Faixa "Quitéria" mistura história do Brasil com peso e épico do metal, e conta com participação de Fernanda Lira, da banda Crypta
A heroína da independência Maria Quitéria, nascida no território que hoje pertence a Feira de Santana, ganhou uma homenagem sonora à altura de sua bravura. A banda paulista Armahda, conhecida por transformar episódios marcantes da história do Brasil em heavy metal épico, lançou a música ‘Quitéria’, agora acompanhada de um lyric video oficial. A faixa já estava disponível nas plataformas digitais desde setembro de 2024.
"Falar sobre a importância da Bahia nesse processo já era um desejo antigo do Armahda", afirma o vocalista Maurício Guimarães. "Sabemos que foi em 2 de julho que o povo baiano consagrou essa causa, colocando vidas em risco.
"Segundo o guitarrista Renato Domingos, a escolha de Quitéria foi imediata: "Sempre quisemos escrever algo que representasse as mulheres na História do Brasil. E ter a Fernanda Lira como intérprete foi essencial para essa representatividade no metal."
História em forma de metal
O Armahda surgiu em 2013 com uma proposta ousada: unir música pesada a temas históricos brasileiros. No álbum de estreia, a banda abordou episódios como a Guerra de Canudos, os Lanceiros Negros e a Revolta da Armada - sempre com letras densas e narrativas bem pesquisadas. A banda também lançou o single "Last Farewell", sobre o exílio de Dom Pedro II.
Além de turnês nacionais e apresentações em festivais na Europa, o Armahda já dividiu line-up com nomes como Judas Priest, Soulfly e Children of Bodom no festival Metaldays, na Eslovênia.
Com "Quitéria", o Armahda dá continuidade a sua missão de transformar a história do Brasil em arte e manter viva a memória de personagens fundamentais - agora também reverberando nos palcos do metal.
Assista:
ARMAHDA – Quitéria (feat. Fernanda Lira) / Official Lyric Video
Siga o Armahda nas redes sociais:
Fonte: Feira Hoje, com informações TRM Press


Nenhum comentário:
Postar um comentário