Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard

Lançamento nacional - Orient CinePlace Boulevard
15 - 18 - 21 (Dublado)

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Getúlio, Jango, Lula e trabalho

Por Sérgio Oliveira

Na convenção do PDT, em São Paulo, no dia 12 de junho, Dilma Rousseff discursou, dizendo que Lula é a continuidade de Getúlio Vargas, Leonel Brizola. Falou em Jango (João Goulart) e Darcy Ribeiro. Ora, ora, ora. Depois o Sócrates (estava sóbrio?), em entrevista, disse que Lula é o melhor presidente da história. Ora, ora, ora, também.
Comparar Getúlio e o Lula ? Eu incluo João Goulart para fazer a minha comparação. Cito apenas Getúlio e Jango porque foram presidentes.
Lula algumas vezes se comparou a Getúlio: episódio do "atingimento da autosuficiência em Petróleo (sujou as mãos de óleo, tal qual Getúlio, quando do início da Petrobrás, criada por ele, Getúlio); depois falou em criar a Consolidação das Leis Sociais (CLS), querendo imitar Getúlio, em relação à CLT, que ele, Lula, na década de 80 classificava como o AI-5 dos trabalhadores. E assim vai.
Getúlio criou o salário-mínimo, que já beneficiou, e beneficia, milhões de brasileiros e brasileiras, de forma digna, pois está ligado ao trabalho; criou, também, a Previdência Social nos moldes hoje existentes, que, bem ou mal, beneficia milhões de brasileiros e brasileiras, dignamente, pois, para que se obtenha o benefício, salvo algumas exceções criadas nos últimos anos, é necessário ter trabalhado; criou, ainda, a Carteira Profissional que, na iniciativa privada, é o passaporte para a dignidade do trabalho.
Criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), para dar segurança a quem trabalha. Criou a Justiça do Trabalho para que, num eventual ferimento à CLT, o trabalhador tenha condições de procurar seus direitos.
No Governo João Goulart foi instituida a Gratificação de Natal (13º salário), tanto para os trabalhadores em atividade, quanto para os aposentados e pensionistas, fruto de dois projetos de lei (um em co-autoria) do extraordinário, digno e trabalhador deputado federal Floriceno Paixão, sempre tendo em mente beneficiar aqueles que trabalham ou já trabalharam.
E o Lula? Transformou o Bolsa Escola, vale gás etc. na Bolsa Família, que não exige que se trabalhe para recebê-la. Que diferença!
O Bolsa Família é a realização daquilo que Luiz Gonzaga e Zé Dantas escreveram na letra da música "Vozes da Sêca" : "...mas doutô, uma esmola a um homem qui é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão".
Noutra parte da letra temos:
Dê serviço a nosso povo, encha os rio de barrage
Dê cumida a preço bom, não esqueça a açudage
Livre assim nóis da ismola, que no fim dessa estiage
Lhe pagamo inté os juru sem gastar nossa corage
Não sou contra a Bolsa Família, mas ela não pode se tornar eterna.
Querer comparar e equivaler Getúlio e Lula? Nem pensar. Dez a zero para Getúlio.
Aí vem a Dilma dizer que o Lula é a continuação de Getúlio, Jango etc., numa convenção do PDT. Aí já é demais.
* Sérgio Oliveira, aposentado, é de Charqueadas-RS

Um comentário:

Mariana disse...

A candidata do cara está levando alguma vantagem com esta mentirada toda, porque a maioria dos eleitores de Lula não viveu naquela época e/ou sequer se preocupou em se informar(estudar) a respeito, até porque não devem ter vivido aquela época. Ela, assim como Lula, está contando com a ignorância do povo. Mas é muito topete mesmo! E cansativo!
Até o neto de Brizola, que deveria se mirar no avô, tem passado dos limites em suas argumentações em favor da "candidata". Êsse rapaz deveria procurar o que fazer de produtivo na cãmara. Não deve ter sido prá isto que foi eleito!