Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

domingo, 25 de maio de 2008

"Não sofro de diegomainardice"

Artigo de Diogo Mainardi na "Veja" desta semana:
O que eu sabia sobre Sabrina Sato: ela participa de um programa de TV. Agora sei também que ela tem uma pinta na testa. Mais ainda: sei que ela desistiu de tirar a pinta. Esse foi o fato que atraiu o maior número de leitores da Folha Online, alguns dias atrás. A nota era acompanhada por uma fotografia de Sabrina Sato sorridente, com sua pinta na testa. Pinta é um negócio nojento. Tire a pinta, Sabrina Sato.
A TV está sendo progressivamente esvaziada pela internet. Pela primeira vez, no Brasil e no resto do mundo, a TV perde público. Os espectadores desligam seus aparelhos e migram em massa para o computador, passando mais tempo na internet. E qual é o principal assunto na internet? A TV. No caso, a pinta na testa de Sabrina Sato. Ou, pouco antes, igualmente entre as notícias mais lidas da Folha Online, o choro de Deborah Secco num programa de auditório.
Além de ler sobre a TV, a platéia da internet faz comentários atarantados sobre a TV. Assim como faz comentários atarantados sobre todos os outros temas. A internet é como o teatro de José Celso, em que a platéia é chamada para o centro do palco e se torna protagonista do espetáculo. Amadoristicamente, cada um desempenha seu próprio papel, improvisando um comentariozinho desimportante aqui, outro ali. O mundo se transformou num gigantesco Teatro Oficina, onde se encena um espetáculo infinito de José Celso, do qual ninguém pode fugir. Trata-se de um pesadelo bem mais medonho do que qualquer distopia totalitária imaginada por George Orwell ou Aldous Huxley. Quero minha dose de "Soma"!
Umberto Eco criou a fantasia demagógica do "lector in fabula", em que o leitor é estimulado a participar do romance com suas idéias, transformando-se, ele mesmo, em autor. A internet é isso: um monte de maus leitores dotados de más idéias que cismam em interagir com maus autores. É o território dos opinionistas que opinam sobre a opinionice de outros opinionistas. É a água parada onde prolifera a diegomainardice hemorrágica.
Pode parecer um contra-senso, mas eu nunca sofri de diegomainardice. Só opino porque é meu trabalho. Se desse, eu desligaria imediatamente o computador e passaria o resto do dia estatelado na cama, na frente da TV, assistindo a um programa de culinária, um seriado americano, um torneio de golfe ou uma comédia antiga com Alberto Sordi. O que eu tenho a opinar sobre o programa de culinária ou o seriado americano? Alegremente, nada. A TV é minha droga da felicidade, meu sedativo, meu "Soma". Desde que eu fique distante de Sabrina Sato e de sua pinta na testa. Ela faz aflorar um monte de idéias em minha mente, todas elas rabiosas e incongruentes, transportando-me para o palco do Teatro Oficina, onde José Celso e sua platéia encenam eternamente a Guerra de Canudos. E agora? Como a gente sai daqui?

3 comentários:

Anônimo disse...

Dimas parece o louco do Diogo Mainardi que vive a falar mal de Lula e que escreveu um livro tosco sobre o Presidente, no caso de Dimas os ataques são feitos a Colbert só falta o livro.

Anônimo disse...

A Sabrina Sato é uma gracinha o mesmo não se pode dizer do mal-humorado Diogo Mainardi que vive a pertubar Lula para inflar ato aseu favor, lucrar com auto-promoção. Dimas faz a mesma coisa fala de Colbert e em menos de 24 horas recebe 1302 acessos usando de calúnia e difamação contra Colbertzinho.

Thomas disse...

Comparação com Diogo Mainardi é elogio. A petralhada pode falar mal como for, mas a Veja é a revista com uma das maiores tiragens do mundo (não é do Brasil, é do mundo), e os livros do Mainardi são best-sellers, além dele mesmo ser campeão de cartas na própria revista. Eu entendo que a petralhada não goste, já que fala mal do querido presidente Luiz Inácio, que, apesar de tudo, está lá empoleirado. Mas por sorte, na prefeitura de Feira, petralha não tem vez.

Enquanto isso, Dimas já tem até medidor de Ibope. Está mesmo monitorado o Blog! Está de parabéns pelas 1300 visitas em um dia. Líder de audiência em Feira de Santana.