Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

César Borges lamenta menor rendimento do FGTS em 42 anos

Ao comentar a notícia, publicada no jornal "O Globo", de que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) apresentou o menor rendimento em 42 anos de existência, o senador César Borges (PR-BA) voltou a defender o projeto de lei de sua autoria que visa aumentar os ganhos dos trabalhadores com o fundo. “A remuneração atual do FGTS não consegue cobrir nem a inflação”, declarou, em discurso no Senado. Seu projeto (PLS 301/08) determina que 50% do lucro líquido do fundo sejam distribuídos aos cotistas.
César Borges afirmou que, apesar dos baixos rendimentos nas contas dos trabalhadores, o fundo vem obtendo "lucros extraordinários" nos últimos anos - entre 2001 e 2008, o lucro líquido teria sido de R$ 18,9 bilhões. Ele explicou que isso ocorre porque as aplicações do FGTS são remuneradas com taxas mais elevadas que aquelas pagas aos cotistas, a exemplo de títulos públicos remunerados a taxa Selic, empréstimos imobiliários para a classe média e financiamentos para estados e municípios, entre outras aplicações.
O senador lembrou que seu projeto aumenta os ganhos dos trabalhadores, justamente para compensar os baixos rendimentos. Assim, exemplificou ele, se a medida estivesse em vigor desde o início da década, "seriam repartidos, entre 2001 e 2008, cerca de R$ 9 bilhões com os trabalhadores". Segundo César Borges, a proposta "não traz nenhum risco para o FGTS”, pois as restrições de saques para os cotistas permanecerão e os recursos do fundo continuarão financiando obras em habitação, saneamento e infraestrutura urbana.
(Com informações da Assessoria de Comunicação do senador César Borges)

Um comentário:

Unknown disse...

Lamentável, mesmo!