Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional no Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional no Orient CinePlace Boulevard
17h10 (Legendado)

Lançamento nacional no Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional no Orient CinePlace Boulevard
17h20 - 19h20 - 21h20

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho- 18 horas

Na Aprisco Church - Quarta-feira, 18 de junho- 18 horas
CLIQUE MA IMAGEM PARA COMPRAR INGRESSOS

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Quando Jorge Amado lançou "Dona Flor e Seus Dois Maridos” na Livraria Lápis de Ouro


Em 21 de julho de 1966, há quase 54 anos, o lançamento em Feira de Santana do livro "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (capa da edição de lançamento), de Jorge Amado, editado pela Martins. O evento foi realizado na Livraria Lápis de Ouro, de propriedade de Almir Sampaio (1926-2019), situada na praça da Bandeira. Então, a população da cidade era de cerca de dos 150 mil habitantes.
Na data, foi o primeiro lançamento do livro ocorrido fora de capitais dos estados brasileiros, como registrado na época. Em 1º de julho, o lançamento em Salvador, na Livraria Civilização Brasileira.
No "Diário de Notícias", de 15 de julho, a nota: "Enquanto isso, no dia 21 vindouro, quinta-feira, Jorge Amado estará realizando, em Feira de Santana, uma tarde de autógrafos de 'D. Flor e Seus Dois Maridos', a convite de diversas entidades culturais da Princesa do Sertão."
Antônio José Larangeira, no "Diário de Notícias", de 16 de julho, escreveu: "Jorge & 'D. Flor' - Finalmente a 21 deste, 'tout' caminhos intelectuais feirenses convergirão para a Livraria Lápis de Ouro, para a sensacional tarde de autógrafos do magno Jorge Amado, lançando o comentado romance 'D. Flor e Seus Dois Maridos', graças à ação promocional do crítico literário Dival Pitombo (o 'Juiz de Pilão Arcado' - Vide 'D. Flor e Seus Dois Maridos'). Que alívio Feira Cultural sente em ter assegurada a tão sonhada tarde autógrafos do Jorge! Ah! que ansiedade que chegue 21, o DIA - D, quando a Feira, inteligência & alta roda, além de 'tout' patrícios estarão recebendo o expoente máximo da Literatura Nacional, Jorge AMADO, Amado, amado por todos. EM TEMPO: Me perdoem, confrades meus, pelo 'snob furo'."
Também no "Diário de Notícias", de 16 de julho, na coluna "HI-SO", de Sylvio Lamenha, o lançamento ganhou repercussão: "Amanhã, em Feira de Santana, Jorge AMADO estará autografando 'D. Flor e Seus Dois Maridos', o que está monopolizando as atenções da interiorana e progressista urbis. Com o grande JORGE seguirão também alguns escritores, livreiros, jornalistas, artistas, como Dmeval Chaves, Luís Henrique Dias Tavares, Emanuel Araújo, Guido Guerra."
"'Dona Flor' vai a Feira”, publicou o "Jornal da Bahia", em 20 de julho. "Jorge autografa na Supercity", noticiou Antonio José Larangeira, no "Diário de Notícias", em 21 de julho: "Hoje, ao crepusculino momento feirense, o grande romancista baiano Jorge Amado - um dos expoentes máximos da Literatura Nacional, estará autografando na Livraria Lápis de Ouro para toda Feira Cultural, Social, Econômica, Financeira & Política a sua mais recente obra 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'. Afinal, hoje o tão esperado Dia - D mais um dia que comporá mais uma página da estremecida História de Feira de Santana. Será sem dúvida, o encontro da intelectualidade desta Planície Amada, pois todos os caminhos feirenses convergirão logo mais para a Livraria Lápis de Ouro, para receberem o autógrafo do Jorge Amado." No mesmo jornal, Silvio Lamenha noticiou: "Hoje, em Feira de Santana, Jorge Amado estará autografando seu best-seller 'D. Flor e Seus Dois Maridos', ao lado de uma caravana de intelectuais." 
"Jorge Amado leva 'Dona Flor' a Feira' deu o "Diário de Notícias" em 20 de julho: "Estará seguindo amanhã, para Feira de Santana, uma caravana de jornalistas e intelectuais da Capital, em companhia do romancista Jorge Amado, que reunirá, naquela cidade, seus admiradores e o povo em geral, para uma tarde de autógrafos, com que lançará, ali, o seu mais novo livro 'Dona Flor e Seus Dois Maridos'."
"Sucesso de 'Dona Flor' em Feira", deu no "Diário de Notícias", de 23 de julho. "Tarde de autógrafos", publicou a "Folha do Norte", em 23 de julho.
Presentes na tarde de autógrafos: prefeito Joselito Amorim. professores Dival Pitombo com Zauri e José Maria Nunes Marques, jornalistas Helder Alencar, Antonio José Laranjeira, Eme Portugal e Guido Guerra, escritor Eurico Alves Boaventura, psiquiatra Carlos Kruschewsky, pintores Juraci Dórea e Aderbal Moura, cineasta Olney São Paulo, intelectuais Raymundo Pinto, Antônio Álvaro e Luciano Ribeiro.
De Salvador, Zélia Gattai e Paloma Amado, Dmeval Chaves, da Civilização Brasileira e senhora, Manuel Cervino, da Editora Aguillar, pintores Emanuel Araújo, Francisco Liberato e Floriano Teixeira, jornalista Otacílio Fonseca, escritor Luís Henrique Dias Tavares, cronista Giovani Guimarães.
Fonte: Benedito Veiga, em Légua e Meia

Nenhum comentário: