Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 9 de março de 2009

Que jornalismo é este?

No sábado, 28 de fevereiro, a ocorrência de uma morte no Hospital Geral Clériston Andrade. O atestado de óbito, assinado por médico da instituição, revelou que "choque séptico, dengue hemorrágica e complicação hepática grave" foram as causas. Meios de comunicação correram para anunciar a primeira morte por dengue hemorrágica em Feira de Santana.
A Vigilância Epidemiológica do Município ficou sabendo do caso pela mídia - não recebeu, como devia, nenhuma notificação do hospital, que também tem sua Vigilância Epidemiológica. A partir daí providenciou a realização de exame sorológico - que revela ou não a existência de dengue hemorrágica -, que não foi solicitado por nenhum dos três médicos do hospital estadual que atenderam o paciente, a partir do dia 25 do mês passado. O exame deu negativo. O órgão municipal de Saúde fez mais, solicitando a realização da sorologia pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), órgão vinculado a Secretária de Estado da Saúde, que confirmou que não foi dengue hemorrágica a causa da morte.
Causa estranheza que a mesma mídia que deu destaque à "primeira morte por dengue hemorráica" não deu ênfase ao resultado negativo do exame. Ela também ainda não questionou a atuação do médico que assinou o laudo sem ter certeza da causa da morte, bem como não questionou o porque do Hospital não notificar a Prefeitura sobre o caso, como deveria ter feito.

2 comentários:

Anônimo disse...

Dimas, neste caso específico você está corretíssimo. Faltou profissionalismo do médico e sobrou irresponsabilidade. Com relação à "nossa" imprensa, você bem sabe que boa parte dela não tem a menor preocupação com qualidade. No rádio, principalmente, constatamos um festival de incompetência...

Anônimo disse...

É o jornalismo de interesse, sem se preocupar com a informação, a investigação.