Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atividades culturais marcam 14 anos do Cuca

Jânio Rêgo com o prefeito Tarcízio Pimenta no Espaço Potiguar
Foto: Silvio Tito/Secom
A movimentação começou logo cedo, com atividades simultâneas, em diferentes espaços. É o aberto 2009, evento que marca os 14 anos de funcionamento do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Ao todo, 14 horas de arte e cultura, nada mais apropriado para o órgão, responsável pela política cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
Difícil mesmo é escolher o que apreciar. A Galeria de Arte Carlo Barbosa apresenta a exposição fotográfica “Paisagem Fragmentada”, do artista mineiro Silvério Guedes. A mostra fica aberta ao público até 28 deste mês e reúne 15 trabalhos do fotógrafo, natural de Barbacena. A fotografia foi um sonho acalentado, sempre adiado ao longo da vida desse funcionário público, que na sua modéstia, não se considera fotógrafo, mas apenas um aprendiz.
Bonecas artesanais
As bonecas são de todos os tamanhos e feitios, com roupagem colorida. E têm até nome, Dalila, Cremilda e por aí vai. Remontam aos brinquedos do passado, quando a tecnologia ainda não fazia parte do universo da criançada. Criadas pela artesã Marilene Brito a partir de armação feita com arame, são revestidas com sacos plásticos.
Segundo Marilene, que reside no distrito de Ipuaçu, a primeira mostra aconteceu em 2006, no Museu Casa do Sertão, instalado no campus da Uefs. Nesse mesmo ano, ela expôs as bonecas artesanais durante o Sétimo Mercado Cultural Mundial, realizado no salão da reitoria da Universidade Estadual da Bahia (Ufba). A mostra fez tanto sucesso, que não voltou mais a Feira. As bonecas foram todas vendidas para vários países. Daí em diante, conta Marilene, “nunca mais parei de vender o meu trabalho”.
Revista de Arte
Logo pela manhã, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) foi lançado o primeiro número da "Quanta - Revista de Arte", reunindo ensaios fotográficos desenvolvidos pelos artistas Maristela Ribeiro, Juraci Dórea, Edson Machado e George Lima, além de obras do francês Louis Pavageau, que incluiu Feira de Santana no roteiro de sua recente residência artística. Esta foi a homenagem póstuma prestada pelos criadores da revista ao artista francês.
De acordo com Juraci Dórea, Quanta é uma publicação experimental, voltada para a arte contemporânea. O objetivo é abrir espaço para a experimentação nos vários campos da arte. “Editada pela Daqui Editora, a revista pretende ser um lugar de compartilhamentos poéticos, de debates e também de reflexões sobre o cotidiano”, define o artista.
Espaço Potiguar
No Espaço Potiguar, uma iniciativa do "Blog da Feira", do jornalista Jânio Rêgo, quem deu a nota foi Julio Rodrigues Filho, natural de Caicó, no Rio Grande do Norte, mas radicado em Feira de Santana há 49 anos. Ele atraiu a atenção do público ao contar os “causos” do Curió o Cantador, o Bêbado, o Médico e o Banho, entre outros bem interessantes.
Aposentado, Julio conta casos e “causos” em emissoras de Rádio, escolas e outros espaços para onde é convidado. Ele diz que sempre foi atraído por palestras de pessoas mais velhas feitas em praça pública e até mesmo em calçadas das residências, o que era comum na sua juventude em Caicó. “Foi a partir daí que tomei gosto por esse tipo de cultura”, arremata Júlio, que também foi camelô durante 35 anos.
Segundo o idealizador do espaço, ele "surgiu justamente para homenagear potiguares que vivem na cidade. Feira de Santana é a São Paulo nordestina que assim como a metrópole atraem milhares de pessoas terra”, disse Jânio Rêgo.
Para o prefeito Tarcízio Pimenta que prestigiou o espaço no início da noite desta sexta-feira, 18, o evento tem uma importância muito grande para a cultura do município. O prefeito disse que Feira possui muitos equipamentosm exemplificado o Museu Casa do Sertão, Centro de Cultura Maestro Miro e Centro de CulturaAmélio Amorim - aos quais "é preciso dar vida".
“Um evento como esse é uma forma de difusão da cultura, pois atraem pessoas a um universo tão grandioso como é a leitura. Nenhum país, estado ou município avança se não desenvolvê-la. Por isso, estou fazendo um projeto para investir recursos municipais para o incentivo da mesma”, disse
(Com infomações da Assessoria do Cuca/Uefs e da Secretaria de Comunicação Social)

Nenhum comentário: