Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 2 de maio de 2008

José Ronaldo palestra sobre Gestão Pública para rotarianos


Prefeito José Ronaldo recebe o título Companheiro Paul Harris do governador Orlando Braga
Foto: Franz Reuter
“Avanços e Perspectivas da Gestão Pública” foi o tema da palestra proferida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na XVI Conferência do Distrito 4390 do Rotary International, na manhã desta sexta-feira, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Diante de centenas de rotarianos de clubes de parte da Bahia, Alagoas e Sergipe, ele iniciou afirmando que “é extremamente difícil levantar teorias sobre administração municipal, como se fosse possível se chegar a uma fórmula padrão capaz de atender a todos os municípios, indistintamente”.
O prefeito falou sobre Feira de Santana ser “uma cidade múltipla, com suas peculiaridades, com seus traços específicos que estamos administrando há quase oito anos. Como não existem compêndios que possam sugerir métodos na administração pública com grande margem de aplicabilidade, procuramos os mecanismos mais confiáveis, que permitam à gestão pública agilidade administrativa, capacidade de investimentos, respeitando os compromissos assumidos com a população”.
Para ele, “uma administração que se pretende avançar, inovar e buscar novas perspectivas deve respeitar e valorizar o quadro de servidores, indispensável para que os objetivos sejam atingidos”. Citou o secretário João Marinho Gomes Júnior, que é rotariano, que “apesar da modéstia excessiva e da permanente preocupação em manter-se no anonimato, não podemos deixar de registrar a sua competência, o zelo e a dedicação, que com sua equipe vêm conduzindo a Secretaria de Administração de forma exemplar”.
O segundo ponto para o êxito administrativo, conforme o prefeito José Ronaldo disse, é “o planejamento, que, no nosso caso, vem desde a elaboração das propostas de governo, desde o início da campanha eleitoral, procurando conhecer o município em sua plenitude, cada bairro, cada rua, cada comunidade rural”.
Ele declarou que “temos orgulho de afirmar, sem exageros, sem falsa modéstia, conhecemos Feira de Santana, conhecemos o povo feirense, conversamos com ele sempre, numa interação salutar, uma troca de experiências e saberes. É com ele que estamos governando, é com ele que definimos as prioridades da administração pública, é com ele, o povo, e os técnicos, que planejamos o governo, que decidimos onde e como aplicar o dinheiro público”.
Também fez referência à dedicação do secretário de Planejamento Carlos Brito e sua equipe de técnicos. “O governo vem realizando os empreendimentos, sem sobressaltos, com absoluta tranqüilidade, pois todos os detalhes são minuciosamente observados. Temos orgulho de dizer que todos os compromissos assumidos com a sociedade feirense estão sendo honrados plenamente”.
VIADUTOS E VISIBILIDADE
Tratou ainda sobre a construção de viadutos, “exemplo de maior visibilidade, obra, tão necessária, tão imprescindível para o futuro da nossa cidade”. Depois de análises financeiras sobre a viabilidade do investimento e diante dos números, “da garantia de lastro financeiro, decidimos anunciar a obra, parte com recursos do Tesouro Municipal, parte com financiamento externo, que será pago também pelo Tesouro do município”.
Para o prefeito, o terceiro pilar para nortear a administração é “o orçamento elaborado em termos reais, que envolve, entre outros aspectos, a arrecadação e aplicação das receitas”. Revelou que em Feira de Santana, “a previsão orçamentária e a sua aplicação beira à casa dos 100 por cento de fidelidade, com variação muito pequena, que nunca ultrapassou a faixa de 3 por cento, oscilação insignificante quando se trata de estimativa que supera R$ 400 milhões de reais”.
A credibilidade do governo junto à comunidade também foi abordada na palestra, pois “um fator preponderante em um quesito básico: aumento das receitas, com redução da inadimplência de impostos municipais. A Secretaria da Fazenda tornou a máquina mais eficiente na arrecadação de impostos, sem escorcha, inclusive com redução de alíquotas do ISS para diversos setores, estimulando, também instalação de novos empreendimentos para ampliar a oferta de emprego, como também ocorreu com o IPTU, oferecendo incentivos fiscais para novas indústrias ou ampliação das que se encontram em atividades no pólo fabril local”.José Ronaldo encerrou afirmando que “não existe receita mágica, não há panacéia nem fórmula padrão. Há princípios que precisam ser respeitados, princípios administrativos, princípios contábeis e, especialmente, princípios filosóficos, como respeito à ética, à moralidade, à honestidade. Em Feira de Santana temos muitas obras. Não multiplicamos os recursos, não fazemos milagres, fazemos o básico, o essencial: aplicamos o dinheiro do povo com austeridade, com planejamento, com controle rigoroso das despesas, sem desperdícios, com fiscalização intensiva”, pois, “sem tais diretrizes, qualquer esforço será em vão, porque não há planejamento nem estimativa orçamentária que resista à força do descontrole ou à irresponsabilidade. No mais, é pura falácia, são palavras lançadas ao vento”.
SAUDAÇÃO AOS VISITANTES
Na noite de quinta-feira, 1º, o prefeito José Ronaldo fez a saudação aos rotarianos visitantes e afirmou que “Feira de Santana é uma cidade que sempre teve capacidade de receber a todos os visitantes de braços abertos”.
Ele fez referências aos desenvolvimento da cidade, revelando índices sociais e econômicos positivos e falou sobre matéria publicada na revista “Exame” desta semana, que coloca Feira como a quarta cidade do Brasil que mais evoluiu em arrecadação com seus próprios esforços. Sobre Rotary, disse que a instituição “presta inquestionável contribuição às comunidades de todo o mundo”.
TÍTULO PAUL HARRIS
Na mesma noite, José Ronaldo recebeu do governador do Distrito 4390 Germínio Orlando Braga o título de Rotary International de Companheiro Paul Harris, “por tudo que tem feito e pelo que vai fazer pelo Rotary. Peço que sempre que possível ostente-o na lapela”.

Nenhum comentário: