu e Julieta":
"Amor Sublime Amor", de Robert Wise, 1961, com Richard Beymer e Natalie Wood; "Romeu e Julieta", de George Cukor, 1936, com Norma Shearer e Leslie Howard; "Romeu e Julieta", de Renato Castellani, 1954 com Laurence Harvey; "Romanoff e Julieta", de Peter Ustinov, 1961, com Sandra Dee e John Gavin; "Romeu e Julieta", de Franco Zeffirelli, 1968, com Olivia Hussey e Leonard Whiting; "Romeo + Juliet", de Baz Luhrmann, 1996, com Leonardo di Caprio e Claire Danes.
Baseados na tragédia "Hamlet":
"Hamlet", de Laurence Olivier, 1948, com Laurence Olivier; "Homem Mau Dorme Bem", de Akira Kurosawa, 1960; "Hamlet", de Grigori Kozintsev, 1964, com Innokenti Smoktunovski; "Hamlet", de Bill Colleran e John Gielgud, 1964, com Richard Burton; "Hamlet", de Tony Richardson, 1969; "Hamlet", de Franco Zeffirelli, 1990, com Mel Gibson e Glenn Close; "Rosencrantz e Guilderstern Estão Mortos", de Tom Stoppard, 1990, com Gary Oldman e Richard Dreyfuss; "Hamlet", de Kenneth Branagh, 1996, com Kenneth Branagh e Kate Winslet; "Hamlet", de Michael Almereyda, 2000, com Ethan Hawke e Julia Stiles; "O Banquete", de Feng Xiaogang, 2006.
Baseados na comédia "A Megera Domada": "A Megera Domada", de 1929, com Mary Pickford e Douglas Fairbanks; "A Megera Domada", de Franco Zeffirelli, 1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton; "Dá-me um Beijo", de George Sidney, 1953, com Howard Keel e Kathryn Grayson; "Dez Coisas Que Eu Odeio em Você", de Gil Junger, 1999, com Julia Stiles; "A Megera Domada", de David Richards, 2005.
Baseado na comédia "A Tempestade":
"Céu Amarelo", de William A. Wellman, 195 com Gregory Peck; "Planeta Proibido", de Fred M. Wilcox, de 1956, com Walter Pidgeon e Anne Francis; "A Tempestade", de Derek Jarman, 1979, "A Tempestade", de Paul Mazursky, 1982, com Gena Rowlands e John Cassavetes; "A Última Tempestade", de Peter Greenaway, 1991, com John Gielgud.
Baseados na tragédia "Otelo, o Mouro de Veneza":
"Othello", 1952, de Orson Welles, 1952, com Orson Welles; "Otelo", de Sergei Yutkevich, 1955, com Sergei Bondarchuk; "Othello", de Oliver Parker, 1995, com Laurence Fishburne; "Jogo de Intrigas", de Tim Blake Nelson, 2001, com Josh Artnett e Julia Stiles.
Baseados na comédia "Sonho de uma Noite de Verão":
"Sonho de uma Noite de Verão", de William Dieterle e Max Reinhardt, 1935, com James Cagney e Olivia de Havilland; "Sonho de uma Noite de Verão", de Woody Allen, 1982, com Woody Allen e Mia Farrow; "Sonho de uma Noite de Verão", de Michael Hoffman, 1999, com Kevin Kline e Michelle Pfeiffer.
Baseados na tragédia "Macbeth":
"Macbeth", de Orson Welles, 1948, com Orson Welles; "Trono Manchado de Sangue", de Akira Kurosawa, 1957; "Macbeth", de Roman Polanski, 1971, com Jon Finch "Homens de Respeito", de William Reilly, 1991, com John Turturro.
Baseado na tragédia "Rei Lear":
"Rei Lear", de Petrer Brook, 1971, com Paul Scoffield; "Rei Lear", de Grigori Kozintsev, 1971; "Ran", de Akira Kurosawa, 1958; "Terras Perdidas", de Jocelyn Moorhouse, 1997, com Michelle Pfeiffer, Jessica Lange e Colin Firth.
Baseados na tragédia "Júlio César":
"Júlio César", de David Bradley, 1950, com Charlton Heston; "Júlio César", de Joseph L. Mankiewicz, 1953, com Marlon Brando; "Júlio César", de Stuart Burge, 1970, com John Gielgud.
Baseados na comédia "O Mercador de Veneza":
"O Mercador de Veneza", de John Sichel, 1973, com Laurence Olivier; "O Mercador de Veneza", de Michael Radford, 2004, com Jeremy Irons e Al Pacino.
Baseados na comédia "Como Gostais":
"Como Gostais", 1936, de Paul Czinner, 1936, com Laurence Olivier; "Como Quiser", de Kenneth Branagh, 2006, com Kevin Kline.
Baseado na comédia "Muito Barulho Por Nada":
"Muito Barulho Por Nada", de Kenneth Branagh, 1993, com Emma Thompson e Keanu Reeves. Baseado na tragédia "Antônio e Cleópatra":
"À Sombra das Pirâmides", de Charlton Heston, 1972, com Charlton Heston.
Baseado na comédia "Noite de Reis":
"Ela É o Cara", de Andy Fickman, 2006, com Amanda Bynes.
Shakespeare ainda foi personagem em "Shakespeare Apaixonado", de John Madden, 1982, interpretado por Joseph Fiennes.
Obs. Os filmes assinalados em azul foram assistidos por Dimas Oliveira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que inveja! Não tenho tido tempo prá cinema! Mariana