Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Centenário da "Folha do Norte" registrado na Câmara






















A história da "Folha do Norte" se confunde com a história de Feira de Santana até nas datas. O jornal começou a circular, em 17 de setembro de 1909, na véspera do 76º aniversário de emancipação política da cidade. Estas e outras curiosidades foram mostradas na sessão solene realizada pela Câmara Municipal na noite de ontem, para registrar o centenário de um dos mais antigos veículos de comunicação impresso da Bahia,
A capacidade do jornal de se adaptar às mudanças impostas pelos avanços tecnológicos é um dos principais fatores de seu fortalecimento ao longo do tempo, conforme observou o vereador Carlos Alberto Rocha da Costa, do PMDB (Foto 2), autor da homenagem. Ao saudar os convidados, dentre os quais os diretores e funcionários (Foto 3) do semanário, ele definiu a "Folha do Norte" como “um arquivo vivo da memória de Feira de Santana”.
“Não se pode no presente pensar em projetar o futuro sem buscar o passado”, afirmou a professora Kátia Maria da Silva Carvalho (Foto 1), palestrante da noite, que apresentou um detalhado estudo sobre a imprensa periódica em Feira de Santana, contextualizando com o país e o mundo. Partindo da idéia de que a imprensa dissemina conhecimento, ela fez associações entre o desenvolvimento da cidade e o surgimento de órgãos de comunicação.
O estudo de Kátia Carvalho mostra, dentre tantos outros detalhes interessantes, que a imprensa periódica de Feira de Santana é memorialista. No caso específico da "Folha do Norte", ela comentou o fato do tablóide conviver com outros veículos ao longo de sua história. Primeiro como diário, até 1977, e a partir de então como semanário, circulando sempre na sexta-feira. Em 1976 começou a usar o sistema off set.
A palestrante falou também sobre os jornais que circularam na cidade antes e depois da "Folha do Norte", a exemplo de "O Município" (1892-1895), "O Progresso" (1908-1911), "O Feirense" (1919-1921) e "Feira Hoje" (1970-1977). O jornal "Folha do Norte" foi fundado por Tito Ruy Bacelar, João Vital, Arnold Ferreira da Silva e Dálvaro Silva. Hoje, é dirigido por Hugo e Antônio Navarro e editado pelo jornalista Zadir Marques Porto.
A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Antônio Carlos Passos Ataíde, que compôs a mesa (Foto 4) ao lado do secretário de Planejamento Carlos Brito, representando o prefeito Tarcízio Pimenta, capitão Adagilmário Brito Santos, delegado do Serviço Militar de Feira de Santana, ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho, e a palestrante, professora Kátia Maria da Silva Carvalho.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal e fotos de Vicen Ferreres)

Nenhum comentário: