Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

No Domingo de Páscoa

No Domingo de Páscoa

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Jolival Soares palestra sobre "O Cristão e a Política"

"O Cristão e a Política" foi o tema de palestra do bioquímico Jolival Soares, proferida na reunião almoço do Rotary Club de Feira de Santana, na terça-feira, 19. Dois candidatos a vereador estavam presentes no encontro: o ex-prefeito José Raimundo de Azevêdo e o atual vice-prefeito Antônio Carlos Borges Júnior.
Ele iniciou afirmando que "política é a arte de conquistar, manter e exercer o poder, o governo". Falou sobre o termo política, que é derivado do grego antigo politéia, que indicava todos os procedimentos relativos à polis, ou cidade-estado. Citou Hannah Arendt, Rubens Alves, Platão, Sócrates, Aristóteles e Maquiavel para consubstanciar a temática.
Também apresentou as formas de encarar a política, que são: indiferença - “não quero saber”, atuação passiva - “em quem devo votar?”, atuação ativa - “voto em quem merece”, atuação efetiva - influenciando, cobrando, dando exemplo, participando.
Ele ainda deu exemplos de líderes bíblicos, como Moisés - o libertador, o legislador (Êxodo. 22: 22 a 27; Êxodo 23: 6 a 8), David - exemplo de lealdade (I Samuel 24: 1 a 12), José - exemplo de competência (Gênesis 41: 37 a 44), Daniel - conduta irrepreensível (Daniel 6: 4 e 5) e Ester - obediência à vocação (Ester 4: 14 a 16).
Jolival Soares em sua palestra questionou ainda se "Jesus foi político"? (João 18: 36) e fez referência a princípios cristãos com conotação política: o amor ao próximo (Romanos 13: 9), o compromisso com a justiça (Tiago 5:1 a 6), o amparo aos necessitados (Tiago 1: 27; Atos 6:1) e ênfase na ética (Mateus 5).
Em suas conclusões, ele disse que o cristão precisa ser político - “não vos conformeis com este mundo” (Romanos 12: 2), que não é fácil ser cristão e político - “no mundo tereis aflições” (João 15: 20; 16: 33), deu a regra de ouro do político cristão - amar o próximo como a sí mesmo e colocar Jesus no centro das suas decisões e ensinou a pergunta chave do político cristão: em meus passos, que faria Jesus?



Nenhum comentário: