Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 13 de julho de 2020

"Brazil: The Land and People", de Rollie E. Poppino



Capa do livro e ilustrações de Carybé e Poty

Em sebo de Santa Catarina, através da Estante Virtual, adquiri a primeira edição - lançada em 1968 - do livro "Brazil: The Land and People", de Rollie E. Poppino, pela Oxford University Press. O livro explora a história, geografia e economia do Brasil. Inclui uma listaA segunda edição foi lançada em 1973. O livro contém ilustrações de Caribé e Poty, com 385 páginas.
O interesse do professor Poppino, da Universidade da Califórnia, Davis, pela América Latina e o Brasil, em especial, é muito grande. É de sua autoria o livro "Feira de Santana", de 1968.
Rosa Maria Godoy Silveira conta que Poppino "viajou muito pelo país e escreveu numerosos artigos sobre a História brasileira. Essa sua curiosidade por nossa terra faz parte de um interesse mais amplo dos estudiosos norte-americanos pela vida latino-americana, grupo esse denominado de brasilianistas."
Diz mais: "A obra representa um apanhado geral, informativo e bastante variado, sobre o Brasil, destinado, sem dúvida, muito mais ao público norte-americano. É muito bem organizada a disposição do conteúdo, iniciando-se pela abordagem do ambiente geográfico, global e regionalmente. Tal caracterização é acompanhada de mapas que elucidam nossos recursos humanos e econômicos. Em seguida, o professor Poppino traça a História do Brasil em suas várias fases: a colonização portuguesa, o deslocamento demográfico para o interior em função das atividades mineradora e criatória, a ascensão do Sul com a lavoura cafeeira e o efêmero ciclo da borracha amazônica."
"No livro, é nítida a ênfase do autor nos contornos econômicos do pais, mas um capítulo ou outro se enveredam para a feição sócio-política da nação brasileira. Isto ocorre quando cuida da abolição do trabalho servil e a imigração, sem esquecer os resultados econômicos da mesma, bem como quando retrata a nova sociedade que se forma no país em decorrência do processo de industrialização", considera.
O livro é ilustrado por Carybé e Poty com cenas típicas de algumas de nossas atividades econômicas, com mapas e com quadros estatísticos sobre o desenvolvimento industrial brasileiro. "Completa-o um índice remissivo dos principais assuntos e personagens mencionados. O que podemos considerar da obra deste professor norte-americano é que se trata muito mais de uma compilação ensaística de uma série de dados, do que um estudo realmente profundo a respeito de nosso pais. O seu valor reside na acuidade com que são dadas as informações, com uma precisão que atinge até a cronologia posta ao final e atualizada até 1970, e a bibliografia seletiva, notadamente com a enumeração dos mais recentes trabalhos em inglês, sobre o Brasil. A par disso, recomenda-se o livro ainda porque contém interessantes observações capazes de fornecer aos interessados uma base sobre a perspectiva com que os estudiosos norte-americanos focalizam a nossa História", encerra Rosa Maria Godoy Silveira.

Nenhum comentário: