Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Quando Jorge Amado lançou "Dona Flor e Seus Dois Maridos” na Livraria Lápis de Ouro


Em 21 de julho de 1966, há quase 54 anos, o lançamento em Feira de Santana do livro "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (capa da edição de lançamento), de Jorge Amado, editado pela Martins. O evento foi realizado na Livraria Lápis de Ouro, de propriedade de Almir Sampaio (1926-2019), situada na praça da Bandeira. Então, a população da cidade era de cerca de dos 150 mil habitantes.
Na data, foi o primeiro lançamento do livro ocorrido fora de capitais dos estados brasileiros, como registrado na época. Em 1º de julho, o lançamento em Salvador, na Livraria Civilização Brasileira.
No "Diário de Notícias", de 15 de julho, a nota: "Enquanto isso, no dia 21 vindouro, quinta-feira, Jorge Amado estará realizando, em Feira de Santana, uma tarde de autógrafos de 'D. Flor e Seus Dois Maridos', a convite de diversas entidades culturais da Princesa do Sertão."
Antônio José Larangeira, no "Diário de Notícias", de 16 de julho, escreveu: "Jorge & 'D. Flor' - Finalmente a 21 deste, 'tout' caminhos intelectuais feirenses convergirão para a Livraria Lápis de Ouro, para a sensacional tarde de autógrafos do magno Jorge Amado, lançando o comentado romance 'D. Flor e Seus Dois Maridos', graças à ação promocional do crítico literário Dival Pitombo (o 'Juiz de Pilão Arcado' - Vide 'D. Flor e Seus Dois Maridos'). Que alívio Feira Cultural sente em ter assegurada a tão sonhada tarde autógrafos do Jorge! Ah! que ansiedade que chegue 21, o DIA - D, quando a Feira, inteligência & alta roda, além de 'tout' patrícios estarão recebendo o expoente máximo da Literatura Nacional, Jorge AMADO, Amado, amado por todos. EM TEMPO: Me perdoem, confrades meus, pelo 'snob furo'."
Também no "Diário de Notícias", de 16 de julho, na coluna "HI-SO", de Sylvio Lamenha, o lançamento ganhou repercussão: "Amanhã, em Feira de Santana, Jorge AMADO estará autografando 'D. Flor e Seus Dois Maridos', o que está monopolizando as atenções da interiorana e progressista urbis. Com o grande JORGE seguirão também alguns escritores, livreiros, jornalistas, artistas, como Dmeval Chaves, Luís Henrique Dias Tavares, Emanuel Araújo, Guido Guerra."
"'Dona Flor' vai a Feira”, publicou o "Jornal da Bahia", em 20 de julho. "Jorge autografa na Supercity", noticiou Antonio José Larangeira, no "Diário de Notícias", em 21 de julho: "Hoje, ao crepusculino momento feirense, o grande romancista baiano Jorge Amado - um dos expoentes máximos da Literatura Nacional, estará autografando na Livraria Lápis de Ouro para toda Feira Cultural, Social, Econômica, Financeira & Política a sua mais recente obra 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'. Afinal, hoje o tão esperado Dia - D mais um dia que comporá mais uma página da estremecida História de Feira de Santana. Será sem dúvida, o encontro da intelectualidade desta Planície Amada, pois todos os caminhos feirenses convergirão logo mais para a Livraria Lápis de Ouro, para receberem o autógrafo do Jorge Amado." No mesmo jornal, Silvio Lamenha noticiou: "Hoje, em Feira de Santana, Jorge Amado estará autografando seu best-seller 'D. Flor e Seus Dois Maridos', ao lado de uma caravana de intelectuais." 
"Jorge Amado leva 'Dona Flor' a Feira' deu o "Diário de Notícias" em 20 de julho: "Estará seguindo amanhã, para Feira de Santana, uma caravana de jornalistas e intelectuais da Capital, em companhia do romancista Jorge Amado, que reunirá, naquela cidade, seus admiradores e o povo em geral, para uma tarde de autógrafos, com que lançará, ali, o seu mais novo livro 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'."
"Sucesso de 'Dona Flor' em Feira", deu no "Diário de Notícias", de 23 de julho. "Tarde de autógrafos", publicou a "Folha do Norte", em 23 de julho.
Presentes na tarde de autógrafos: prefeito Joselito Amorim. professores Dival Pitombo com Zauri e José Maria Nunes Marques, jornalistas Helder Alencar, Antonio José Laranjeira, Eme Portugal e Guido Guerra, escritor Eurico Alves Boaventura, psiquiatra Carlos Kruschewsky, pintores Juraci Dórea e Aderbal Moura, cineasta Olney São Paulo, intelectuais Raymundo Pinto, Antônio Álvaro e Luciano Ribeiro.
De Salvador, Zélia Gattai e Paloma Amado, Dmeval Chaves, da Civilização Brasileira e senhora, Manuel Cervino, da Editora Aguillar, pintores Emanuel Araújo, Francisco Liberato e Floriano Teixeira, jornalista Otacílio Fonseca, escritor Luís Henrique Dias Tavares, cronista Giovani Guimarães.
Fonte: Benedito Veiga, em Légua e Meia

Nenhum comentário: