Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir


Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Semana de lançamento de 26/09 a 02/10: 14 horas, 16h15, 18h30 e 20h40

Pré-venda de ingressos

Pré-venda de ingressos
Pré-estreia no dia 02/10: 18 - 18h30 - 19h30 - 20h30 - 20h50 - 21h20; semana de lançamento de 3 a 9/10: 15h20, 17h50, 18h10, 20h40 e 21 horas

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Comentário sobre Ibope

Deu no "Ex-Blog do César Maia":
1. Nas notas que este Ex-Blog tem feito sobre pesquisa eleitoral para presidente, lembra sempre que Serra tende a vencer em SP e no Sul, Dilma no Nordeste e no Norte. O Centro-Oeste tende a ficar no nível de um empate. A tendência é SP + Sul e Nordeste + Norte se anularem, o que levaria a eleição ser decidida em Minas e Rio, que somam praticamente 20% do eleitorado votante.
2. O Ibope, nesta última pesquisa divulgada (5), reúne Norte e Centro-Oeste. Supondo que tenha havido empate no Centro-Oeste, a diferença no Norte seria a mesma diferença do Nordeste. Com essa premissa, se analisa as regiões.
3. No Sul, Serra vence - 46% x 26% - e abre uma diferença de 20 pontos, e a série mostra que em 2010 o quadro não mudou, apenas oscilou em torno de uma mesma tendência. No Nordeste -Norte, Dilma - 47% x 27% - abre uma diferença de 20 pontos. No Nordeste a diferença aumentou, mas era totalmente previsível e incorporado nas análises.
4. Supõe-se que a diferença em SP seja a mesma do Sul, ou 20 pontos. SP+Sul = 37% do eleitorado. Nordeste+Norte = 35% do eleitorado. Como a diferença pró-Serra era de 5 pontos e hoje se vive uma situação de empate, é provável que esta mudança tenha se concentrado em MG e RJ. Ou seja, na soma desses dois Estados a diferença pró-Serra deve ter se invertido a favor de Dilma.
5. Serra continua vencendo entre as mulheres - 38% x 33% - e Dilma entre os homens - 41% x 35%. Serra vence entre os de maior renda e nível de instrução. Dilma entre os de menor renda e nível de instrução.
6. As séries mostram que o 'jogo de coordenação' (troca de informações na base) tem se dado com maior intensidade nos potenciais eleitores de Dilma. E esse é um ponto chave para Serra. Na linguagem deste Ex-Blog: deixar de lado a opção pelo "duelo de espadachins" aqui comentada e ativar multiplicadores.
7. A Copa do Mundo, que começa esta semana, tende a mitigar esses fluxos e é uma oportunidade para que se avalie a pré-campanha até aqui e se façam os ajustes necessários, num caso e noutro. Depois é campanha. Obs.: Marina parece ter perdido fôlego muito mais cedo do que se imaginava.

Um comentário:

Mariana disse...

Estou apostando nos debates, Dimas, porque como está, em MG o povão ainda está mais Lula do que Serra, infelizmente. Gente burra, muitos nem gostam daquela candidata aberração, mas ainda acham que Serra vai acabar com a festa das beneces. Acho até que o culpado disso seja Aécio, que às vêzes, parece até que gostaria que Serra perdesse prá ser o bam bam bam do PSDB nas próximas eleições...ou teria feito campanha prá valer prá Serra(e êle sabe fazer o que Lula faz, em cima de um palanque). Lá, êle convence a quem quiser).