Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Prêmio São Paulo de Literatura 2009 tem 217 inscritos

Maior prêmio de literatura em língua portuguesa, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, tem aumento de quase 50% entre os concorrentes

Um time eclético de escritores de língua portuguesa incluindo Milton Hatoum, Moacyr Scliar, Marcelo Rubens Paiva, Lourenço Mutarelli, Maitê Proença, Paulo Coelho, Patrícia Melo e até José Saramago concorrem ao Prêmio São Paulo de Literatura, que confere R$ 200 mil para o vencedor das categorias "Melhor Livro do Ano (2008)" e "Melhor Livro de Autor Estreante". No total foram 217 inscritos.
Os finalistas do maior prêmio literário do Brasil serão divulgados neste sábado, 30, na cidade de São Francisco Xavier, em São Paulo, durante o II Festival da Mantiqueira - Diálogos Com a Literatura. Até lá, o júri inicial do Prêmio, formado por professores universitários, escritores, livreiros, críticos literários e profissionais atuantes da área literária, vai percorrer atentamente as páginas dos 217 romances inscritos. O resultado final será anunciado no dia 3 de agosto.
"O prêmio contempla autores de língua portuguesa, não apenas os brasileiros. Também por isso conquistou tamanha importância em tão pouco tempo", afirma André Sturm, coordenador de Fomento e Difusão Cultural da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Além de terem sido escrito em português, os livros concorrentes devem ter tido a primeira edição feita no Brasil em 2008.
Premiados em 2008
Um dos livros mais comentados do ano passado, o do curitibano Cristóvão Tezza, venceu a primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura. A obra "O Filho Eterno" foi premiada na categoria "Melhor Livro do Ano (de 2007)". Tatiana Salem Levy, com "A Chave de Casa", venceu na categoria "Melhor Livro do Ano - Autor Estreante". Os dois autores participaram de bate-papos durante o II Festival da Mantiqueira - Diálogos Com a Literatura, na tenda principal. Tezza reencontra os finalistas Beatriz Bracher, Menalton Braff e Wilson Bueno no sábado, 30, às 11 horas, enquanto às 17 horas Tatiana estará ao lado dos estreantes Cecília Giannetti, Tiago Novaes, Wesley Peres e Eduardo Baszczyn.
(Com informações de Vanessa Guerreiro, da Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário: