Opção de transferência bancária para a Pessoa Física: Dimas Boaventura de Oliveira, Banco do Brasil, agência 4622-1, conta corrente 50.848-9

Clique na imagem

*

*
Clique na logo para ouvir

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard

Pré-venda no Orient CinePlace Boulevard
9 a 15 de maio - 14 - 17 - 20

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Oftalmologista feirense ganha prêmio internacional

A oftalmologista feirense Liliana Maria Alves Bastos Cruz (Foto: Divulgação), especialista no diagnóstico e tratamento de glaucoma, recebeu o Prêmio Allergan Latino Americano de Oftalmologia. A cerimônia de entrega da premiação foi realizada no dia 2 de maio, em Fort Lauderdale, Florida, nos Estados Unidos. O Prêmio Allergan visa incentivar a pesquisa na área oftalmológica, especialmente na prevenção da cegueira pelo glaucoma.
Uma comissão julgadora internacional, formada por especialistas da Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, avaliou trabalhos e pesquisas de profissionais de toda a América Latina que concorreram em duas categorias: Diagnóstico e Fatores de Risco. A médica feirense foi a vencedora do primeiro lugar na Categoria Diagnóstico, com o projeto “Habilidade de Ultrassonografia Ocular Com Sonda de 10 e 20 MHZ e dos Parâmetros Morfológicos do OCT e HRT no Diagnóstico de Escavação Papilar do Disco Óptico”.
A descoberta obtida com a pesquisa pode, a partir de agora, mudar o prognostico do tratamento para os pacientes onde o nervo óptico não podia ser examinado, oferecendo mais segurança para os médicos e garantia de melhores resultados principalmente nos procedimentos cirúrgicos. “Iniciei esse projeto porque existia na oftalmologia uma dificuldade em realizar o estadiamento do glaucoma, quando não se visualizava o nervo óptico, principalmente quando a doença era associada à catarata. Meu projeto consiste em oferecer um instrumento que torna a avaliação mais precisa, diminuindo os riscos durante o tratamento.”, explica Liliana Maria Cruz.
Ela atenta, ainda, para os riscos do glaucoma. “Trata-se de uma doença séria e silenciosa que pode levar à cegueira. Por isso é importante fazer o seu diagnóstico de forma correta e segura, e precocemente, para um maior sucesso do tratamento. Meu estudo apresenta uma alternativa confiável de se fazer o diagnóstico do glaucoma para os pacientes que tem catarata ou córnea opaca e necessitam de outros tratamentos associados. A idéia é contribuir não somente com a comunidade científica, mas também com o tratamento do glaucoma em todo mundo.”, destaca.
O primeiro lugar da categoria Fatores de Risco ficou com o argentino Fabian Lerner, da Universidade de Buenos Aires. A instituição onde Liliana desenvolveu a pesquisa, a Unifesp/EPM-SP, também foi premiada.
Conheça o Glaucoma
Nesta terça-feira, 26, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, uma doença causada pela lesão do nervo óptico. A elevada pressão ocular, ou a pressão interna do olho, é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, não existindo, contudo, uma relação causal direta entre um determinado valor da pressão intraocular e o aparecimento da doença — enquanto uma pessoa pode desenvolver dano no nervo com pressões relativamente baixas outra pode ter pressão intraocular elevada durante anos sem apresentar lesões. Se não for diagnosticada cedo e tratada de forma correta o glaucoma pode causar cegueira.
“Quanto mais precoce o diagnóstico do glaucoma, mais cedo será iniciado o tratamento e maiores serão as chances de se preservar a visão, já que as lesões causadas por ela são irreversíveis. Por isso é importante fazer o exame oftalmológico de rotina, onde a pressão intraocular é aferida.”, destaca Dra. Liliana. Após a primeira suspeita da doença, outros exames como tonometria de aplanação, fundo de olho, gonioscopia, campo visual, dentre outros são realizados para atestar o diagnóstico.
Atualmente o tratamento pode ser feito através de colírios, medicamentos orais, cirurgia a laser, cirurgias convencionais ou uma combinação desses métodos. O propósito do tratamento é impedir perda visual. Manter a pressão intraocular em níveis baixos, sob controle, é a chave para a prevenção da perda visual nos casos de glaucoma.
(Com informações de Beatriz Ferreira, da Notre Comunicação)

Nenhum comentário: