Programação integra projeto "Áudio Visões" de letramento midiático e incentiva o consumo e divulgação de séries baianas
Série baiana“Sonhadores” (Obá Cacauê, 2020)
O projeto "Áudio Visões: Oficina de Letramento em Séries de TV" realiza um Clube de Análise de Séries Baianas entre os dias 26 e 28 de maio. A iniciativa busca aprofundar o letramento midiático do público, além de contribuir na divulgação, alcance e consumo de produtos audiovisuais baianos. As inscrições são gratuitas e ficam abertas até dia 26 de maio, às 18 horas, no site: www.audiovisoes.com/clube
O clube será realizado em três encontros virtuais independentes, porém interligados, com duração de 2 horas-aula cada, das 19 às 21 horas. As aulas serão conduzidas pela professora Maíra Bianchini, pós-doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Durante as sessões, a professora apresentará elementos para uma abordagem teórico-metodológica voltada à análise de séries de TV ficcionais, utilizando como objeto de estudo três produções baianas: "Sonhadores" (Obá Cacauê, 2020), "Aventuras de Amí" (Movioca e Lanterninha Produções, 2018) e "Hunt" (Olivas Filmes, 2018), todas disponíveis no Prime Video.
O clube pretende analisar a construção dos mundos ficcionais dessas séries, focando em quatro aspectos basilares desse conceito: personagens, enredos, ambientes e atmosferas. "Vamos explorar como 'Sonhadores' cria uma cisão entre o mundo adolescente e o mundo adulto e conecta os dois por meio do pai do protagonista, enquanto 'Aventuras de Amí' cria uma magia própria do mundo infantil e 'Hunt' gamifica o próprio estar na cidade", afirma Maíra Bianchini.
A iniciativa complementa o programa formativo principal do projeto Áudio Visões, que oferece uma oficina de letramento em séries de TV com 54 horas-aula divididas em quatro módulos. "O objetivo do clube é desenvolver a prática e aprimorar o olhar analítico, dentro da proposta do Áudio Visões sobre o funcionamento das séries de TV, que passa por aspectos de narrativa e serialidade, linguagem audiovisual, mercado e crítica, além de ampliar o repertório cultural de consumo de obras seriadas baianas", conclui Bianchini.
SERVIÇO
Clube de Análise de Séries Baianas
Ministrante: Maíra Bianchini | Carga Horária: 6 horas
26, 27 e 28 de maio | 19 horas às 20h40
Online, via Google Meet
Aberto a todos os públicos
Inscrições: www.audiovisoes.com/clube
Enviado pela Assessoria de Imprensa de Gi Santana

Nenhum comentário:
Postar um comentário