"A Câmara Municipal vivencia um grande momento: a concessão da Comenda Maria Quitéria a uma das
responsáveis pela evolução do movimento teatral em Feira de Santana, a partir
de 1964", disse o vereador
José Carneiro, autor do projeto de Decreto Legislativo de 2015 que
concedeu a honraria.
"É justo que se preste homenagens em vida a quem merece e,
Antonia Velloso, por ter sido destacada como grande atriz, está fazendo jus em
receber a honraria, como dama e madrinha do teatro amador em Feira de Santana",
falou o radialista Gildarte Ramos.
"Sem dúvida, Antonia Velloso é o maior nome
feminino do teatro de Feira de Santana", considerou o jornalista
Dimas Oliveira.
A Comenda Maria
Quitéria foi outorgada a Antonia Maria Guimarães Velloso na noite de
quinta-feira, 25, em solenidade no plenário da Câmara Municipal (Fotos: Arivaldo Públio), presidida pelo vereador Marcos Lima e com a presença de mais três dos 21 vereadores: o
autor da medida, José Carneiro, Gerusa Sampaio - que fez a leitura do Decreto
Legislativo - e Alberto Nery.
O secretário de
Planejamento Carlos Brito - que entregou cópia do Decreto Legislativo - formou a mesa representando o prefeito José Ronaldo, juntamente com o desembargador Raymundo Pinto, do Tribunal Regional do Trabalho. Também presente o secretário de Cultura, Esporte e Lazer Edson Borges.
Em suas falas, tanto José Carneiro como Gildarte Ramos desfiaram sobre a participação da homenageada no teatro feirense e baiano, numa época em que se vivia sob o regime da censura no país. Foram citadas as inúmeras peças de teatro encenadas principalmente no palco do Cine Santanópolis, bem como os três filmes nos quais Antonia participou.
A Câmara, como ressaltou o vereador José Carneiro, reconhece "o talento e a dedicação de Antonia Velloso pela cultura de Feira de Santana contemplando-a com a Comenda Maria Quitéria".
Após a solenidade, Antonia Velloso recebeu convidados no Casarão Fróes da Motta. Um encontro entre integrantes do grupo que fez arte e cultura nas décadas de 1960 a 1980.
Presenças: Aelson Mata com Eliete Maria, Alvaceli Silva, Alvalinda Mércia, Arailton Públio, Arivaldo Públio, ex-vereador Celso Daltro, Celly Rodrigues, Cinthia Portugal, Beto Souza, Dimas Oliveira com Doralice Oliveira, Emanoel Freitas, Geraldo Lima, Ideval Alves, Iza Maria Pinto Pereira com Djalma Pereira, cineasta e professor Johny Guimarães, José Brandão, jornalista José Carlos Teixeira, Norma Suely Alves e Silva, fotógrafa Rosa Maria Santos, professor Raimundo Luiz e cantor Tonho Dionorina, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário